Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Além de vencer como melhor edificação sustentável nas Américas, o edifício em Cuiabá foi também o mais votado entre todas as categorias, ganhando a premiação popular.

O Brasil foi muito bem representado em uma das maiores premiações internacionais para edifícios sustentáveis. Isso graças à vitória do Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS) em duas categorias no BREEAM Awards, concedido pelo Building Research Establishment, criador da mais antiga certificação do tipo no mundo.

centro sebrae de sustentabilidade
O Centro Sebrae de Sustentabilidade (Foto: Wander Lima)

Conforme o portal Going GREEN Brasil noticiou na semana passada, o edifício do Sebrae em Cuiabá (MT) voltado à disseminação de práticas sustentáveis concorria na categoria regional das Américas como Melhor Edificação Sustentável – Novas Construções em Uso. O projeto não somente saiu vencedor nessa disputa, vencendo outros cinco edifícios dos Estados Unidos, como ainda teve outra grata surpresa: ganhou também o YOUR BREEAM Award (Seu Prêmio BREEAM), como o concorrente que, entre todas categorias do prêmio, mas recebeu votos pela internet.

“O projeto atraiu 2 mil votos, com um dos comentários descrevendo o prédio como ‘sustentabilidade e engenharia em perfeita harmonia’”, observou o BRE em sua divulgação do prêmio. Diretor de relações internacionais do órgão certificador, Orivaldo Barros também elogiou o trabalho realizado no edifício: A atuação do Centro Sebrae de Sustentabilidade é singular, devido à sua atuação junto aos pequenos negócios, enquanto instituição que fomenta e promove educação para empresas e é referência no Brasil”.

Projeto

Projetado por José Afonso Botura Portocarrero, que, além de arquiteto e professor, é doutor em habitações indígenas brasileiras, o Centro Sebrae de Sustentabilidade tem como principal destaque sua ligação com a fauna e comunidade local. Em formato de ogiva, o edifício é inspirado nas próprias casas indígenas do Xingu. A construção aproveitou o terreno em declive, evitando terraplanagem, preservando a vegetação nativa e o reaproveitamento de resíduos.

O Centro, que visa reforçar a importância da sustentabilidade no cotidiano das microempresas atendidas pelo Sebrae, já recebeu mais de 70 mil visitantes desde 2011, segundo a instituição. Além da classificação Excelente recebida na certificação BREEAM, o prédio já conquistou também o selo Zero Energy, do Green Building Council (GBC), a certificação PROCEL Edifica Nível A e o prêmio COBEE, do Congresso Brasileiro de Eficiência Energética, entre outros reconhecimentos.

Veja a relação de todos os edifícios premiados no BREEAM Awards:

Projeto Comercial – Design: Edifício da Bloomberg em Londres, Inglaterra (leia aqui nosso relato sobre o prédio, que tem a maior pontuação na história do BREEAM;

Projeto Comercial – Pós-Construção: Four Pancras Square em Londres, Inglaterra;

Projeto Comercial – Em Uso: Forum Kayseri, em Kayseri, Turquia;

Projeto Público – Design: Tiger Way Primary School and Nursery, em Londres;

Projeto Público – Pós-Construção: GSK Centre for Sustainable Chemistry, em Nottingham, Inglaterra;

Projeto Público – Em Uso: Grønland 58, em Drammen, Noruega;

Casa – Design: HAUT, em Amsterdã, Holanda;

Casa – Pós-Construção: 126 Pavilion Road, em Londres, Inglaterra;

Prêmio Regional – Ásia: Metropolis Mansion, China;

Prêmio Regional – Américas: Centro Sebrae de Sustentabilidade, em Cuiabá;

Prêmio Regional – Europa Central e Leste Europeu: V.Offices Kraków, em Cracóvia, Polônia;

Prêmio Regional – Europa Ocidental: Edifício da Bloomberg em Londres e Prologis Park, em Dunstable, ambos na Inglaterra (vencedores em conjunto)

YOUR BREEAM Award (maior votação popular):  Centro Sebrae de Sustentabilidade, em Cuiabá.

Total
16
Shares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*

%d blogueiros gostam disto: