Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Inaugurado em 1986, o prédio onde funciona a sede do Citi no Brasil conquistou o LEED EB + OM e é a prova de que nem só edifícios mais novos podem se beneficiar com as mudanças promovidas pela certificação.

Localizado na Av. Paulista, coração financeiro da cidade de São Paulo, o edifício Citi Center foi projetado pelo renomado arquiteto Gian Carlo Gasperini e abriga a sede do Citi no Brasil. Inaugurado há 30 anos, o edifício de 20 andares e pouco mais de 40 mil m² de área passou recentemente por uma série de mudanças que lhe renderam a certificação LEED EB+OM na categoria Silver. O Citi Center é o primeiro edifício da avenida a recebê-la

Tais mudanças vinham de encontro aos anseios e políticas da empresa: modernizar sua sede brasileira, tornando-a mais eficiente e sustentável, além de melhor para os colaboradores e usuários do edifício. A consultoria para obtenção da certificação ficou a cargo do CTE (Centro Tecnológico de Edificações).

Wagner Oliveira, gerente de sustentabilidade do CTE, explica que “muitas alterações tiveram que ser realizadas para alcançar as melhores posições em operações sustentáveis. Sendo assim, o sistema de automação foi totalmente adaptado e atualizado para controlar suas novas tecnologias e preparado para futuras melhorias”.

Uma característica interessante do projeto foi o aproveitamento do espaço do terraço para a implantação de um telhado verde onde foram plantadas espécies nativas da Mata Atlântica. De acordo com o projeto, um dos principais objetivos da iniciativa foi “revitalizar e preservar o centro de concreto endurecido da cidade mais populosa da América Latina”.

Por estar localizado numa região com altos índices de água de superfície, foi instalado no local um sistema de bombeamento que mantém o subterrâneo do edifício seco, o que reduziu drasticamente o impacto que esse corpo d’água causava à construção. A água retirada é tratada e usada para demandas rotineiras do Citi Center como limpeza, por exemplo. Outra medida que buscou a economia de água foi a instalação de redutores nos banheiros, visando diminuir o fluxo de água e, consequentemente, economizando. As mudanças implementadas conseguiram reduzir em 30,84% o consumo de água no edifício.

A coleta seletiva foi implantada nas dependências do edifício visando o descarte correto de resíduos. Houve também um trabalho para que se encontrasse uma maneira correta de descartá-los: a equipe de manutenção do edifício deslocou alguns funcionários para analisar os resíduos e garantir que todo material que puder ser reciclado fosse encaminhado corretamente para as instalações de reciclagem. O edifício calcula que 47% dos resíduos gerados estão aptos a ser encaminhados à reciclagem, o que reduziu bastante a quantidade de dejetos enviados a aterros sanitários.

Por fim, com o intuito de reduzir a utilização de energia elétrica e melhorar a eficiência energética, a equipe de engenharia e operação realizou diversas atividades, como utilização de lâmpadas Led e conscientização quanto ao uso racional de energia. Além disso, como parte das exigências para a certificação LEED, uma auditoria energética Lv.2 de ASHRAE foi contratada e, a partir de seu trabalho, continuam sendo identificadas novas oportunidades de melhoria da eficiência energética. Os resultados já são sentidos: redução de 30% do consumo de energia se comparado a antes das mudanças para a certificação.

Todos os esforços já descritos fizeram com que o edifício conquistasse 4 pontos (dos 6 possíveis) no quesito “Inovação em Operação” do LEED. No total, foram 51 pontos alcançados, garantindo ao empreendimento a certificação LEED na categoria Silver em dezembro de 2016. “A certificação do Citi Center tem uma importância grande para nós, pois se trata de um prédio bastante complexo, o que exigiu tempo e muitas mudanças para a obtenção do LEED”
Wagner Oliveira, CTE

O Citi Center é o primeiro edifício do Citibank na America Latina a receber a certificação LEED EB+OM. “A conquista da certificação LEED EB+OM demonstra o compromisso do Citi em gerir os recursos de forma eficiente, reduzindo o impacto de suas operações”, explica Ricardo Avancini, responsável pela área de gestão patrimonial e engenharia do Citi Brasil. “Desde que foi inaugurado em 1987, o Citi Center é um dos edifícios mais icônicos, modernos e funcionais da Av. Paulista e estamos investindo constantemente nas melhores práticas em manutenção predial para manter essa condição”, completa.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*

%d blogueiros gostam disto: