Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Itaquá Garden Shopping reduz emissão de CO2 ao consumir energia de fontes renováveis em 2017 e recebe certificado Comerc Sinerconsult.

Empreendimento recebe certificação por consumo consciente de energia renovável. Foto: Divulgação/Itaquá Garden Shopping

O Itaquá Garden Shopping, situado em Itaquaquecetuba (SP), reduziu a emissão de dióxido de carbono (CO2) – um dos piores quando se trata de gases de efeito estufa – ao utilizar energia provindas de fontes renováveis. Por sua iniciativa sustentável e consumo consciente ao longo de 2017, o centro de compras recebeu a certificação Comerc Sinerconsult de Energia Renovável.

A certificação Comerc Sinerconsult de Energia Renovável é baseada em um relatório feito pelas empresas Comerc – empresa gestora de energia livre – e a Sinerconsult Consultoria – instituição de pesquisa que realizada o gerenciamento das emissões do CO2 –, atendendo a princípios de aplicabilidade, integralidade, consistência, transparência e exatidão.

O certificado é entregue a empreendimentos que comprovem a redução no consumo de gases do efeito estufa e que optem por energia renovável, proveniente de pequenas centrais hidroelétricas (PCH), de energia solar e eólica ou térmicas com fonte de bagaço de cana de açúcar. O cálculo efetuado para emissão do certificado leva a chancela do GHG Protocol Corporate Standard – centro de estudos em sustentabilidade.

Para ser certificado, o empreendimento foi avaliado de janeiro a dezembro de 2017, onde ficou comprovado que houve redução na produção de CO2. Com a ação voluntária, o Itaquá Garden Shopping deixou de ser lançar no meio ambiente o equivalente 251,11 toneladas de CO2, o que iguala o plantio de 1.758 árvores.

Alexandre Botelho, superintendente do Itaquá Garden, destaca o reconhecimento como prova da viabilidade econômica e ambiental da energia renovável. “É mais uma conquista que chega para comprovar o sucesso do empreendimento e o engajamento da equipe em oferecer o melhor para o município e seus visitantes. É uma honra saber que contribuímos com o meio ambiente por meio de nossos projetos.”

Empreendimento sustentável

Além da redução no CO2, o centro de compras de Itaquaquecetuba tem investido em outras ações sustentáveis. O Itaquá Garden faz parte de um grupo de 12 shoppings centers gerenciados pelo Grupo Tenco – empresa de engenharia com foco neste tipo de negócio –, onde todos seguem o conceito Garden.

Através do projeto Sou Garden – Mais Resíduo Zero, é realizada a captação e tratamento do esgoto, reciclagem de todo o lixo produzido e destinação correta dos resíduos sólidos e orgânicos. A edificação também possui o espaço ecologia, área destinada a trazer por meio de exposições e painéis uma proposta de preservação do meio ambiente e garantir o desenvolvimento de ações voltadas para sustentabilidade.

O projeto Sou Garden – Mais Resíduo Zero contribuiu para redução de cerca de 463 toneladas de CO2 de 2017 a 2018, deixando de enviar aos aterros sanitários os materiais orgânicos e recicláveis. Além desta marca o programa cooperou com 145 toneladas de materiais reciclados. No último semestre, o Itaquá Garden Shoopping destinou cerca de 74,35% dos resíduos produzidos.

Crianças do Instituto Itaquá
Crianças do Instituto Itaquá ensinando sobre sustentabilidade. Foto: Divulgação/Itaquá Garden Shopping

Outro fator, não menos importante, é que o projeto realiza diversas visitas monitoras e educativas a crianças do Instituto Casa da Criança de Itaquaquecetuba.

Para o gerente de operações do Garden, Márcio Reis, o empreendimento segue com a meta de aumentar o volume de carbono neutralizado e de realizar novas frentes sustentáveis. “Ter um certificado como o Comerc Sinerconsult, apenas demonstra o quanto o centro de compras está alinhado com as questões ambientes e, reforça os valores do empreendimento”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*

%d blogueiros gostam disto: