Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Tecnologia utiliza posicionamento GPS em equipamentos de linha amarela para aumentar precisão do trabalho e garantir 25% a mais de produtividade. Ela também contribui para a redução do consumo de combustível das máquinas.

Solução usada em equipamentos de linha amarela aumenta produtividade na obra
Foto: pxhere

Pensando em uma forma de garantir resultados mais assertivos, a companhia norte-americana Trimble – produtora de soluções de alta tecnologia para máquinas – apresentou uma novidade ao mercado de equipamentos de linha amarela. Trata-se do Trimble Earthworks, projetado para melhorar o gerenciamento do trabalho e, com isso, eliminar o tempo de inatividade. A solução será distribuída no mundo inteiro – incluindo no Brasil – pela Sitech, companhia do Grupo Sotreq especializada na distribuição mundial de produtos de tecnologia.

São chamados de equipamento de linha amarela aqueles que atuam com movimentação de terra – como escavadeiras e retro-escavadeiras, carregadeiras, compressores, gruas, guindastes e plataformas aéreas. Um dos grandes desafios das empresas que trabalham com este tipo de equipamento é melhorar o desempenho e elevar o nível de precisão nas obras. Por este motivo, a implantação do GPS é um dos grandes avanços para a realização de trabalhos ainda mais precisos.

O Trimble Earthworks é uma ferramenta georreferenciada, que fica acoplada nos equipamentos de linha amarela e – por meio do posicionamento GPS – consegue posicionar a escavação de forma mais exata, garantindo que ela seja realizada conforme o projeto. Vale destacar que o trabalho é feito em 3D, também inserido na máquina, já que guia o implemento da máquina para o que precisa ser feito.

“O produto é instalado dentro da cabine, viabilizando que a operação seja feita por meio do tablet, o que deixa a escavadeira semiautônoma. Diante disso, é possível diminuir a ineficiência e reduzir problemas de precisão durante qualquer trabalho de escavação”, descreve Marx Gutierrez, gerente de negócios da Sitech.

Aumento de eficiência

O Trimble Earthworks permite uma operação mais rápida e otimizada, já que aumenta em 25% a produtividade do trabalho e garante a economia de tempo e combustível. Outro benefício é retirar a necessidade de pessoas responsáveis pela medição da escavação próximas da obra, uma vez que o sistema calcula a profundidade e inclinação corretas e informa quando a mesma é alcançada. Com isso, além de reduzir o retrabalho, aumenta a segurança dos profissionais envolvidos na obra. Segundo Gutierreze, o produto pode vir instalado de fábrica ou ser acrescentado em modelos antigos dos equipamentos de linha amarela e até de diferentes marcas.

De acordo o gerente da Sitech, as máquinas recebem sensores que captam as movimentações do equipamento, duas antenas GPS que são colocadas na parte traseira e um tablet que fica dentro da cabine e tem, ainda, uma estação base GPS que pode ser conectada via sinal de rádio UHF ou de celular. “Para aumentar a precisão, é necessário ter uma base receptora GPS que é estabelecida em um ponto pré-determinado e o rádio faz a transmissão dos dados para o equipamento”, informa.

O executivo ainda comenta que a instalação é feita pelos profissionais da empresa, bem como um treinamento para que os operadores estejam aptos para trabalhar com a nova ferramenta.

Total
1
Shares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*

%d blogueiros gostam disto: