Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Vídeo 360 graus em realidade virtual leva o espectador a realizar uma imersão nos oceanos. Objetivo é mostrar de perto como o lixo plástico descartado afeta diretamente o ecossistema dos mares.

Lixo plástico é uma grande ameaça a vida nos oceanos
Foto: pxhere

O Dia Mundial do Meio Ambiente – instituído e comemorado pela Organização das Nações Unidas (ONU) no dia 5 de junho – trouxe como principal tema este ano a poluição plástica nos oceanos. Em meio à semana de conscientização sobre a responsabilidade de proteger o meio ambiente e os recursos naturais, a General Motors do Brasil e a Sustainable Workplaces produziram uma campanha para alertar sobre o assunto.

O filme, produzido pela agência Casa Mais 360, convida as pessoas a realizarem uma imersão – em realidade virtual – nos oceanos. O objetivo é mostrar de perto como o lixo plástico produzido afeta diretamente a sobrevivência dos peixes e o equilíbrio da cadeia alimentar.

Segundo Fábio Costa, especialista em realidade Virtual, a tecnologia é importantíssima para manter a conexão do ser humano com a natureza, especialmente para quem vive nas grandes cidades. Com a aproximação que a ferramenta traz, o impacto na sociedade é maior e, dessa forma, pode-se mostrar quão grave é a situação que o meio ambiente enfrenta. “Colocar as pessoas em contato com a natureza é fundamental para tocar na consciência de todos sobre como precisamos preservar o nosso planeta. O distanciamento do problema faz com que tenhamos menos consciência”, afirma.

As ativações em realidade virtual foram realizadas presencialmente por cerca de 2 mil colaboradores da GM, nas fábricas de Indaiatuba e Sorocaba. O vídeo em 360 graus está disponível no YouTube para todo o público.

Para ter uma melhor experiência, é recomendada a visualização com óculos de realidade virtual. No entanto, é possível ver a campanha sem o equipamento. Assista ao vídeo abaixo.

“Acabe com a Poluição Plástica”

Segundo a ONU, a poluição plástica é um dos maiores desafios ambientais do nosso tempo. As estatísticas vêm mostrando que, se continuar no ritmo atual, até 2050 os oceanos estarão tomados por lixo plástico.

Todos os anos, cerca de 8 a 13 milhões de toneladas de plástico entram nos oceanos. Ainda de acordo com números divulgados globalmente pela ONU, de 500 bilhões a 1 trilhão de sacolas plásticas são usadas a cada ano; e 1 milhão de garrafas plásticas são compradas a cada minuto.

Apesar do crescente aumento de reciclagem e reúso de materiais como plástico, outro dado da ONU ainda mostra que 50% dos plásticos consumidos são usados uma única vez, graças ao descarte incorreto do material.

Desta forma, durante o Dia Mundial do Meio Ambiente, mais de 100 países se uniram em volta do combate à poluição plástica a fim de amenizar e reverter esta situação. “Precisamos encontrar soluções melhores e mais rápidas do que nunca. Desistir não é uma opção para nós. Agora é a hora de agir juntos — independentemente da nossa idade — pelo bem do nosso planeta”, alertou Erik Solheim, diretor-executivo da ONU Meio Ambiente.

Total
13
Shares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*

%d blogueiros gostam disto: