Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Nos dias 20 e 21 de junho, em Brasília (DF), ANEEL realiza seminário para reunir diversos agentes para discutir os aspectos atuais e as soluções para aprimoramento do mercado.

ANEEL promove seminário no mês de junho
Foto: pxhere
Entre 5 e 8 de junho, publicamos uma série de reportagens especiais sobre os rumos e desafios do mercado de Energia Solar no Brasil. Clique aqui para ver os conteúdos publicados e ajude a promover esta que é uma das principais fontes de energia renovável do nosso planeta. 

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) realizará neste mês de junho o Seminário Internacional de Micro e Minigeração Distribuída. O evento acontece em Brasília (DF) nos dias 20 e 21. O objetivo é reunir diversos agentes do setor elétrico para discutir os aspectos da regulamentação que carecem de aprimoramento e as soluções adotadas mundialmente para mecanismos de compensação de energia.

O Sistema de Compensação foi criado pela Resolução Normativa ANEEL nº 482/2012, permitindo que consumidores instalem sua própria geração e obtenham abatimento nas contas de energia elétrica. Segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica, as regras atuais têm permitido uma evolução constante da quantidade de micro e minigeradores e, somente em 2017, o número de sistemas instalados aumentou em 167%, passando de 8 mil para mais de 21 mil. O total da potência instalada representa atualmente cerca de 330 MW, superando as projeções realizadas pela ANEEL.

O aprimoramento da REN nº 482/2012 está previsto na Agenda Regulatória 2018-2019 e a ANEEL está iniciando, já neste primeiro semestre de 2018, os estudos e as discussões sobre a matéria, com participação ativa da sociedade. Além da abertura de uma Consulta Pública, a Agência promoverá o seminário com a presença de distribuidoras, consumidores, associações, empresas de integração de micro e minigeração, fabricantes de equipamentos e academia. O objetivo do evento é debater formas de adequação da regulamentação vigente e identificar eventuais barreiras à geração de pequeno porte conectada na distribuição, com foco na sustentabilidade do modelo de desenvolvimento da micro e minigeração distribuída.

Programação do seminário

Entre os nomes confirmados no evento, estão Rodrigo Sauaia – presidente executivo da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) – e Nelson Leite – presidente da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia (Abradee) –, entre outros renomados agentes do setor.

As mesas de discussão vão tratar assuntos como pagamento pelo uso da rede, barreiras e impactos, dados e pesquisas referentes à energia distribuída e modelos de negócio na REN 482. Confira programação completa clicando aqui.

As inscrições para Seminário Internacional de Micro e Minigeração Distribuída já estão encerradas, no entanto, o interessado poderá acompanhar transmissão ao vivo no portal da ANEEL. Posteriormente, os vídeos e as apresentações serão disponibilizados para consulta on-line do mercado.

Fonte: ANEEL.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*

%d blogueiros gostam disto: