Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Parque Solar São Gonçalo poderá gerar mais de 1.200 GWh por ano. Maior parque solar fotovoltaico em operação também está instalado no Piauí.

parque solar fotovoltaico no Piauí
Parque Solar Nova Olinda, em Ribeira do Piauí (PI), é o maior em operação atualmente no País. Foto: Divulgação/Grupo Enel

O Estado do Piauí terá o maior parque solar fotovoltaico da América do Sul. A Enel Green Power Brasil – subsidiária brasileira de energia renovável do Grupo Enel – deu início a construção do Parque Solar São Gonçalo, na cidade de São Gonçalo do Gurguéia, com capacidade total instalada de 475 MW (megawatt).

Quando estiver em plena operação, a planta será capaz de gerar mais de 1.200 GWh (Gigawatt-hora) por ano, além de evitar a emissão de mais de 600 mil toneladas de CO2 na atmosfera. Do total instalado, 388 MW foram conquistados pelo Grupo Enel no leilão brasileiro A-4, em dezembro de 2017, e estão apoiados por contratos de fornecimento de energia de 20 anos para um pool de distribuidoras que operam no mercado regulado. Os 87 MW restantes vão gerar energia para o mercado livre.

“O início da construção do Parque Solar São Gonçalo fortalece a nossa liderança no setor brasileiro de energias renováveis e confirma mais uma vez a importância que damos ao desenvolvimento da energia solar no País”, afirma Antonio Cammisecra, responsável da Enel Green Power.

“São Gonçalo vai contribuir para a diversificação e a resiliência da matriz energética do Brasil, respaldando um ciclo econômico virtuoso por meio do fornecimento de energia sustentável em longo prazo”, completa.

O investimento é de cerca de R$ 1,4 bilhão na construção da planta solar, o equivalente a aproximadamente US$ 390 milhões. A previsão é de que a planta esteja em funcionamento em 2020.

Maior parque solar fotovoltaico já é do Piauí

parque solar fotovoltaico na Bahia
Parque Solar Ituverava, em Tabocas do Brejo Velho (BA), segundo maior em operação no Brasil. Foto: Divulgação/Grupo Enel

Os dois maiores parques solares fotovoltaicos em operação na América do Sul também são de responsabilidade da Enel Green Power. No ano passado, o grupo inaugurou o Parque Solar Nova Olinda – localizado na cidade de Ribeira do Piauí (PI) –, com capacidade de 292 MW e, atualmente, o maior parque em operação no continente.

Ele é composto por cerca de 930 mil painéis solares em uma área de 690 hectares e sua capacidade de produção anual é de 600 GWh – metade do que é esperado para o novo Parque Solar São Gonçalo –, o que é suficiente para atender o consumo de 300 mil lares. O projeto evita, aproximadamente, a emissão de 350 mil toneladas de CO2 na atmosfera.

A segunda maior planta em operação é o Parque Solar Ituverava – instalado em Tabocas do Brejo Velho (BA) –, com capacidade de 254 MW. São 850 mil painéis distribuídos em uma área de 579 hectares. Em plena operação, ele é capaz de gerar mais de 550 GWh, o que equivale ao consumo de energia elétrica de 268 mil residências. Além disso, o projeto conseguir evitar a emissão de mais de 318 mil toneladas de CO2.

Total
1
Shares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*

%d blogueiros gostam disto: