Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Temas divulgados pela Cervejaria Ambev vão desde o futuro da produção de cerveja até soluções voltadas para a preservação de recursos naturais e redução de impacto ambiental.

A Cervejaria Ambev lançou os 10 desafios de sua aceleradora de soluções ambientais, que irão impulsionar ao menos 20 projetos ambientais no Brasil. O objetivo é encontrar ideias inovadoras e disruptivas que possam ajudar no desenvolvimento sustentável, solucionando alguns problemas ambientais que a sociedade enfrenta hoje em dia.

Os temas definidos vão desde emissão de carbono, uso consciente de recursos naturais – como a água –, agricultura sustentável, embalagem circular e o futuro da produção de cerveja. Os tópicos foram escolhidos globalmente pelo grupo AB Inbev junto a especialistas de todo o mundo. Vale dizer que o projeto conta com o apoio institucional do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU).

“Além de produzir cerveja, queremos construir um legado sustentável para os próximos 100 anos e mais. Com a nossa aceleradora, vamos impulsionar ideias empreendedoras que garantam impactos positivos ao meio ambiente e às comunidades em que atuamos. E, nesse projeto, a parceria com o Pacto Global é muito importante para estarmos alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU”, comenta Rodrigo Figueiredo, vice-presidente de Sustentabilidade e Suprimentos da Cervejaria Ambev.

Para impulsionar o alcance da aceleradora entre empreendedores comprometidos com o meio ambiente e contribuir com treinamento e mentoria dos selecionados, a parceria prevê a participação do Pacto Global em algumas etapas do processo, como a avaliação dos projetos inscritos e o desenvolvimento de conteúdos para os treinamentos dos participantes. “Acreditamos no poder transformador das startups para enfrentar os principais desafios da sociedade e alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Neste âmbito, a aceleradora da Cervejaria Ambev representa uma oportunidade de ampliar este envolvimento e está totalmente alinhada à nossa missão, de inserir a sustentabilidade dentro da estratégia de negócios das organizações”, disse Carlo Pereira, secretário-executivo da Rede Brasil do Pacto Global.

Sobre o projeto

Globalmente, serão selecionados entre 20 e 25 grupos de empreendedores para receber treinamento e mentoria na aceleradora da AB Inbev.

Ao final, o grande vencedor terá a chance de fechar um contrato com a empresa e apresentar sua ideia a fundos globais de investimento de alto impacto.

No Brasil, ao menos 20 projetos que não seguirem para a etapa global serão escolhidos para participar de um programa de aceleração local com a liderança da Cervejaria Ambev e Pacto Global da ONU. Além disso, poderão apresentar seus projetos para investidores locais, contribuindo com a extensão dos projetos por meio da assinatura de contratos.

A aceleradora faz parte da Plataforma 100+, lançada recentemente pela Cervejaria Ambev e que reúne ações de impacto positivo para construir um legado sustentável para a sociedade e o meio ambiente pelos próximos 100 anos e mais.

Recentemente, a companhia anunciou suas metas ambientais para serem atingidas até 2025, alinhadas aos desafios lançados no programa. O investimento em projetos ambientais já ultrapassou o valor de R$ 1 bilhão. Empreendedores, startups e acadêmicos interessados têm até o dia 14 de setembro para escolher um dos desafios e inscrever suas propostas por meio do site www.aceleradoraambev.com.br.

Confira a lista completa de desafios

  1. Every Single Drop Challenge (Desafio “Cada Gota Conta”)

A ONU descreve a falta de água como um dos maiores problemas a serem encarados por muitas sociedades e pelo mundo no século XXI. Como podemos garantir a conservação das bacias hidrográficas, melhorar o acesso à água e reduzir o seu desperdício?

  1. Smart Agriculture Challenge (Desafio de Agricultura Sustentável)

A agronomia está avançando rapidamente, trazendo melhores rendimentos das colheitas e, com isso, impactando significativamente as economias ao redor do mundo. Porém, nem todos os produtores possuem acesso aos avanços tecnológicos disponíveis na área. Como podemos disseminar o acesso a essas tecnologias? Como podemos prevenir que doenças e pestes ataquem as colheitas? Como podemos usar a tecnologia para garantir que não haja desperdícios na triagem de malte de cevada?

  1. Close the Loop Challenge (Desafio Feche o Ciclo)

O futuro dependerá de uma economia circular para que se possa criar valor para todos de forma sustentável e de longo prazo. Quais alternativas mais ecológicas podem existir para embalagens? Como podemos garantir que a coleta e reciclagem de lixo sejam mais eficientes nas economias em desenvolvimento?

  1. The Future of Brewing Challenge (O Futuro da Produção de Cerveja)

Acreditamos que, com novas tecnologias e inovações, o futuro da produção de cerveja será bem distinto do atual. Como podemos usar a tecnologia em diversos estágios do processo de produção de cerveja para melhorar a eficiência e reduzir o desperdício?

  1. Carbon Action Challenge (Desafio de Combate ao Carbono)

As companhias que criam os produtos que utilizamos todos os dias podem ser mais proativas na redução de suas emissões de gases do efeito estufa. Quais são as últimas soluções de energia renovável para agricultores? Como podemos usar a tecnologia para monitorar a energia e crescer a eficiência? Quais são as soluções de vanguarda para reduzir a presença de carbono na atmosfera?

  1. Safer & Greener Logistics Challenge (Desafio de Logística Mais Segura e Mais Ecológica)

O setor de transporte é um dos mais contribui para a emissão de gases do efeito estufa, em especial em função da queima de combustíveis fósseis. Como uma logística eficiente, segura e inteligente pode reduzir a pegada de carbono da cadeia de suprimento?

  1. Responsible Sourcing Challenge (Desafio de Sourcing Responsável)

Sem exceção, aderir a rígidos padrões éticos é a coisa certa a se fazer para garantir um mundo melhor e mais seguro. Como podemos aumentar a transparência dentro das nossas complexas cadeias de suprimento? Quais soluções escaláveis podem melhorar as práticas vigentes de sourcing responsável?

  1. Empowering Small Business (Empoderar Pequenos Negócios)

Todos os anos, a AB InBev trabalha com milhares de pequenos empresários ao longo de toda nossa cadeia de suprimentos. Como podemos disseminar conhecimento e transferir tecnologia ao redor de nossas cadeias de suprimento? Como podemos promover maior produtividade a esses parceiros por meio de inclusão digital e financeira?

  1. Waste To Wellbeing (Lixo ao Bem-Estar)

O fornecimento atual de alimentos e a maneira como os consumimos hoje em dia não é sustentável globalmente. Os milhões de toneladas de coprodutos dos grãos e cevadas do nosso processo produtivo podem ser utilizadas para alimentar aqueles que precisam?

  1. All Hands Challenge (Desafio Todos Juntos)

Cerca de 180 mil funcionários da AB Inbev estão prontos para fazer a diferença. Como tornar o ambiente de trabalho mais focado em reciclar, gastar menos água e viajar de maneira mais eficiente?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*

%d blogueiros gostam disto: