Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Edifício comercial construído pela Thá Engenharia conquistou o nível Platinum da certificação LEED. Situado em Curitiba, Landmark Batel alcançou 88 pontos.

fachada landmark batel
Fachada do Landmark Batel, em Curitiba (PR). Foto: Divulgação/Thá Engenharia

O Landmark Batel é um edifício corporativo situado na cidade de Curitiba (PR), atualmente considerado o empreendimento mais sustentável na região Sul do Brasil e entre os três maiores do País, de acordo com a certificação LEED. O projeto alcançou 88 pontos, o que rendeu o selo no nível Platinum – mais alto dentro do Leadership in Energy and Environmental Design.

A execução da obra ficou a cargo da Thá Engenharia, enquanto a incorporação é da Partilha Empreendimento. Entregue em maio deste ano, a qualidade dos processos construtivos apresentados durante a execução da obra e os resultados obtidos com a parceria foram aprovados por Sérgio Padilha, diretor Partilha Empreendimentos

“Notamos o profissionalismo e a integração de toda a equipe, que mostrou muita responsabilidade para concluir uma obra deste padrão. Acreditamos que a Thá foi a melhor escolha para a realização do projeto”, diz o executivo.

Para Lucas Miara, engenheiro do Grupo Thá, entre os fatores relevantes para a busca pela certificação, pode-se destacar a valorização do imóvel, tanto financeiramente quanto ambientalmente.

“A implementação de uma cultura baseada na redução dos consumos hídricos e energéticos, diminuição dos investimentos de manutenção corretiva – visto que os prédios sustentáveis geram indicadores constantes do uso dos sistemas –, conforto e qualidade interna dos ambientes e integração com os transportes coletivos ou alternativos são alguns dos ganhos relacionados à adequação dos conceitos da certificação”, explica.

Soluções sustentáveis

Para alcançar o nível Platinum, o Landmark Batel apresentou soluções eficientes, entre elas, um telhado verde em toda extensão da laje de cobertura. O telhado verde ajuda na redução da poluição, além de servir como um isolante térmico natural e contribuir com a retenção de águas pluviais.

O vidro da fachada é de última geração. O low-e (do inglês, low emissivity), permite a passagem da luz natural, mas não do calor e das radiações UV/UF. Isso garante uma maior eficiência energética para o empreendimento, que diminui o uso de iluminação artificial e de aparelhos de ar-condicionado.

“O ar-condicionado, inclusive, é de alta eficiência, consumindo menos energia em relação aos equipamentos da linha standard. Vale dizer também que a iluminação e o ar-condicionado podem ser programados para que o acionamento ocorra somente em horários necessários”, afirma Lucas.

Em relação ao sistema de renovação do ar ambiente e controle de poluição das garagens, o projeto garantiu que todos os ambientes recebessem de forma inteligente a renovação do ar, garantindo mais conforto aos usuários. As garagens possuem um sistema inteligente de renovação do ar para diminuir o monóxido de carbono expelido pelo sistema de escapamentos dos veículos.

Outro ponto importante é o uso racional da água. Aproveitando o telhado verde implantado na cobertura, um reservatório de águas pluviais capta e realiza o tratamento do recurso. O Landmark Batel também conta com sistema de tratamento do esgoto cinza – gerado nos lavatórios de banheiros e tanques –, que somado à água pluvial tratada, permite a reutilização do recurso nos vasos sanitários, irrigação e lavagem de pisos.

O sistema hidráulico como um todo permite obter grande eficiência no reúso das águas, atendendo grande parte da demanda e diminuindo a necessidade por água potável na edificação.

Edifício nível Platinum em Brasília

O Centro Corporativo Portinari foi outro que recebeu o nível mais alto da certificação LEED recentemente, se tornando o primeiro com o selo Platinum no Centro-Oeste. Clique aqui para saber mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*

%d blogueiros gostam disto: