Empresa participou ativamente da adaptação do AQUA-HQE ao mercado brasileiro. Inovatech é responsável pela consultoria de mais de 300 empreendimentos.


green yearbook 2018


escritório Inovatech
Ter uma equipe profissional qualificada e comprometida é um dos diferenciais da Inovatech. Foto: Divulgação/Inovatech

A Inovatech Engenharia desempenhou um papel importante nestes 10 anos de atuação da certificação AQUA-HQE no País. A empresa participou ativamente do processo de adaptação dos referenciais técnicos para o contexto brasileiro e, hoje, é uma das líderes nacionais em consultoria para a certificação concedida pela Fundação Vanzolini.

Ela foi responsável por uma das primeiras obras certificadas pelo AQUA-HQE, em 2009: a loja de Niterói da Leroy Merlin – que divide o posto com o Espaço Immensità. Além disso, também fez parte da primeira certificação de instituição pública – a Escola Ilha da Juventude –, primeira certificação de Empreendedor AQUA – destinada a Even –, entre outros fatos marcantes.

“Este pioneirismo levou à participação ativa no desenvolvimento de referenciais AQUA-HQE, fazendo uma importante ponte do mercado com a entidade certificadora. Somos escolhidos por grandes, médias e pequenas incorporadoras para adequar seus empreendimentos à Norma de Desempenho, tanto na gestão de processos quanto na parte de simulações computacionais e monitoramento de desempenho”, afirma Luiz Henrique Ferreira, engenheiro e sócio-fundador da Inovatech.

Segundo ele, a proposta é tornar todas as construções mais confortáveis, eficientes e com a menor pegada ambiental possível. Para adequar as melhores soluções para cada caso específico, é preciso contar com uma equipe de alto nível técnico e com formação abrangente, de modo a compreender de fato as necessidades do projeto.

“Sustentabilidade tem que ser simples, eficiente e sob medida. Atuamos para que nossos clientes sejam protagonistas da sustentabilidade em suas empresas, pois as ideias precisam ser geradas dentro das organizações para serem duradouras. O nosso papel é ajudar a gerar boas ideias e, por isso, não acreditamos em consultorias de prateleira”, afirma Luiz.

Luiz Henrique Ferreira, engenheiro e sócio-fundador da Inovatech.
Para Luiz Henrique, sócio-fundador da consultoria, sustentabilidade deve ser simples e eficiente. Foto: Divulgação/Inovatech

DNA Sustentável

Não é novidade que o Brasil ainda precisa ser mais produtivo quando o assunto é construção civil. Ter equilíbrio entre o tripé ambiental, operacional e financeiro é fundamental para alcançar os melhores níveis de sustentabilidade.

“O setor é um dos que mais impactam a economia, produtividade e as metas de redução de emissões de carbono do Brasil. Desta forma, não entendemos que exista outra maneira de trabalhar que não seja investindo em eficiência, conforto e redução da pegada ambiental nas construções”, afirma o executivo.

A metodologia própria desenvolvida pela Inovatech é baseada em cinco pilares: inovação, experiência, conhecimento técnico, alavancar negócios e atendimento. Segundo Luiz Henrique, vale destacar que as certificações sustentáveis atuantes no mercado também servem como uma ferramenta para alavancar o desempenho e os resultados dos projetos e não apenas como um “item de prateleira”.

A união dos cinco pilares com todas as ferramentas disponíveis no mercado ajuda a florescer ideias, organizar processos internos e trazer retornos financeiros que justifiquem a perenidade do DNA sustentável do cliente.

“Isso inclui também a programação da nossa saída do processo, pois não queremos virar sócios de nossos clientes. Queremos que eles aprendam e caminhem com suas próprias pernas, juntando-se a nós no movimento de tornar as cidades lugares melhores para se viver”, finaliza.

O conteúdo completo desta matéria poderá ser conferido no Green Yearbook 2018 – Certificações e Sustentabilidade no Brasil. Acompanhe o Going Green Brasil para mais conteúdos exclusivos do Anuário nos próximos dias. Para saber como participar envie uma mensagem pelo e-mail info@goinggreen.com.br.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: