Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Projeto pretende construir toda uma comunidade de casas de baixo custo dessa forma em El Salvador

Casas inteiras construídas em impressoras 3D em menos de 24 horas, a um custo de US$ 4 mil. É isso que está sendo planejado pela New Story, uma instituição sem fins lucrativos engajada na construção de residências de baixo custo para populações carentes. Com um histórico de 1,3 mil casas já construídas em países como Haiti e Bolívia, a organização se juntou à Icon, empresa que desenvolve tecnologias sustentáveis para a construção, em um projeto que promete criar uma comunidade inteira de residências deste modo inovador em El Salvador.

O primeiro protótipo da casa foi exibido recentemente na cidade estadunidense de Austin, no Texas, onde a Icon tem sua sede. Com área entre 55 e 75 metros quadrados, essas residências respeitam as normas do Código Internacional de Construção, sendo mais duráveis que as feitas de concreto tradicional/betão, segundo a New Story. O material utilizado é basicamente argamassa.

casa 3D
Casa impressa em menos de 24 horas a um custo acessível (Divulgação/New Story)

A ideia é resolver parte do problema do déficit habitacional que impera em países pobres. Para isso, o baixo custo das casas e a velocidade de sua construção serão fundamentais. A New Story coleta doações no mundo todo para financiar este projeto, como já realizou com outros, com casas construídas da maneira tradicional.

“Sentimos que é nossa responsabilidade desafiar métodos tradicionais e trabalhar rumo ao fim da situação dos sem-teto. Métodos lineares de construção nunca irão dar conta das bilhões de pessoas que precisam de casas mais seguras”, diz o CEO da New Story, Brett Hagler, destacando que são 1,3 bilhão de pessoas que vivem em favelas ou abrigos precários em todo o mundo, nas contas da organização.

Batizada O Vulcão, a impressora foi submetida a diversos testes nos últimos oito meses, afim de completar a preparação para imprimir uma casa inteira. Depois do teste bem-sucedido no Texas, ela será levada a El Salvador, e espera-se que em até 18 meses a produção das casas para a nova comunidade seja iniciada. Não foi divulgado uma meta de quantas residências serão produzidas.

casa 3D
Projeção de como se dará a impressão das casa sem El Salvador (Divulgação/New Story)

Os idealizadores garantem que a impressora tem condições de produzir em larga escala mesmo em condições difíceis. “Ela foi desenvolvida para funcionar sob restrições comuns em países como Haiti e El Salvador, onde a energia é imprevisível, água potável não é garantida e a assistência técnica é escassa”, cita a New Story. A geração de resíduos, eles garantem, é próxima de zero.

Mais informações sobre as casas e como fazer as doações estão disponíveis neste link. Veja abaixo mais fotos da casa:

 

Total
4
Shares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*

%d blogueiros gostam disto: