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Pavimentação de cor mais clara ajuda a reduzir a temperatura absorvida pelo asfalto. Moradores de LA sofrem com a formação das ilhas de calor na cidade.

A cidade de Los Angeles, na Califórnia (EUA), continua a sua luta contra o fenômeno chamado de ilhas de calor urbanas. Desde o ano passado, os moradores sofrem com o aumento de temperatura e calor incessante. Em meados de maio de 2017, o Los Angeles Bureau of Street Services – departamento responsável por fiscalizar a infraestrutura e as obras da cidade em prol do desenvolvimento sustentável – começou a testar novas soluções, como os pavimentos frescos (cool pavement, em inglês), a fim de amenizar as altas temperaturas.

Na ocasião, o projeto piloto cobriu uma rua em todos os 15 distritos que fazem parte do conselho de Los Angeles com um revestimento de cor branca, reflexivo aos raios solares e que diminui a retenção do calor que fica sobre o asfalto. A pavimentação de cor escura absorve uma quantidade grande de luz solar, entre 80% e 95%, o que faz com que a sensação térmica fique elevada. Por sua vez, o revestimento claro abaixa a temperatura do solo em até 9°C justamente por refletir os raios solares e não absorver tanto calor.

Pavimentação branca ajuda a diminuir a alta sensação térmica
Foto: City of Los Angeles Department of Public Works Bureau of Street Services via deMilked.

Ilhas de calor

Segundo a Agência de Proteção Ambiental, ilhas de calor são lugares onde elementos da natureza – terra e a vegetação – são substituídos por uma grande infraestrutura urbana – edifícios, indústrias e milhares de quilômetros de asfalto – e, devido a isso, tornam a região mais densa e quente. A combinação de cimento, asfalto, telhados escuros e, por muitas vezes, escassez de áreas verdes contribuem para deixar um ambiente mais seco e menos permeável.

Agora, Los Angeles – além de outras cidades e, até mesmo, países que observaram esta nova tendência no comportamento ambiental – planejam implantar telhados e pavimentos mais reflexivos para reduzir as altas temperaturas decorrentes dos efeitos das ilhas de calor. Graças aos testes feitos em 2017, a cidade possui estratégias melhores para poder trabalhar em uma resolução mais eficiente para este problema.

Avaliação ainda em andamento

Por mais que os resultados se mostrem positivos, as autoridades de Los Angeles ainda avaliam os custos de elaboração e instalação do revestimento reflexivo. Para o primeiro momento, a empresa GuardTop, com base na Califórnia,  é a responsável por fabricar a cobertura para asfalto que está sendo utilizada.

O CoolSeal – produto desenvolvido originalmente para a indústria de defesa dos Estados Unidos – tem um valor de US$ 40 mil por 1,6 km de asfalto e dura uma média de sete anos.

Fonte: Daily Mail

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