Empreendimento residencial está em processo de certificação AQUA-HQE, a fim de garantir uma alta qualidade ambiental e socioeconômica.

Edifício busca certificação AQUA-HQE
Foto: Divulgação/Tarjab.

A Tarjab Incorporadora investe novamente na cidade de Campinas, no interior de São Paulo. Previsto para junho deste ano, o IND Cambuí já é considerado como um dos empreendimentos residenciais com melhor infraestrutura da região. E, claro, a sustentabilidade é um ponto abordado no novo edifício.

O IND Cambuí tem como diferencial a certificação AQUA-HQE. De acordo com ela, o projeto deverá garantir o menor impacto ambiental durante toda a obra e atender todos os índices de desempenho das 14 categorias exigidas pelo selo. Sua aplicação permite a redução do consumo de água, de energia, CO2 e matérias-primas, aumentando a qualidade de vida dos usuários e o desenvolvimento socioeconômico e ambiental da região.

“O empreendimento possui um perfil de qualidade ambiental que define metas para atendimento dos requisitos, entre eles, gestão de resíduos, desempenho acústico, desempenho térmico e conforto visual, canteiro de obras, entre outros. Cada uma das categorias com metas diferentes, entre base, boas práticas ou melhores práticas”, diz Sérgio Domingues, diretor-técnico da Tarjab.

Para que um edifício consiga atender as exigências e, assim, ser certificado AQUA-HQE, ele deve alcançar, no mínimo, um perfil de desempenho em três categorias no nível Melhores Práticas, quatro categorias no nível Boas Práticas e sete no nível Base. “No IND Cambuí, atenderemos nível Melhores Práticas nos critérios térmicos, canteiro de obras, manutenção e edifício e seu entorno”, afirma Sérgio.

Benefícios para todos

Atualmente, a Região Metropolitana de Campinas é a segunda maior do Estado de São Paulo em população, com mais de 3,1 milhões de habitantes, de acordo com estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Além disso, ela possui o segundo maior PIB do Estado paulista (cerca de R$142 bilhões), atrás apenas da capital.

Tais números representam uma demanda significativa para o setor imobiliário de Campinas, o que deve atrair um público alinhado com o que o novo empreendimento da Tarjab pode oferecer. Hoje em dia, com a crescente discussão sobre práticas sustentáveis em praticamente todos os segmentos de economia, a conquista da certificação AQUA-HQE – assim como outras no mercado – é um ótimo impulsionador para a imagem e, consequentemente, para o seu valor comercial.

A sustentabilidade também oferece benefícios econômicos e de qualidade de vida para os moradores do condomínio residencial. “O programa de certificação apresenta redução na gestão dos recursos naturais, como uma gestão de água mais eficiente e menor necessidade de manutenção predial. Isso reflete no usuário final como economia em condomínio, por exemplo”, explica o diretor-técnico da Tarjab. Segundo Sérgio, sem dúvida nenhuma, a gestão dos recursos oferece um maior conforto para os moradores.

Total
1
Shares

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: