Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Conselho Regional de Educação Física da 9ª Região do Paraná abriu nova sede no final de 2018. Desempenho visa atingir maior eficiência energética.

Com a certificação LEED, a nova sede preza pela eficiência energética. Foto: Bebel Ritzmann

O Conselho Regional de Educação Física da 9ª Região – Estado do Paraná (CREF9/PR) inaugurou no mês de dezembro de 2018 sua nova sede, construída a partir dos referenciais técnicos da certificação Leardership in Energy and Environmental Design (LEED). Este é o primeiro edifício sustentável de um conselho profissional certificado no Brasil.

Situada no centro da cidade de Curitiba, a nova casa dos trabalhadores do segmento de Educação Física possui seis andares em um total de 1.770 m². São quase 150 m² de área verde, a qual é composta por 55% de espécies nativas. Vale destacar que o prédio do CREF9/PR também conta com 14 vagas de bicicletas para funcionários e visitantes, incentivando, assim, o uso de transporte alternativo e limpo.

A prioridade foi elevar o nível de eficiência energética do empreendimento, buscando economia, qualidade e conforto. Para isso, algumas medidas de redução de energia foram implantadas, como o uso de equipamentos eficientes – lâmpadas LED e sensores de ocupação – e aproveitamento de energia renovável e luz natural nos ambientes internos.

Os painéis fotovoltaicos têm a missão de suprir parte da demanda de energia. As janelas receberam uma proteção solar, o que diminui a entrada de raios solares na parte interior da sede e, consequentemente, mitigando a necessidade de ar-condicionado. O equipamento implantado segue a linha VRF modular, sistema no qual os espaços ocupados por poucas pessoas serão condicionados com a capacidade mínima, gerando uma grande economia energética.

A operação da nova sede do Conselho Regional de Educação Física da 9ª Região – Estado do Paraná também conta com sistema de captação de água da chuva e reservatório com capacidade de 10 mil litros. Neste sistema, 100% do recurso será filtrado e reutilizado nas cubas sanitárias e irrigação de todo prédio.

Além disso, todo o lixo do prédio será separado a partir da sua origem e destinado corretamente.

Construção sustentável

Nova sede é o primeiro prédio ecológico de um conselho profissional no país. Foto: Bebel Ritzmann

As medidas sustentáveis foram implementadas desde o começo do processo de demolição e limpeza do terreno onde o empreendimento seria construído. Todo o resíduo oriundo da demolição foi reaproveitado, assim como as embalagens plásticas e de papelão das matérias-primas da obra, que foram cuidadosamente separadas e destinadas à reciclagem.

A sustentabilidade também se fez presente nos acabamentos, como, por exemplo, a prioridade pelo uso de tinta à base de água, silicones e selantes com controle de VOC (Compostos Orgânicos Voláteis), que garantem a qualidade do ar.

Com mais de 30 mil profissionais registrados, Antonio Eduardo Branco, presidente do CREF9/PR, comemora a conquista. “Ao longo de sua história, o Conselho garantiu inúmeras conquistas e avanços na luta pelos interesses dos nossos profissionais. O número de registrados cresceu muito, assim como nossa representatividade e credibilidade junto à sociedade. A nova sede chega para atender o registados de maneira mais ágil e qualificada. Além disso, inaugurar o primeiro prédio ecológico de um conselho profissional no Brasil é motivo de muito orgulho”, afirmou.

Total
11
Shares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*

%d blogueiros gostam disto: