Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Empreendimento tem projeto arquitetônico e paisagístico que valoriza cultura de Holambra, além de soluções que visam a sustentabilidade.

A Estância Turística de Holambra – cidade situada na Região Metropolitana de Campinas (SP) – vai ganhar um novo empreendimento de alto padrão, que irá contemplar um hotel, um centro corporativo e flats. O Boulevard Business Hotel Convention Center & Housing Flats será o primeiro complexo hoteleiro do interior de São Paulo a conquistar a certificação AQUA-HQE, concedida pela Fundação Vanzolini.

Conhecida como a Capital Nacional das Flores, Holambra é um grande centro turístico, que recebe cerca de 1 milhão de visitantes por ano. O novo projeto vem para alavancar ainda mais este cenário e atender a uma demanda cada vez mais crescente. O Boulevard Business Hotel ocupará um terreno de 30 mil m² – sendo 12 mil m² de área construída, com um hotel com capacidade para 100 unidades habitacionais e 60 flats para moradia.

Projeto da fachada principal do Boulevard Business Hotel.
Projeto da fachada principal do Boulevard Business Hotel. Foto: Divulgação/Boulevard Business Hotel Convention Center & Housing Flats

“Ele estará em um dos pontos mais altos da cidade, oferecendo uma vista privilegiada para o Moinho e as cidades do entorno. Essa foi uma questão levada bastante em consideração pelo projeto, para que de todos os blocos o visitante tivesse esta visão do espaço”, diz Peitra de Wit, arquiteta responsável pelo projeto. Além dela, a arquiteta Kátia Luisa da Silva também atuou na concepção.

Faz parte do conceito de sustentabilidade que as construções conversem e estejam em harmonia com a cultura local da sua região. Assim, a concepção arquitetônica do empreendimento vai valorizar os valores e costumes de Holambra, que tem forte influência e presença de imigrantes holandeses que chegaram ao Brasil na década de 1940. O projeto remete às construções da Holanda do século XV, as quais são caracterizadas pelo acabamento das paredes e adornos, no entanto, sem deixar de lado alguns elementos contemporâneos.

A previsão de entrega do Boulevard Business Hotel Convention Center & Housing Flats é de até 24 meses – ou seja, a inauguração deve ocorrer em meados de setembro de 2020. A incorporação está a cargo da BBC Boulevard Business Incorporações e Construções, enquanto a Sievers Construções é responsável pela obra do empreendimento.

Projeto paisagístico

Paisagismo valoriza cultura das flores de Holambra.
Paisagismo valoriza cultura das flores de Holambra. Foto: Divulgação/Boulevard Business Hotel Convention Center & Housing Flats

Uma das características principais do paisagismo adotado é a própria história de Holambra, que foi incorporada dentro do projeto como um todo. Foram utilizadas mais de 70 espécies de plantas nativas e exóticas, além de árvores frutíferas e espécies de flores que florescerão ao longo do ano. “A ideia é que durante todo o ano tenha algum ponto do projeto florido, sendo um ponto marcante para os usuários do hotel e dos flats”, afirma Peitra.

A parte da frente do terreno terá diversas palmeiras, que servirão de referência de localização do complexo hoteleiro. Além disso, um dos pontos do Boulevard Business Hotel contempla um telhado verde, que oferece uma série de benefícios sustentáveis para a região, como a redução de ilhas de calor. O projeto paisagístico foi desenvolvido pelo arquiteto paisagista Marcelo Novaes.

Sustentabilidade

Imagem projetada da área de Housing Flats
Imagem projetada da área de Housing Flats. Foto: Divulgação/Boulevard Business Hotel Convention Center & Housing Flats

Desde os primeiros rascunhos, a premissa foi desenvolver uma construção com qualidade e sustentabilidade, tanto no conceito quanto na execução. “Não abrimos mão de sistemas de qualidade e soluções sustentáveis para que o empreendimento possa ter não só uma construção racionalizada e limpa, mas, também, para que ela gera desempenho, conforto, segurança e durabilidade”, afirma Anderson Oliveira, engenheiro civil e coordenador técnico do projeto.

Atendendo aos três pilares da sustentabilidade – ambiental, social e econômico –, o Boulevard Business Hotel buscou soluções locais, tanto de mão de obra quanto de produtos e soluções, sempre que possível. “Todos os fornecedores serão da região, desde que eles atendam alguns requisitos de qualidade e formalidade”, explica.

Segundo Anderson, o maior desafio foi implementar uma política de qualidade que permite selecionar e qualificar os fornecedores para que exista uma sinergia entre os materiais utilizados na obra e o desempenho da edificação. “Nós primamos por conforto técnico, durabilidade, segurança, manutenção, eficiência energética, entre outros”, diz o coordenador.

O selo de certificação AQUA-HQE foi escolhido devido os seus referenciais técnicos, que valorizam o conforto do usuário e o ambiente no entorno. Além disso, é possível revisitar e adaptar o projeto quando o desempenho não é esperado, o que é importantíssimo para o resultado final. “O modelo é o que mais se adequa ao que buscamos, uma vez que atende as fases de pré-projeto, projeto e execução. Certificação para nós não é uma questão de ter uma chancela, ela nos gera economia em médio e longo prazo”, afirma Anderson.

A principal preocupação quanto o conforto do usuário foi em relação à questão térmica, além da acessibilidade. Já para a eficiência energética, foram escolhidos materiais que reduz o consumo de energia elétrica, equipamentos economizadores para a operação, entre outras soluções. Ainda está em estudo a implantação de painéis de captação de energia solar fotovoltaica, que podem ser inseridos, até mesmo, nos estacionamentos a céu aberto.

O local também possui cisternas para a captação da água de chuva, que será tratada e reutilizada. “Isso será importante para o paisagismo, já que temos uma enorme área verde que precisa estar viva para encantar os hóspedes e moradores”, finaliza Anderson.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*

%d blogueiros gostam disto: