Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Operação do shopping implantou estratégias de uso racional da água, eficiência dos sistemas energéticos e gestão de resíduos.


green yearbook 2018


Empreendimento é um dos cases de destaque dos 10 anos da certificação AQUA-HQE no Brasil. Foto: Divulgação/Shopping Manaus Via Norte

Nosso conteúdo especial do Anuário Green Yearbook 2018 segue mostrando diversos cases sustentáveis e que marcaram os 10 anos da certificação AQUA-HQE no Brasil. Os primeiros empreendimentos certificados, a escola pública pioneira, o primeiro certificado para bairros e loteamentos, entre outros que já foram publicados — clique aqui para ver todas as matérias.

O Shopping Manaus Via Norte é um dos mais conceituados na capital do Amazonas, com um fluxo de 6 milhões de clientes por ano e um potencial de consumo de R$ 4,8 milhões. Inaugurado em novembro de 2014, o empreendimento tem mais de 170 lojas e faz parte do portfólio da Saphyr, empresa especializada no segmento de shopping centers.

Localizado no perímetro urbano da cidade de Manaus, em uma área com predominância residencial e ao lado de terrenos com densa vegetação, a implantação do Shopping Manaus Via Norte trouxe impactos significativos para as redes de infraestrutura existentes na região, o que foi minimizado pelas estratégias de sustentabilidade adotadas no projeto.

O empreendimento é o 1º shopping da região Norte do Brasil a conquistar a certificação AQUA-HQE. É possível destacar uso racional da água, eficiência dos sistemas energéticos e gestão otimizada dos resíduos de operação. Confira a seguir outros pontos sustentáveis:

  • Sítio e construção: O projeto conta com sistemas construtivos que são desmontáveis e permitem a fácil separação dos elementos construtivos, possibilitando sua valorização e destinação final adequada. Em relação aos fornecedores, 32,86% dos materiais adquiridos atenderam o critério de regionalidade e 15,28% apresentam conteúdo reciclado. Também foi priorizado o uso de madeira certificada FSC ou Cerflor ou de reflorestamento comprovado e legalizado e o DOF (Documento de Origem Florestal) foi exigido para aquisição de 100% das madeiras utilizadas no edifício e na obra;
  • Eficiência no uso de água: Foram instalados equipamentos sanitários com sistemas economizadores, como torneiras e mictórios com sensor, acionamento hidromecânico e com baixa vazão de utilização. Também foi construída uma Estação de Tratamento de Esgoto para tratamentos das águas residuais, que são reutilizadas nas bacias sanitárias e nos mictórios. A redução no consumo de água potável nos sanitários do empreendimento é de 58,6 %;
  • Energia e atmosfera: As fachadas são revestidas com painéis TermoWall PUR/PIR, com baixa transmitância, enquanto a cobertura é de telhas metálicas com pintura em cor branca e telhas metálicas termoacústicas tipo sanduíche. Os materiais da envoltória também apresentam baixa transmitância térmica, limitando a entrada de carga térmica e reduzindo a potência necessária para climatização artificial;
  • Gestão de resíduos: Em todos os setores do shopping foram previstas lixeiras de coleta seletiva, além de ter sido entregue aos lojistas um manual de orientações de segregação dos resíduos. Os depósitos estão situados na parte interior e são providos de ponto de água, iluminação e esgoto dotado de ralo sifonado, além de ventilação adequada por meio de sistema de exaustão. A gestão horária garante o isolamento entre o fluxo de resíduos e o fluxo de clientes do shopping. O transporte de resíduos e alimentos em horários distintos evita a contaminação cruzada;
  • Conforto ambiental e saúde: Todos os espaços climatizados têm sistemas de ar-condicionado controlados pela automação predial. Os equipamentos previstos no shopping possuem controle do direcionamento e velocidade do ar insuflado, garantindo uma velocidade do ar que não prejudique o conforto dos usuários.
O conteúdo completo desta matéria poderá ser conferido no Green Yearbook 2018 – Certificações e Sustentabilidade no Brasil. Acompanhe o Going Green Brasil para mais conteúdos exclusivos do Anuário nos próximos dias. Para saber como participar envie uma mensagem pelo e-mail info@goinggreen.com.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*

%d blogueiros gostam disto: