Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Programa vai dar assessoria na implementação de projetos de eficiência energética em três diferentes categorias; veja como se inscrever

Estão abertas até o dia 2 de abril as inscrições para a Chamada Pública Procel Edifica 2018. O programa vai selecionar, em três processos distintos, construtoras e incorporadoras; empresas de facilities e administradoras prediais; e empresas e instituições que tenham edificações horizontais, para realizar projetos de eficiência energética com a assessoria e consultoria dos especialistas da Eletrobras.

São três Termos de Referência, um para cada segmento do programa. No TR 4, destinado a construtoras e incorporadoras, os objetivos são “estimular a concepção de projetos eficientes, por meio do treinamento a equipes técnicas e certificação com Selo Procel Edificações de projetos demonstrativos reais, no território nacional; desenvolver a cultura para o projeto eficiente, de modo a criar um efeito de demonstração, que em médio prazo expanda a adoção de projetos eficientes no contexto nacional; e promover, direta e indiretamente, a etiquetagem e o Selo Procel de até 40 edificações”.

Já no projeto para empresas de facilities e administradoras (TR 5), a intenção é “promover, direta e indiretamente, a implantação de medidas de eficiê​ncia na operação de até 160 edificações”. Além de capacitar as equipes para realizar o Diagnóstico de Desempenho Energético Operacional de Edificações (DEO) e avaliação da perc​​epção de conforto do usuário, e desenvolver uma cultura empresarial que expanda esses princípios na gestão de edifícios.

Por fim, a chamada para empresas e instituições públicas ou privadas com edificações horizontalizadas visa indústrias, galpões e outros exemplos do tipo para gerar eficiência na gestão de geração distribuída de energia, com micro/miniusinas de geração de energia termossolar ou fotovoltaica. A Eletrobras considera como edificações horizontalizadas aquelas que possuam pelo menos 3.000 metros quadrados de cobertura; até 2 pavimentos não interconectados por grandes áreas de ventilação e iluminação compartilhadas; ou até 4 pavimentos com
grandes áreas de ventilação e iluminação compartilhadas (por exemplo, átrios).

Em todos os casos, há prazos a cumprir e contrapartidas que devem ser realizadas pelos beneficiários. O edital completo da chamada está disponível neste link.

Inscrições e prazos

Para realizar a inscrição, é necessário enviar um e-mail para cpedifica2018@eletrobras.com informando nome da empresa/instituição beneficiada; termo de referência em que pretende participar; nome do representante legal da empresa/instituição; e e-mail para contato. Em seguida, será informado ao interessado como preencher e enviar as documentações necessárias para a candidatura ao programa.

No dia 5 de abril, serão anunciadas as inscrições aceitas, e iniciado o período para interposição de recursos por parte daqueles que ficarem fora da lista, até dia 9. Posteriormente, será divulgada a pontuação e classificação dos interessados, até que, em 24 de abril, serão anunciados os participantes definitivos do Procel Edifica 2018.

Os detalhes dessas informações estão disponíveis no site oficial da chamada pública.

Total
2
Shares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*

%d blogueiros gostam disto: