Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Ferramenta da TBL Manager otimiza gestão sustentável ao acompanhar ações e resultados importantes. Construtora Even revela resultados positivos.

ferramenta facilita gestão sustentável
TBL Manager cria ferramenta on-line para monitorar sistema sustentável de empresas. Foto: Pixabay/Pexels

Medir ações e resultados é de extrema importância para uma gestão sustentável, eficiência e transparente. Hoje em dia, a sustentabilidade deve fazer parte do planejamento de uma empresa, independente de qual seja o seu ramo de negócio. Conciliar práticas sociais, financeiras e ambientais em prol de um desenvolvimento mais justo, inclusive, é um item que começa a ter mais força em consumidores conscientes.

O Sistema de Indicadores Sustentáveis (SIS), desenvolvido pela TBL – Triple Bottom Line Manager, é uma ferramenta on-line que possibilita o acompanhamento da gestão sustentável de empresas. “Por meio de uma plataforma única, o cliente pode medir e criar indicadores para itens como consumo de água e de energia, emissões de gases de efeito estufa, destinação de resíduos, acidente de trabalho, diversidade, recursos humanos, entre outros. É um processo seguro e controlado”, afirma Rafael Morales, diretor da empresa.

A plataforma possui duas áreas de interação: indicadores – onde é feita a captação dos dados – e relatórios – parte que extrai informações e dashboards. O sistema realiza o monitoramento e mensuração de qualquer tipo de indicador sustentável, sendo possível realizar análises de informações por meio de gráficos e tabelas, em tempo real.

Através deste método, é possível criar e editar indicadores e formulários de desempenho, de acordo com a necessidade ou demanda de cada empresa, para que possa ser feita a análise de seus indicadores. De acordo com Rafael Morales, o objetivo foi desenvolver algo intuitivo, claro e confortável para os usuários, além de oferecer mais segurança aos dados corporativos através da criptografia.

Exemplo de sucesso

A Even – construtora de empreendimentos residenciais e comerciais – implementou o SIS em 2015 e, desde então, tem obtido resultados positivos. Caio Granja, analista de qualidade e sustentabilidade da Even, explica um pouco das dificuldades que enfrentava antes do sistema ter sido implantado.

“Até 2015 controlamos os indicadores de sustentabilidade por meio de planilhas em Excel, que eram enviadas por e-mail. Porém, tínhamos dificuldade na cobrança e atualização, mesmo com periodicidade estabelecida em procedimento”, relata.

O SIS permite que as empresas tornem o projeto em algo mais palpável em seus aspectos socioambientais, mensurando os possíveis resultados e informando a melhor estratégia. Assim, é possível otimizar tempo, recursos e custos, oferecendo dados confiáveis para tomadas de decisões.

Os usuários são capazes de acompanhar a performance da empresa, cadeia de valor – permitindo o monitoramento da conformidade de fornecedores e prestadores de serviço –, atendimento aos requisitos legais, às regulamentações e melhoras práticas sustentáveis, além de demonstra agilidade e segurança nos processos de auditoria interna e externa.

“Ele nos auxiliou bastante nos processos de Auditoria Externa da Certificação AQUA-HQE, pois temos a rastreabilidade dos dados e as evidências de todo o histórico de determinado indicador, através de Notas Fiscais de aquisição de materiais e contas de consumo de água ou energia, por exemplo”, explica Caio.

A Even foi a primeira a receber o título de Empreendedor AQUA, atribuída às construtoras que se comprometem a desenvolver projetos dentro das diretrizes da certificação concedida pela Fundação Vanzolini. “Desde a implantação do SIS, já realizamos o monitoramento de 10 indicadores de sustentabilidade de mais de 55 obras, garantindo rastreabilidade no reporte dos dados para diretoria e facilitando a apresentação dos dados em auditorias externas do AQUA-HQE”, finaliza Granja.

A coleta para o relatório de sustentabilidade também facilitou bastante a comunicação entre os departamentos internos, uma vez que é possível acompanhar as atualizações de cada indicador, as evidências e esclarecer dúvidas por meio do chat.

A plataforma busca contemplar e atender as diversas demandas exigidas pelo mercado de sustentabilidade, entre eles o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) e o Dow Jones Sustainability Index.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*

%d blogueiros gostam disto: