Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Mostra+Sustentável reúne profissionais de arquitetura e decoração sustentável, em prol de revitalização e reforma de instituição beneficente em Campinas.

Frente do hospital psiquiátrico que acolhe a Mostra+Sustentável 2018
Evento contará com mais de 40 áreas de exposição. Foto: Divulgação/Mostra+Sustentável

O maior objetivo da Mostra+Sustentável 2018 — evento de arquitetura, paisagismo, arte e design de interiores — é a junção de profissionais, sociedade, poder público e iniciativa privada em prol de uma causa social, a revitalização e reforma do Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira — entidade beneficente referência em tratamento de saúde mental no Brasil —, situado em Campinas (SP). O evento acontece na cidade até o próximo dia 7 de outubro.

A 2ª edição da Mostra apresenta 42 ambientes distribuídos em quatro blocos, em uma área total de 3 mil m² divididas entre área construída e paisagismo. Cerca de 72 expositores assinam a execução de diversos ambientes, como: fachada e varanda, lobby e recepção, hall da escada, jardins, banheiros e lavabo, quartos, studios, salas diversas, corredores, espaço gourmet, área de leitura, loja, café, lounges, churrasqueira, dentre outros.

Assim como no ano passado, o evento conta com a solidariedade dos profissionais e estudantes para implementar projetos inovadores e sustentáveis. “A Mostra+Sustentável tem como característica fundamental demonstrar o poder da colaboração. Com o objetivo comum de atender a instituição que nos acolhe, grupos distintos se unem em torno do propósito de deixar um legado social”, explica Fernando Caparica Santos, idealizador e realizador do projeto.

Programação

Jardim do Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira
Praça das Artes. Mostra+Sustentável doará todos os materiais para o hospital. Foto: Divulgação/Mostra+Sustentável

Além da visitação aos ambientes decorados, a Mostra conta com uma programação diversificada e o destaque fica por conta de conversas técnicas que abordarão a sustentabilidade na arquitetura, gastronomia e em questões comportamentais, chamada de SustenTalks. Os debates acontecem todas as quartas, quintas e sextas-feiras até o fim da visitação pública.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas por meio do site oficial do evento. Confira a programação completa da Mostra+Sustentável.

Patrimônio histórico

Frente do prédio
Prédio foi tombado como patrimônio histórico de Campinas. Foto: Divulgação/Mostra+Sustentável

O Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira, local que acolhe a Mostra+Sustentável deste ano, é um patrimônio histórico municipal tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas (CONDEPACC).

As cores que foram utilizadas na pintura da fachada remontam ao tom original do prédio, obtido por uma técnica de remoção de camadas de tintas aplicadas nas paredes no decorrer dos anos, realizada por arquitetos da Mostra e pelo Conselho.

“O conjunto edificado na década de 1920 representa um desenho arquitetônico imponente e robusto dentro das linhas tipológicas hospitalares, ao mesmo tempo em que se insere no tempo e espaço rural. Apresenta fachadas externas e internas voltadas para o pátio central quadrangular, com características ecléticas, porém com elementos predominantemente neocoloniais. Daí então a preocupação em se manter e preservar a integridade dessa arquitetura marcada por cores suaves, em um contraste de tons pastéis”, detalha Sandra Maria Geraldi Milne-Watson, arquiteta da Coordenadoria Setorial do Patrimônio Cultural (CSPC), apoio técnico do CONDEPACC.

Além do aumento de divulgação e exposição da sua imagem — que receberá parte dos lucros da bilheteria da Mostra —, a instituição também receberá algumas soluções sustentáveis, como a instalação de equipamentos e sistemas de painéis solares para gerar energia elétrica e cisternas para captação de água da chuva.

“Além do fortalecimento da instituição de caridade, proporcionamos outros benefícios à sociedade: cuidado ambiental, com o desvio de entulho de bota-fora; compensação das emissões de GEE; visitas escolares gratuitas e guiadas para alunos do ensino fundamental II e EJA; visitas inclusivas com áudio descrição para deficientes visuais; e parceria para capacitação de ex-moradores de rua”, informa Fernando Caparica.

O hospital psiquiátrico também receberá um auditório com capacidade para 70 pessoas, além do mobiliário que será doado para futuro uso dos residentes.

Mostra+Sustentável

Espaço em exposição da Mostra+Sustentável
Evento surgiu em 2017 com o intuito de auxiliar instituições de caridade. Foto: Divulgação/Mostra+Sustentável

A Mostra+Sustentável surgiu no ano passado, 2017, a partir da constatação de dois problemas aparentemente isolados, mas que podem ser endereçados conjuntamente de maneira complementar: a necessidade de reforma por parte de instituições de caridade e o desperdício gerado por mostras de arquitetura e design de interiores.

Assim, o evento consiste no desenvolvimento de um projeto para a revitalização de um edifício, em prol de uma instituição de caridade. Uma vez aprovado o projeto, os escritórios interessados são convidados a mostrares os seus trabalhos, além de realizar a revitalização do edifício.

Após o período de visitação, os escritórios retiram móveis e luminárias emprestados, fazem adequações mínimas e já programadas para a entrega definitiva do imóvel à instituição beneficiada. Ela pode ser replicada em qualquer cidade de médio e grande porte, já que os principais stakeholders são instituições de caridade para serem beneficiadas, arquitetos e designers de interiores para exporem os seus projetos, população de médio-alto poder aquisitivo para visitar.

Com o sucesso do ano anterior, a edição deste ano conta com mais ambientes, mais profissionais e um prédio com cerca de 2. 000 m². “Os custos aumentaram e as dificuldades também, mas graças ao sucesso da primeira edição, conseguimos manter parcerias importantes, além de firmar novas”, finaliza Fernando.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*

%d blogueiros gostam disto: