3º Prêmio de Excelência BIM SindusCon-SP premiou cinco categorias, entre elas, a de Fornecedor, que teve a Saint-Gobain como grande vencedora.

BIM
BIM vem revolucionando o mercado de construção. Imagem: Viktor Koen/Architect Magazine

A Saint-Gobain foi uma das vencedoras do 3ª Prêmio de Excelência BIM SindusCon-SP, que tem como objetivo incentivar as melhores práticas das tecnologias e metodologias de Modelagem da Informação da Construção (BIM). A conquista se refere à categoria Fornecedor e foi anunciada durante o 9º Seminário Internacional BIM, que ocorreu em São Paulo no dia 25 de outubro

A empresa apresentou como case a sua oferta de serviços BIM, além da biblioteca de objetos – com grande variedade de informações – disponibilizada aos arquitetos, construtoras e demais profissionais. Com a plataforma de seleção on-line, é possível escolher as tipologias de produtos que serão aplicadas aos projetos de forma simples e didática, além de experimentar a performance e qualidade dos materiais em cada etapa da obra.

A oferta de serviços BIM da Saint-Gobain foi desenvolvida a partir de uma pesquisa de User Experience e da metodologia Design Thinking, que contou com a colaboração de arquitetos, projetistas e outros profissionais da construção. Cada objeto BIM apresenta todo o detalhamento técnico e caraterísticas de desempenho dos materiais e sistemas em termos de conforto térmico, acústico, resistência ao fogo e qualidade do ar interior.

A biblioteca BIM da Saint-Gobain conta com grande volume de acessos e downloads de arquivos e tem colaborado para aprimorar a comunicação e transparência do Grupo e das suas marcas com os clientes, estimulando a produtividade e reduzindo as falhas e erros de especificação dos produtos e soluções construtivas.

“A nossa oferta de serviços foi pensada para melhorar a experiência dos profissionais com o nosso portfólio de soluções, otimizando a modelização e execução da obra com o acesso às informações certas a cada fase do processo”, explica Lucile Charpentier, diretora de marketing e estratégia digital da Saint-Gobain no Brasil.

“Recebemos o prêmio com muita satisfação, pois demostra a importante contribuição da empresa e suas marcas na revolução digital que o setor da construção está vivendo. Este tipo de iniciativa é uma grande conquista para a construção no Brasil que está se transformando em prol de mais produtividade”, conclui Lucile.

A plataforma da Saint-Gobain está disponível neste link.

Em tempo: as inscrições para o Prêmio Saint-Gobain de Arquitetura – Habitat Sustentável foram prorrogadas até o dia 28 de novembro. Inscreva-se aqui.

3ª Prêmio de Excelência BIM SindusCon-SP

O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo é um grande incentivador da implantação da solução o BIM. A ferramenta é fundamental para integrar equipes desde a concepção dos projetos, agilizar a construção, evitar retrabalhos, reduzir custos e otimizar a manutenção futura dos sistemas prediais.

A premiação teve vencedores de cinco categorias. Além da Saint-Gobain como fornecedora, também foram destacadas as qualidades de projetos apresentados nas categorias Academia, Projetista, Contratante e Construtor.

Confira os vencedores:

Academia: Alex Roda Maciel, da Universidade de São Paulo (USP), conquistou o prêmio devido a sua contribuição em um tema inovador, ainda pouco explorado do BIM mundialmente – além do resultado atingido ao integrar projeto e indústria.

Projetista: a MHA Engenharia foi a vencedora. A escolha se deu pelo desenvolvimento de processos e soluções de gestão de BIM de alta qualidade, integrando ferramentas, automatizando a documentação e contornando problemas conhecidos de forma criativa.

Contratante: a MPD Engenharia e Incorporação foi escolhida por aliar gestão das equipes, correta estruturação de documentação, fluxos de trabalho e informações da modelagem à proposta de parceria junto aos projetistas que não haviam implantado BIM como prática.

Construtor: o prêmio foi para a Método Engenharia graças à adoção do BIM como premissa básica nos empreendimentos da empresa, pela abrangência dos usos e integração de diversas ferramentas de gestão no escritório e canteiro aliados às métricas para medir os ganhos obtidos.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: