Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Cada vez mais consumidores estão em busca de produtos e soluções que estejam sensibilizados com os desafios ambientais e sociais do mundo. 

Consumo responsável: um desafio para todos
Foto: pxhere

Artigo de Guadalupe Marín, gerente de Sustentabilidade do Mercado Livre Argentina.

De acordo com as projeções das Nações Unidas, até 2050 a Terra será habitada por mais de 9 bilhões de pessoas. Se não houver mudanças nos padrões de consumo, dizem os especialistas, precisaremos de dois a três planetas para que todos possam viver com dignidade, com níveis de água, energia e alimentos suficientes. Por isso, a própria ONU incorpora – entre seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – o objetivo de incentivar “padrões sustentáveis ​​de consumo e produção”. Não há margem: temos apenas um planeta. O desafio, então, é aprender a consumir melhor.

É nesse contexto que o conceito de consumo responsável – ou consumo consciente – ganha força. Incentivado por cidadãos cada vez mais informados e sensibilizados pelos desafios ambientais e sociais que o mundo enfrenta, esse consumo precisa dos empreendedores da economia sustentável. Especificamente: empreendedores que incorporam insumos e processos mais limpos, com menos consumo de água e emissão de carbono, promovendo os “3Rs” (reduzir, reutilizar e reciclar), que criam oportunidades em regiões com baixa oferta de trabalho e contribuem para reduzir a pobreza, entre outras coisas.

Guadalupe Marín, gerente de Sustentabilidade do Mercado Livre Argentina

As empresas são peças-chave nesse cenário de mudança, e temos a oportunidade de acompanhar esse novo ecossistema de empreendedores que cresce de forma constante, no Brasil e em toda a América Latina. Iniciativas como a Eco Friday proporcionam maior visibilidade com uma campanha especial que estimula o consumo responsável.

O treinamento no uso de ferramentas de e-commerce para organizações, como as que fazem parte do Sistema B, também é essencial para os seus negócios decolarem. Acreditamos que, aproveitando o poder do mercado, esses empreendedores podem continuar conquistando espaço como agentes de mudança e impulsionando a transição para uma nova economia.

Reconhecer a importância dos empreendedores de triplo impacto também é entender que há uma geração que estabelece novos padrões de consumo. De acordo com um relatório elaborado pela McKinsey este ano, 60% dos millennials no mundo todo estão dispostos a gastar mais dinheiro em marcas sustentáveis. Os millennials analisam os produtos, se envolvem com suas histórias e estão dispostos a pagar um pouco mais, se tiverem a certeza de que os produtos foram elaborados criando valor social e ambiental. As empresas, nesse contexto, têm o grande desafio de entender essas mudanças e incentivar o desenvolvimento de uma nova cultura de consumo.

Eco Friday

Pelo terceiro ano consecutivo, o Mercado Livre apresenta uma nova edição da Eco Friday, uma iniciativa que busca promover o consumo responsável. Mais de 20 mil produtos sustentáveis ​​podem ser encontrados com descontos de 20 a 27 de julho neste link e no aplicativo do Mercado Livre.

Total
4
Shares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*

%d blogueiros gostam disto: