Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Tecnologia Z-Wave, distribuída exclusivamente no Brasil pela JLQ Automação, se prova sustentável ao somar benefícios financeiros, ambientais e operacionais.


green yearbook 2018


jlq automação distribui soluções inteligentes
Usuário pode criar uma série de cenários inteligentes para a operação da sua casa. Foto: Pixabay/Geralt

A JLQ Automação soube aproveitar muito bem uma demanda vinda da construção civil e do mercado imobiliário para se tornar uma das empresas mais renomadas quando o assunto é automação eficiente e inteligente para espaços internos de edificações. A principal atividade da empresa é a distribuição de equipamentos e sistemas de automação.

À frente dos negócios, Jorge Quadros tomou a decisão de fundar a empresa há cinco anos quando algumas construtoras começaram a questionar quais seriam as soluções mais adequadas para a automação indoor.

“A JLQ Automação nasceu desta necessidade. Atuei há mais de 20 anos no mercado de automação predial e nos últimos cinco constatei que havia esta demanda de tecnologias indoor para prédios comerciais e residenciais de médio e alto padrão. Estas dúvidas vieram tanto da construtora quanto do adquirente da unidade”, explica o diretor da empresa.

Segundo Jorge, muitos arquitetos e projetistas de engenharia começaram a sugerir que as construtoras deixassem a tubulação seca, interligando todos os cômodos e ambientes. Enquanto algumas adotaram esta prática, outras preferiram colocar equipamentos e entregar a unidade já com tecnologias de automação. Seja qual fosse à escolha, é uma intervenção onerosa para a construtora.

Z-Wave

smart house
Gestão inteligente torna a casa mais eficiente e sustentável. Foto: Pixabay/Geralt

A JLQ Automação é distribuidora exclusiva da Zipato – empresa de origem croata presente em mais de 90 países e uma das líderes mundiais em tecnologias de automação e especialista na tecnologia Z-Wave – no Brasil. O Z-Wave é um sistema com protocolo de comunicação wireless específico para a automação domótica. Com esta solução, é possível realizar a gestão de uma edificação como um todo, controlando equipamentos e automatizando processos.

“O sistema Z-Wave funciona a partir de módulos e sensores que conversam com uma controladora central de gestão e comando. Ao interagirem com uma CPU inteligente, o usuário tem a possibilidade de dar inteligência ao ambiente, controlando a gestão e criando parâmetros de comportamento para aparelhos e equipamentos que possuem estes sensores”, explica Jorge Quadros.

A maior vantagem do sistema é justamente não ser necessário deixar uma tubulação seca – uma vez que a solução é sem fio. Com isso, a construtora reduz significativamente os seus custos. “Uma vez instalada a controladora da Zipato, o cliente tem uma gama enorme de dispositivos, sistemas e equipamentos, desde que os protocolos de comunicação não estejam fechados”, continua o diretor da JLQ Automação.

Há uma série de sensores que podem ser distribuídos pelo ambiente para interagir com a memória da controladora, assim, o usuário pode determinar um conjunto de regras e níveis de programação em relação ao consumo de energia e de água, climatização, luminosidade, segurança, sensores de fumaça e por aí adiante.

Solução sustentável

Uma solução como o Z-Wave pode proporcionar um grande desempenho sustentável para a edificação, tanto em economia financeira quanto de recursos naturais. Um estudo europeu revelou que de 15% a 20% do consumo de energia elétrica de uma residência vem de equipamentos que estão em stand-by – o que não isenta totalmente o uso de energia por parte do aparelho. Neste caso, por exemplo, os sensores Z-Wave instalados proporcionam um de 100% da fonte de energia de determinado item, sem que ele seja desconectado da tomada.

Outro ponto importante é a maior segurança, tanto patrimonial quanto perimetral. O usuário pode criar um cenário para que o sistema fique alerta a sensores de gás e fumaça, por exemplo, e ser avisado caso haja alguma situação fora do comum. Também é possível determinar uma cena de segurança contra invasão.

O conteúdo completo desta matéria poderá ser conferido no Green Yearbook 2018 – Certificações e Sustentabilidade no Brasil. Acompanhe o Going Green Brasil para mais conteúdos exclusivos do Anuário nos próximos dias. Para saber como participar envie uma mensagem pelo e-mail info@goinggreen.com.br.
Total
1
Shares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*

%d blogueiros gostam disto: