Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

A Knauf AMF faz parte do Grupo Knauf, empresa alemã com atuação em diversos segmentos como o drywall e o isopor, por exemplo. A Knauf AMF é a empresa do grupo que foca especificamente em soluções para tratamento acústico de ambientes: forros modulares, revestimentos de paredes, ilhas acústicas, murais acústicos e baffles.

A organização atua no Brasil desde 2001 e possui um escritório em São Paulo para atender a rede de distribuidores em toda a América Latina. Os produtos da empresa são fabricados na Alemanha e na Áustria, o que garante a mesma qualidade a todos os clientes do mundo. Personalizáveis a cada projeto, as soluções da Knauf AMF adaptam-se a uma variedade de formas e cores de acordo com a orientação do projetista. Por todo esse cuidado e preocupação com o cliente, a Knauf AMF é líder nacional no segmento de forros acústicos.

Produtos e soluções

A Knauf AMF possui seis linhas de produtos dentro do segmento em que atua, todos passam por um rigoroso processo de controle de qualidade e possuem segurança contra fogo. São eles: AMF Ventatec (estruturas metálicas), AMF Mondena (painéis metálicos), AMF Thermatex (painéis minerais wetfelt), AMF Topiq (painéis de lã de rocha), Heradesign (painéis de fibra de madeira) e o novo AMF Tacet, forro acústico monolítico que será lançado em 2018.

AMF Ventatec: estruturas metálicas para forros modulares feitas com materiais de alta qualidade e precisão técnica, o que garante estabilidade, flexibilidade e segurança durante a montagem.

AMF Mondena: linha de forros metálicos da Knauf AMF, com diversos padrões de perfuração e ampla variedade de cores.

AMF Thermatex: consideradas o padrão internacional de qualidade, técnica e desempenho, as placas wetfelt (produzidas por modelagem úmida) aliam estética e função de modo ímpar. São feitas de lã mineral biossolúvel, perlita, argila e aglomerantes orgânicos.

AMF Topiq: são painéis fabricados a partir de lã de rocha e revestidos em ambas as faces por um véu acústico laminado. O produto é leve e resistente, pode ser pintado e garante o máximo em absorção sonora.

Heradesign: linha desenvolvida a partir de fibras de madeira de reflorestamento. Além de garantir alto desempenho em absorção sonora, também possui um design diferenciado e totalmente flexível que se adapta aos mais diversos projetos.

Investimentos em inovação e treinamento

Ambientes bem planejados acusticamente contam pontos para a certificação LEED

Um dos diferenciais da empresa é o investimento pesado feito em pesquisa, inovação e desenvolvimento, garantindo ao consumidor final que a tecnologia mais avançada sempre será aplicada aos produtos da marca. Isso faz com que a empresa esteja constantemente lançando novos produtos. Tais produtos atendem a dois pilares principais: o elemento estético (devem ser bonitos e harmônicos com o ambiente) e a função técnica (devem prezar a acústica, a segurança e a higiene). O atendimento a esses dois pilares ajuda a contribuir, e muito, com o conforto do ambiente em que os produtos da empresa são instalados. “Quanto pior a acústica do ambiente, pior o desempenho do funcionário, daí a necessidade de um despertar para a importância dos produtos de conforto acústico”, explica Fábio Teixeira, engenheiro civil e diretor da Knauf AMF no Brasil.

Há ainda outro fator que, além de contribuir para o conforto do ambiente, também ajuda a aumentar a eficiência energética: as placas de forro da empresa podem ter função de reflexão luminosa, o que deixa os ambientes mais claros e, consequentemente, diminui a necessidade do uso de energia.

“Os benefícios do uso do forro não estão apenas nas questões de conforto acústico e proteção contra fogo. Ele também é um revestimento que, a depender do projeto, pode auxiliar na economia de energia gasta com iluminação”
Fábio Teixeira,  diretor da Knauf AMF no Brasil

Fábio salienta ainda que, não só na Knauf AMF, mas como em todas as empresas do Grupo Knauf, a preocupação com sustentabilidade é levada a sério. “Todo o ciclo de produção é fechado, ou seja, todo resíduo gerado é reutilizado ou reutilizável”, explica. “Por exemplo, as placas de fibra mineral descartadas pelo controle de qualidade são convertidas em material aglomerante para a produção de novas placas minerais”, isso evita desperdício. Ainda falando da madeira usada nas placas Heradesign, é importante salientar que toda ela é proveniente de reflorestamento e é certificada FSC.

O fato de os produtos da empresa auxiliarem na eficiência da iluminação, aliado à preocupação com a sustentabilidade em toda a cadeia de produção podem auxiliar os empreendimentos a conquistar maior pontuação na certificação LEED e em outras certificações ambientais. “As contribuições vão desde a quantidade de material reciclável usado nos produtos até a capacidade de reflexão luminosa (em maior ou menor quantidade, a depender do projeto)”, ressalta Fábio. Alguns dos projetos certificados LEED que utilizam os produtos da Knauf AMF são: o Green Towers, em Brasília, certificado LEED Gold; o edifício Rochaverá Corporate Towers, em São Paulo, certificado LEED Gold; O WTorre Nações Unidas, também em São Paulo, certificado LEED Silver e o Ventura Corporate Towers (Torre Leste), no Rio de Janeiro, certificado LEED Gold.

A Knauf AMF investe em treinamento para empresas, instaladores e escritórios em todo o país. Em 2016, por exemplo, a empresa treinou 80 pessoas para torná-las aptas a trabalhar com os produtos da organização. Um dos diferenciais da Knauf AMF é se preocupar com toda a cadeia, (desde a produção de produtos, passando pela conscientização do público, distribuição, instalação, manutenção e consultoria). Para se ter uma ideia, a rede de distribuição dos produtos da empresa é a maior desse tipo no Brasil, o que faz com que todas as regiões do país tenham fácil acesso às soluções da Knauf AMF. Esse cuidado faz com que a empresa apresente crescimento na comercialização de forros acústicos ano a ano, apesar da crise financeira do país. Desde 2010, é líder nacional nesse segmento. “Uma empresa só vai fazer investimento em geração de demanda e em capacitação de mão de obra se tiver visão de longo prazo e compromisso com seu cliente, e é justamente o que a Knauf AMF tem”, finaliza Fábio Teixeira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*

%d blogueiros gostam disto: