Recurso lançado pelo Google, Your Plan, Your Planet analisa hábitos de consumo de água, energia e alimentos e mostra como é possível diminuir o desperdício.

Diariamente nos perguntamos como nossas ações impactam o meio ambiente e como podemos ter uma vida mais sustentável, tanto para nós quanto para o planeta. A verdade é que tudo o que fazemos têm uma consequência, portanto, pequenas mudanças de hábito no nosso cotidiano trazem resultados significantes. Mas, por onde começar?

O Google lançou uma ferramenta interativa que analisa nossos hábitos de consumo e mostra o que podemos fazer no dia a dia para mitigar os impactos ao meio ambiente, principalmente no que diz respeito ao desperdício de recursos naturais.

Chamado de Your Plan, Your Planet, o sistema foi desenvolvido em parceira com o instituto de pesquisa California Academy of Sciences e está dividido no consumo e desperdício de água, energia e alimentos. Estes três pontos possuem uma grande parcela para manter um ciclo saudável e sustentável na natureza.

Alimentação

print Your Plan, Your Planet google
Imagem: Reprodução Your Plan, Your Planet.

A produção de alimentos, por exemplo, é responsável por consumir mais de dois terços do consumo de água e por gerar mais de um quarto das emissões de CO2. Por isso, quando desperdiçamos algum tipo de comida, não estamos apenas jogando fora aquele produto, mas todos os recursos naturais utilizados na sua produção.

A ferramenta desenvolvida pelo Google ensina os usuários como armazenar corretamente determinados tipos de alimentos, diminuindo, assim, a quantidade de comida que vai para o lixo – além de preservar as suas propriedades por mais tempo.

Água

print Your Plan, Your Planet google
Imagem: Reprodução Your Plan, Your Planet

O consumo consciente de água já é uma pauta muito presente dentro dos lares brasileiros. O tempo em que gastamos no chuveiro e o uso de equipamentos eficientes para reduzir o gasto do recurso hídrico são dois assuntos bastante discutidos não somente com um viés ambiental, mas, também, para diminuir o valor da conta mensal.

Ao interagir com o Your Plan, Your Planet, o usuário pode descobrir o quanto de água ele consome por ano de acordo com o tempo médio do seu banho e o quanto poderia economizar instalando um chuveiro eficiente.

Energia

print Your Plan, Your Planet google
Imagem: Reprodução Your Plan, Your Planet

Já em relação ao consumo de energia elétrica, a ferramenta avalia por quantas horas do dia o usuário deixa as lâmpadas acesas. Por exemplo, se você deixa as luzes ligadas por um período médio de 8 horas por dia, o consumo anual é de 6.307 kW – o que produz a mesma quantidade de CO2 se comparado a dirigir um carro por 158 horas.

A troca de lâmpadas incandescentes por outros modelos mais eficientes, como o LED, reduz o consumo de energia elétrica e aumenta a vida útil do produto.

Ficou curioso para saber como as suas ações podem fazer do mundo um lugar mais sustentável? Faça o teste no Your Plan, Your Planet neste link.

Total
28
Shares

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: