Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Entidade divulga material sobre o comportamento de produtos feitos com PVC que são aplicados na construção civil em situações de incêndio.  

A principal forma que conhecemos de PVC são os tubos
Tubos de PVC são ideais para conter incêndios. Foto: pxhere

O PVC (policloreto de vinila) é um material que tem aplicações diretas nos setores de construção civil e arquitetura,  onde é usado em grande escala – cerca de 70% da demanda do material é para estes mercados – e contribui de forma ativa para o desenvolvimento sustentável. Visando este aspecto, o Instituto Brasileiro do PVC lançou recentemente um guia completo sobre o comportamento de produtos feitos com o material em situações de altas temperaturas e incêndios.

De acordo com a publicação, os produtos têm a capacidade de não propagar o fogo após o início do incêndio, produz uma quantidade menor de fumaça e libera menos gases durante a combustão. A peça consegue reduzir os riscos de incêndio, uma vez que a sua estrutura molecular atua naturalmente como um material antichama. O que mais ajuda nesse sentido é a incorporação de aditivos que fazem retardar o calor propagado e melhoram suas características.

Outro fator favorável é o índice de calor liberado dos produtos, o qual é menor em comparação à maioria dos materiais inflamáveis e faz com que as chamas sejam extinguidas rapidamente. “É de fundamental importância que o mercado conheça as características e o comportamento do produto para melhor especificação e uso do PVC, trazendo competitividade e segurança aos projetos”, diz Miguel Bahiense, presidente do Instituto Brasileiro do PVC.

Além disso, os produtos de PVC possuem uma grande versatilidade de aplicações voltadas para construções civis, como tubos e conexões, coberturas, pisos e telhas. Vale ressaltar que o material é um item importante para alcançar o desempenho sustentável exigido por certificações verdes.

Acesse e baixe gratuitamente o material por meio deste link.

Instituto Brasileiro do PVC

Capa da cartilha feita pelo Instituto Brasileiro do PVC referente a incêndio
Instituto Brasileiro do PVC informa sobre a prevenção do material contra incêndio dentre outras finalidades. Fonte: http://pvc.org.br

O Instituto nasceu com a finalidade de promover conhecimento sobre o material, que possui várias utilidades para diversos setores da economia, além de ser uma mercadoria 100% sustentável, de fácil reúso e que ajuda no combate das chamas.

A entidade apresenta seus conhecimentos aos profissionais de arquitetura e engenharia, ampliando suas fronteiras e demonstrando as vantagens em edificações comerciais ou residenciais.

Entre os benefícios dos produtos feitos com PVC, podem-se destacar:

  • Social: atende de forma eficaz as necessidades básicas, como habitação, saneamento e saúde, por ser um produto que não traz riscos;
  • Benefícios ambientais: os produtos que são feitos com o material de PVC têm a função do saneamento básico, janelas e portas, permitindo isolamento térmico e acústico e gerando economia substancial de energia;
  • Eco balanço positivo: a principal matéria-prima na produção do material é o sal marinho, recurso natural inesgotável. Além disso, o PVC é 100% reutilizável e apresenta baixo consumo de energia em sua produção;
  • Competitividade: fácil instalação, durabilidade e baixa manutenção são atributos que tornam o produto competitivo com uma excelente relação custo-benefício para áreas de construção e arquitetura, habitação, indústria automotiva e nas áreas médicas.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*

%d blogueiros gostam disto: