Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Ranking Connected Smart Cities elege Curitiba como a cidade mais inteligente e conectada do País. São Paulo, Vitória e Campinas aparecem logo em seguida.

Jardim Botânico é um dos cartões-postais de Curitiba.
Jardim Botânico é um dos cartões-postais de Curitiba. Foto: Cesar Brustolin/SMCS

A cidade de Curitiba (PR) foi eleita a mais inteligente do País de acordo com o Ranking Connected Smart Cities 2018, principal estudo sobre cidades inteligentes do Brasil, elaborado pela Urban Systems – empresa de consultoria de inteligência de mercado. O ranking foi divulgado na última terça-feira (4) durante a abertura do Connected Smart Cities, evento que ocorreu em São Paulo e discutiu a inclusão de soluções para o desenvolvimento de municípios mais inteligentes, conectados e sustentáveis por meio de iniciativas privadas.

Em sua 4ª edição, o Ranking Connected Smart Cities teve a participação de cerca de 700 cidades, que foram analisadas a partir de 70 indicadores. O estudo comprova a importância de um planejamento estratégico para a eficiência e sinergia dos 11 eixos temáticos que norteiam o desenvolvimento mais inteligente de cidades brasileiras. São eles: Mobilidade e acessibilidade; Urbanismo; Meio ambiente; Energia; Tecnologia e inovação; Saúde; Segurança; Educação; Empreendedorismo; Governança; e Economia.

Segundo Thomaz Assumpção, presidente da Urban Systems e sócio da Plataforma Connected Smart Cities, Curitiba assumiu a liderança neste ano graças às ações de curto e médio prazo realizadas em anos anteriores. “O resultado demonstra a importância destas ações e dos planos estratégicos das cidades, que devem ser mais do que planos de governo que seguem apenas o ciclo político de quatro anos. As estratégias e ações devem prever tempos diferentes: curto, médio e longo prazo”, afirma.

O crescimento sustentável de Curitiba é notável. A capital paranaense apareceu em 4º lugar na primeira edição do ranking em 2015. Nos anos seguintes, subiu para o terceiro e segundo lugar em 2016 e 2017, respectivamente. Em 2018, finalmente, veio a primeira colocação entre as cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil. “O nosso compromisso é de melhorar a qualidade de vida dos curitibanos com uma gestão moderna e inteligente. Dessa forma, a Prefeitura vem incentivando e fomentando esse ambiente de inovação da cidade com o Vale do Pinhão, o movimento de todas as áreas da Prefeitura e do próprio ecossistema da capital para tornar a cidade a mais inteligente do País.”, afirmou Rafael Greca, prefeito do município.

O Vale do Pinhão é um programa de incentivo à inovação em Curitiba. O projeto é focado em cinco pilares: educação e empreendedorismo, ações integradas de incentivo à tecnologia, revitalização de regiões com emprego e renda, fomento (incentivos) e integração e articulação.

Outros destaques

A segunda colocação do Ranking Connected Smart Cities 2018 ficou com a cidade de São Paulo (SP), vencedora das últimas duas edições. Já os terceiros e quartos lugares foram para a Vitória (ES) e Campinas (SP), respectivamente.

Vencedores por eixo temático

Confira abaixo as cidades que foram destaques em cada eixo temático avaliado pelo Ranking Connected Smart Cities.

INDICADOR2018201720162015
Connected Smart CitiesCuritiba (PR)São Paulo (SP)São Paulo (SP)Rio de Janeiro (RJ)
Mobilidade e AcessibilidadeSão Paulo (SP)São Paulo (SP)São Paulo (SP)São Paulo (SP)
UrbanismoSão Paulo (SP)Santos (SP)Curitiba (PR)Curitiba (PR)
Meio AmbienteSantos (SP)Belo Horizonte (MG)Belo Horizonte (MG)Belo Horizonte (MG)
EnergiaPirassununga (SP)Tubarão (SC)Guarapuava (PR)Guarapuava (PR)
Tecnologia e InovaçãoRio de Janeiro (RJ)Rio de Janeiro (RJ)São Paulo (SP)São Paulo (SP)
SaúdeVitória (ES)Vitória (ES)Vitória (ES)Vitória (ES)
SegurançaIpojuca (PE)Vinhedo (SP)Ipojuca (PE)Ipojuca (PE)
EducaçãoVitória (ES)Curitiba (PR)Vitória (ES)Vitória (ES)
EmpreendedorismoRio de Janeiro (RJ)São Paulo (SP)Rio de Janeiro (RJ)Rio de Janeiro (RJ)
GovernançaCuritiba (PR)Barueri (SP)Curitiba (PR)Curitiba (PR)
EconomiaBarueri (SP)Barueri (SP)Rio de Janeiro (RJ)Rio de Janeiro (RJ)

Fonte: Connected Smarts Cities.

Total
3
Shares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*

%d blogueiros gostam disto: