Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Prêmio Smacna Brasil chega à sua 25ª edição destacando as mais relevantes soluções em climatização em importantes empreendimentos.

Capa de divulgação do evento

Nesta quinta-feira, 20 de setembro, aconteceu a maior premiação do setor de ar condicionado. Sediado em São Paulo, o evento contou com mais de 300 convidados e agraciou sete ganhadores nos principais quesitos da noite, entre obras novas e retrofit.

A cerimônia também contou com a entrega do prêmio Fair Play do setor HVAC-R para o presidente da Sindratar (Sindicato das Indústrias de Refrigeração, Aquecimento e Tratamento de Ar), Carlos Eduardo Marchesi Trombini, homenagem dedicada aos maiores colaboradores do segmento de ar-condicionado no Brasil. E ainda teve a participação especial do velejador Amyr Klink, palestrante convidado.

Realizado em conjunto pela Smacna Brasil (Sheet Metal Air Conditioning Contractors Nacional Association) e Abrava (Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-condicionado, Ventilação e Aquecimento), o prêmio tem como objetivo reconhecer em âmbito nacional as empresas que se destacam por seus serviços e diferenciais na concepção tecnológica, excelência na qualidade da instalação, inovação, uso racional de energia e preservação do meio ambiente.

O Prêmio Smacna Brasil 2018 destacou os sete projetos do ano de 2017. Para serem reconhecidos pelo prêmio – que condecora cliente final, instalador e fabricante – a comissão técnica avalia os padrões técnicos de engenharia termo ambiental, refrigeração, ventilação e aquecimento. Com isto o avaliador foca em méritos como: concepção técnica, excelência na qualidade de instalação, versatilidade operacional e inovação.

Confira os vencedores da 25ª edição

  1. Categoria: Obra Retrofit / Hospitalar
    Obra: Hospital São Lucas – Rio de Janeiro/RJ

    Instalador: A. Salles Engenharia & Cia LTDA
    Projetista: PPK Engenharia LTDA
    Gerenciador: Manager Gerente de Obras e Projetos LTDA
Hospital São Lucas – RJ Foto: Smacna (Divulgação)

O projeto teve objetivo implementar um sistema com eficiência energética, economia operacional, flexibilidade e proteção ao meio ambiente.

  1. Categoria: Obra Retrofit / Conforto
    Obra: Edifício Brasilinterpart – São Paulo/SP

    Instalador: Constarco Engenharia e Comércio LTDA
    Projetista: Constarco Engenharia e Comércio LTDA
    Gerenciador: ARBI Assessoria Técnica
Edifício Brasilinterpart – São Paulo/SP Foto: Smacna (Divulgação)

O edifício inaugurado em 1987 necessitava de melhorias e um sistema que auxiliasse na redução no consumo de água e energia.

  1. Categoria: Obra Nova / Industrial
    Obra: Adata Integration BRAZIL S.A.

    Instalador: Ergo Ar Condicionado
    Projetista: RJWU & Associates Architects and Engineers
Adata Integration BRAZIL S.A. Foto: Smacna (Divulgação)

O projeto visava implementar um sistema de ar condicionado (água gelada) para as áreas de produção, salas administrativas, vestiários e ventilação/exaustão para sanitários.

  1. Categoria: Obra Nova / Conforto
    Obra: Edifício Aqwa Corporate – Rio de Janeiro

    Instalador: Star Center Soluções em Climatização LTDA
    Projetista: Teknika Projetos e Consultoria LTDA
Edifício Aqwa Corporate – Rio de Janeiro Foto. Smacna (Divulgação)

Com uma arquitetura arrojada e sustentável, o projeto implementou ar condicionado em todas as salas, de modo que economize água, energia e que climatize cada ambiente particularmente.

  1. Categoria: Obra Nova / Conforto
    Novotel Itú Golf & Resort – Itú/SP

    Instalador: Newset Tecnologia em Climatização LTDA
    Projetista: Riberar Engenharia em Climatização
Novotel Itú Golf & Resort – Itú/SP Foto: Smacna (Divulgação)

Sistema de ar condicionado, ventilação e exaustão mecânica para hotelaria. O hotel tem capacidade para receber 5 mil hóspedes por mês e foi instalado o sistema de ar do tipo expansão direta VRF, dotado de compressores scroll de alta eficiência.

  1. Categoria: Obra Nova / Conforto
    Obra: Park Shopping Canoas – Canoas/RS

    Instalador: Prodac Ar Condicionado LTDA
    Projetista: Teknika Projetos e Consultoria LTDA
Park Shopping Canoas – Canoas/RS Foto: Smacna (Divulgação)

O sistema instalado, do tipo expansão indireta com condensação a água, dispõe de uma infraestrutura de 2.730 toneladas de refrigeração (TR), composta por três resfriadores de líquido com compressores do tipo centrífugos de alto rendimento e acionados por inversores de frequência.

  1. Categoria: Obra Nova / Hospitalar
    Obra: Hospital São Luiz / Unidade São Caetano do Sul – São Caetano do Sul/SP

    Instalador: Star Center Soluções em Climatização LTDA
    Projetista: Grau Engenharia de Instalações
Hospital São Luiz / Unidade São Caetano do Sul – São Caetano do Sul/SPFoto: Smacna (Divulgação)

O hospital conta com 37 mil m², distribuídos em 15 andares, compreendendo 294 leitos, maternidade, UTIs adultas, pediatria e neonatal, 10 modernas salas cirúrgicas, centro obstétrico, centro cardiológico com hemodinâmica e muito mais. Para implementar o projeto de ar condicionado no prédio, foi instalado uma rede hidráulica da CAG, formada por dois anéis, sendo o primeiro com vazão constante e o segundo de vazão variável.

Sobre o Prêmio

Criado em 1993 pela Smacna, o prêmio Destaques do Ano, que chegou à sua 25ª edição, foi criado para atender os interesses e objetivos comuns do setor de ar condicionado. Com a premiação do dia 20 de setembro, a premiação chega a 170 empresas condecoradas ao todo.

A comissão julgadora, monitorada pelo comitê cientifico da Smacna Brasil/Abrava, analisa projetos que devem atender às normas técnicas e se adequar aos pré-requisitos do regulamento do concurso. São considerados os aspectos essenciais para conquistar o prêmio: concepção tecnológica, comprovação de reciclagem de conhecimento profissionais, excelência na qualidade da instalação, inovação, uso racional de energia e preservação do meio ambiente.

As inscrições para os Destaques do Ano Smacna Brasil acontecem anualmente no mês de janeiro.

Para saber mais sobre o prêmio e a instituição, clique aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*

%d blogueiros gostam disto: