Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Em parceria com a Construtora Civil, Prefeitura de Salvador lança chamada temática Cidade Sustentável. Empreendedores interessados devem propor soluções sustentáveis para diversos temas que tenham a capital da Bahia como área de concepção.

Vista de Salvador, capital da Bahia
Foto: pxhere

A Prefeitura de Salvador lançou, no dia 09 de julho, a chamada temática Cidade Sustentável, a terceira do Edital de Inovação para a Indústria. Os projetos inscritos devem propor soluções para os desafios urbanos na área de sustentabilidade, atendendo ao objetivo de tornar a capital da Bahia uma das cidades com maior referência no tema.

Esta é a oportunidade de empreendedores mostrarem seus projetos inovadores em prol do desenvolvimento sustentável. Podem participar da chamada micro e pequenas empresas, startups e microempreendedores individuais (MEI). Serão selecionadas até 10 equipes para desenvolver os projetos, sendo que cada uma das aprovadas poderá receber financiamento de até R$ 150 mil. Vale destacar que, deste total, R$ 50 mil devem ser destinados para bolsas de estudo aos profissionais e o restante para a execução do planejamento.

As propostas elaboradas pelos interessados devem atender os seguintes temas:

  • Monitoramento e licenciamento ambiental;
  • Urbanismo integrado – promovendo o melhor aproveitamento dos espaços públicos e o aumento de áreas verdes;
  • Saneamento ambiental – soluções pra esgotamento sanitário, otimização dos recursos hídricos e reciclagem e reaproveitamento de resíduos sólidos;
  • Construções sustentáveis – visando minimizar os impactos ambientais e promover a economia de recursos naturais, bem como a melhoria da qualidade de vida dos ocupantes dos edifícios;
  • Energias renováveis;
  • Mobilidade urbana.

Durante o processo de desenvolvimento das ideias selecionadas, os grupos terão a chance de realizar provas de conceito, passando pelas etapas de validação, prototipação e testes em ambientes relevantes tendo a cidade de Salvador como área de concepção e a parceria estratégica da Construtora Civil. Os projetos podem ter duração máxima de 12 meses.

As inscrições vão até 12 de agosto e o resultado será divulgado no dia 31 do mesmo mês. A iniciativa é promovida pela Prefeitura de Salvador – por meio da Secretaria da Cidade Sustentável e Inovação (SECIS) –, em parceria com o Sebrae, Senai Cimatec e a Construtora Civil.

Para participar, siga as instruções disponíveis na plataforma http://bit.ly/editalcidadesustentavel.

Prefeitura de Salvador lança chamada temática em parceria com a Construtora Civil
Edital Cidade Sustentável irá selecionar 10 projetos inovadores

Em andamento

Duas chamadas temáticas já foram lançadas pela Prefeitura: Cidade Inteligente e Cidade Resiliente. Juntas, as duas tiveram 95 propostas inscritas. Atualmente, nove startups participam da etapa de prototipação da primeira chamada, enquanto há cinco equipes desenvolvendo projetos para a segunda.

Edital de Inovação para a Indústria

O Edital de Inovação para a Indústria é uma iniciativa do Senai, Sebrae e Sesi. O objetivo é financiar o desenvolvimento de soluções inovadoras para a indústria brasileira. Nesta edição, os interessados podem se inscrever em cinco categorias:

A. Inovação Tecnológica para Grandes e Médias Empresas;

B. Inovação Tecnológica para Micro e Pequenas Empresas (MPE), Micro Empreendedor Individual (MEI) e Startups de Base Tecnológica;

C. Empreendedorismo Industrial – Grandes empresas e Startups;

D. Inovação em Segurança e Saúde no Trabalho (SST) e Promoção da Saúde (PS);

E. Inovação Setorial em Segurança e Saúde no Trabalho (SST) e Promoção da Saúde (PS).

Na categoria Empreendedorismo Industrial – Grandes empresas e Startups – onde está situado a chamada temática da Prefeitura de Salvador –, empresas consolidadas no mercado, denominadas instituição-âncora, podem apresentar desafios a serem solucionados por empreendedores.

Além da chamada da Prefeitura, há outras duas na mesma categoria: Chamada Petrobras Distribuidora – que irá selecionar startups que desenvolvem tecnologias digitais para mobilidade e sustentabilidade – e Chamada Startups Connected (AHK), da Câmara Brasil-Alemanha – que dará apoio financeiro e infraestrutura tecnológica para o desenvolvimento das soluções propostas.

Saiba mais sobre o edital completo neste link.

Fonte: Prefeitura de Salvador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*

%d blogueiros gostam disto: