Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Encontro de Diretores & Gestores da Construção debateu como a transformação digital tem possibilitado um novo comportamento do público e do mercado.

Encontro debateu transformação digital na construção civil
Foto: Paulo Barbuto

No último dia 27 de junho, 262 profissionais da cadeia produtiva da construção civil se reuniram para refletir sobre as novas visões e oportunidades para o setor durante o 13º Encontro de Diretores & Gestores da Construção, que ocorreu em São Paulo (SP).

Nove palestrantes abordaram as futuras transformações e apontaram como respondem e atuam, no presente, de um modo diferente e inovam em suas áreas de atuação. Os debates estavam alinhados à transformação digital que tem acelerado mudanças de comportamento e demandado novas exigências da sociedade e do mercado de construção, além de trazer questões sobre a sustentabilidade e o impacto ambiental.

O primeiro painel apontou em direção ao cenário digital atual, os impactos das novas tecnologias em nossas atitudes e como é possível atuar hoje prevendo as conexões futuras que estarão em evidência. O recado foi direto: o futuro é agora e as tecnologias estão disponíveis no mercado. “Estamos falando de um momento de oportunidade quando o assunto é transformação digital. A construção civil pode se apropriar de novas tecnologias para transformar seu negócio positivamente”, disse Roberto Prado, diretor de computação em nuvem da Microsoft Brasil.

Já o segundo painel abordou inovações que impactam materiais, projetos e cidades, levando em conta tanto o uso de novas tecnologias como os conceitos de sustentabilidade para a transformação do ambiente construído. “Tivemos um dia de muita troca de informações e tecnologias sobre o novo momento da construção, as necessidades do público e o que há de mais moderno na tecnologia tanto digital quanto na aplicação prática destes conceitos. O mundo digital e a importância disso na nossa estratégia e ações é o que vai fazer diferença no futuro das construções no Brasil e no mundo”, disse Marcos de Vasconcelos Novaes, fundador e diretor-presidente da Novaes Engenharia – um dos palestrantes da ocasião.

Por fim, o terceiro painel trouxe essencialmente um novo olhar sobre gestão empresarial, apresentando novas formas de incorporar, construir, gerir e desenvolver novos modelos de negócios, explorando diferentes nichos de mercado e identificando oportunidades que possam atender tanto às necessidades sociais como de usuários de forma customizada e diferenciada. Para o palestrante Luiz Augusto Contier, CEO da Contier Arquitetura, é preciso aproveitar o atual momento para realizar uma retomada e requalificação do setor. “Esse é o momento da tecnologia ser instrumento da nossa requalificação e posição frente ao mundo. A engenharia e arquitetura brasileira se comunicam hoje de maneira global”, afirmou.

O evento foi realizado pelo EnRedes – núcleo de competência do Centro de Tecnologia de Edificações (CTE), empresa de consultoria e gerenciamento para o setor de construção. As palestras estão disponíveis para download neste link.

Fonte: EnRedes.

Total
1
Shares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*

%d blogueiros gostam disto: