Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Smart Energy e GBC Expo apresentam novidades voltadas para energias renováveis, construções sustentáveis e eficiência energética.

Smart Energy e GBC Expo
Este ano, Smart Energy acontece em paralelo à Greenbuilding Brasil Conferência & Expo. Foto: Divulgação/Smart Energy

Acontece na próxima semana, entre os dias 5 e 7 de novembro, a 5ª Conferência Internacional de Energias Inteligentes – Smart Energy CIEI&EXPO 2018 – , que, nesta edição, se une à 9ª Greenbuilding Brasil Conferência & Expo – GBC Expo – e ao Fórum de Eficiência Energética da ASHRAE Brasil Chapter – Sociedade Americana de Engenheiros de Aquecimento e Ar Condicionado, em português – para trazer novas tecnologias para o setor da construção sustentável.

A programação contará com cursos, workshops e debates ministrados pelos principais especialistas da área, além de visitas técnicas e apresentação de estudos e pesquisas elaboradas por mestrados e doutorados do setor. O evento também terá um espaço de exposições, que trará ao público novos equipamentos, produtos e serviços para a geração de energia de fontes renováveis, construções sustentáveis e eficiência energética. Este ano, a novidade fica por conta do espaço Smart, que fará a demonstração de novas tecnologias inteligentes para o mercado.

O foco da Smart Energy é a aproximações de diversos players ligados aos setores de fabricação, fornecimento, empresas prestadoras de serviço, construtoras, arquitetos, engenheiros, profissionais da construção civil, varejistas, redes e operadoras de hotéis, além de especialistas, autoridades e agentes governamentais. O evento ocorre em Curitiba (PR) e as inscrições podem ser realizadas neste link.

Palestras em destaque

Ao todo serão ministradas 40 palestras que abordaram diversos temas voltados à energia, tecnologia, mercado, entre outros assuntos. Entre os destaques da programação, estão:

Zero Energy avança no Brasil – Cases em Operação: desenvolvido pela GBC Brasil, a certificação Zero Energycertificado que comprova o consumo de energia da operação anual, que necessita ser zero, por uma combinação de alta eficiência e fontes renováveis – se encontra em operação no Brasil e começa a se posicionar na vanguarda deste novo conceito. A palestra é dedicada aos primeiros resultados e edificações que estão buscando este selo.

Desempenho operacional, o futuro dos green buildings: no cenário mundial, o Brasil apresenta ótimos números de empreendimentos com certificação LEED, são mais de 400. Mas, na prática, inúmeros edifícios apresentaram baixo desempenho em suas operações. A palestra abordará as soluções que podem ser implantadas, apresentando cases de sucesso que tiveram seu desempenho aprimorado com uso de ferramentas e processos de monitoramento.

Eficiência energética e energia renovável em edificações: será responsável por apresentar três cases da região, que são eles: Colégio Adventista, Escola Internacional de Joinville e o JBZ. Serão apresentadas maneiras de vencer o custo elevado de energia através da eficiência energética, garantia por projetos e soluções sinérgicas. Também serão abordadas estratégias, conceitos de engenharia para redução de custo e temas motivacionais.

Hotéis sustentáveis – LEED – a ferramenta de resultados: redução dos custos operacionais são elementos fundamentais para sustentabilidade de um negócio hoteleiro. O empreendimento Gramado Termas Park (RS) será o tema principal da palestra.

A programação completa pode ser vista no site oficial da Smart Energy CIEI&EXPO, bem como as demais informações.

Nova casa

A Smart Energy 2018 será realizada pela primeira vez em Curitiba, destacando a importância da região Sul no crescimento das construções sustentáveis, da eficiência energética e geração de energia por meio de fontes renováveis. Nos últimos cinco anos, a taxa média de crescimento anual deste mercado no Sul do País foi de 79,6% enquanto que a média no restante do Brasil ficou em 41%.

Na região Sul, 23% dos edifícios certificados atingiram o LEED Platinum, mais alto nível da certificação. Para se ter uma ideia, apenas 6% na média nacional atingiram este patamar. A região atualmente concentra o maior número de empreendimentos LEED Platinum, cerca de 52% do total brasileiro.

A produção de energia solar fotovoltaica é a mais utilizada no Estado do Paraná, que ocupa a 5ª colocação nacional de acordo com dados do evento. Referente aos edifícios certificados LEED, o crescimento na região Sul é duas vezes maior que o restante do País.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*

%d blogueiros gostam disto: