Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Oktober Consciente transformará copos plásticos, da Oktoberfest 2018, em tijolos reciclados para hortas comunitárias em escolas públicas.

A Oktober Consciente fez parceria com a Carbo Brasil para fabricação de tijolos reciclados feitos de copos plásticos. Foto: Divulgação

A 35º edição da Oktoberfest acontece no Parque Vila Germãnica, em Blumenau (SC), até o dia 21 de outubro. Festa de origem alemã que acontece desde 1984, o evento conta com apresentações da cultura germânica através da gastronomia típica, música, desfiles e na diversidade de cervejas e chopes artesanais. A edição de Blumenau é a segunda maior do festival em todo o mundo, ficando atrás apenas da Oktoberfest de Munique, na Alemanha, onde se originou.

A Oktober Consciente foi idealizada pela Instituição Gigantes da Ecologia (IGE), que promove diversas ações sustentáveis e disseminação de boas práticas sociais durante todo o festival. O objetivo do projeto é conscientizar as pessoas em relação às suas responsabilidades individuais e coletivas com questões ambientais.

O Instituto IGE é uma associação civil sem fins lucrativos que atua no intuito de mobilizar e apoiar ações comprometidas com uma sociedade mais justa e sustentável.

Ações sustentáveis

Oktober consciente tem ação para destinar copos plásticos corretamente
Foto: Pixabay/TaniaVdB

Já é tradição dos participantes da Oktoberfest levarem seus próprios canecos, porém na hora da compra das bebidas, o chope é entregue em copos plásticos por questões de segurança. Por este motivo, a quantidade de copos descartáveis usados durante o festival é muita alta.

Para mitigar o impacto ambiental, durante o evento os copos de plástico descartáveis estão sendo recolhidos e enviados aos cuidados da empresa Carbo Brasil, que transformará os copos em tijolos recicláveis. O projeto ainda fará a doação dos materiais a escolas públicas da região de Blumenau para fazerem hortas comunitárias.

Nos pavilhões do festival é possível encontrar postos de coleta para os copos descartáveis, além disso, escolas, hotéis, agentes de turismo e comércios também estão encarregados de divulgar os materiais promocionais anunciando as ações sustentáveis na Oktoberfest.

“É de extrema importância realizar ações de envolvimento que incentivem os cidadãos a adotarem práticas sustentáveis no seu dia-a-dia, para que aos poucos possamos transformar nosso ambiente e torna-lo melhor”, acentua o presidente da IGE, Gustavo Siqueira.

Um projeto piloto já está em desenvolvimento na escola Hermann Hamann. Como a horta já estava sendo implantada, a empresa Carbo Brasil irá transformar os copos reciclados em mobília para o pátio, como mesas e cadeiras de material reciclado que poderão ser usados para atividades ao ar livre. O projeto das hortas também prevê o treinamento de professores e a elaboração de uma cartilha que ensinará como construir e cultivar uma horta.

O IGE contou com a parceria da Secretária de Turismo e Lazer de Blumenau (IBDN), o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) e a Fundação do Meio Ambiente (FAEMA) para realizar este projeto.

A Oktober Consciente também terá outra ação que envolve o dióxido de carbono (CO2), no qual pretende neutralizar todo o carbono em suas atividades por meio da parceria com o Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza (IBDN), que irá diminuir os danos causados pela emissão dos gases do efeito estufa. O Instituto pretende fazer um levantamento da quantidade de carbono lançado no ar e após o resultado decidir quais estratégias tomar para reduzir ao máximo o impacto causado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*

%d blogueiros gostam disto: