Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Missão técnico-empresarial vai capacitar 20 profissionais brasileiros e promover intercâmbios com empresas francesas de arquitetura e construção

Profissionais do mercado brasileiro da construção e arquitetura terão, no próximo mês, uma chance única de conhecer de perto o funcionamento de uma das principais certificações para edifícios sustentáveis do mundo. Em parceria com a Cerway, a Fundação Vanzolini irá levar uma delegação brasileira para a Missão Técnico-Empresarial AQUA-HQE Paris 2018, entre 19 e 26 de maio, na capital francesa.

A ideia é proporcionar uma verdadeira imersão nos princípios mais atualizados sobre sustentabilidade nas construções e planejamento urbano. Para isso, foi escolhida Paris, uma das principais referências internacionais nesses aspectos, e onde foi criada a certificação HQE (Haute Qualité Environnementale), adaptada para a realidade brasileira em 2008 pela Fundação Vanzolini sob a sigla AQUA-HQE, designando Alta Qualidade Ambiental. A entidade francesa Cerway, por sua vez, é uma das principais incentivadoras de iniciativas com o selo de qualidade HQE em todo o mundo.

A agenda da Missão inclui visitas técnicas guiadas a empreendimentos certificados HQE na capital francesa e região, de diferentes tipologias e padrões. Intercâmbios com escritórios de arquitetura e companhias de engenharia também estarão na programação.

Musée du Quai Branly
Musée du Quai Branly, em Paris, um dos edifícios com certificação HQE (Flickr/Mariano Mantel)

Também haverá uma visita ao Centre Scientifique et Technique du Bâtiment (Centro Científico e Técnico da Construção – CSTB). Trata-se do centro de pesquisas onde foi criada a certificação HQE, e onde será oferecida uma capacitação para tornar os membros da Missão profissionais Référent HQE. Ou seja, profissional acreditado para Planejamento e Realização dos padrões HQE no mundo todo.

“A Missão Técnico-Empresarial AQUA-HQE Paris 2018 tem o objetivo de proporcionar aos participantes uma experiência única sobre os mais avançados conceitos de construção sustentável na França. Além de abordar aspectos históricos e urbanísticos de Paris, como exemplo para o mundo em inovação e progresso social”, resume a Fundação Vamzolini em seu comunicado.

Logística

A Missão inclui passagens aéreas em classe econômica, hospedagem, traslado aeroporto/hotel/aeroporto e acompanhamento de arquiteto especialista durante todos os compromissos. Não estão incluídos, porém, taxa de embarque dos voos, almoços e jantares e despesas pessoais. Saída e chegada serão no aeroporto internacional de Guarulhos, em São Paulo.

O grupo previsto é de 20 participantes. Mais detalhes sobre a programação diária estão disponíveis neste link da Fundação Vanzolini. Já informações sobre reservas devem ser obtidas com a Arq Tours, da arquiteta Raquel Palhares, no e-mail raquel@arqtours.com.br.

Total
28
Shares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*

%d blogueiros gostam disto: