Kit Projeto atua com projetos de sistemas prediais hidráulico-sanitários, visando excelência sustentável e somando na busca por certificações verdes.


green yearbook 2018


kit projeto atua com sistemas prediais hidráulico-sanitários, entre outros
Imagem ilustrativa retirada do Google.

A busca por desenvolver um bom trabalho que atenda às expectativas dos clientes requer muito comprometimento, disciplina, persistência e responsabilidade. Estes são os conceitos implantados pela Kit Projeto, empresa que atua na área de consultoria e elaboração de projetos de sistemas prediais hidráulico-sanitários, prevenção e combate a incêndios, eletricidade e comunicações.

Fundada em 1996 por Satiko Kitauchi – projetista com mais de 40 anos de experiência e atuação em mais de 2 mil projetos – e Alice Sumie Kitauchi – engenheira civil com especialização em gestão ambiental e 22 anos de experiência –, a empresa já entregou mais de 400 projetos que estão espalhados pelo Brasil e, principalmente, pelo Estado de São Paulo.

A Kit Projeto desenvolve projetos de diversos tipos de edificações, como condomínios residenciais verticais e corporativos, unidades educacionais, hotéis, hospitais, centros comerciais, indústrias e condomínios horizontais. A cartela de clientes é formada por incorporadoras e construtoras da construção civil.

“Nos últimos anos atuamos bastante com condomínios residenciais verticais e horizontais, além dos corporativos. Há tendência para o desenvolvimento de estudos para viabilizar os empreendimentos dentre as disciplinas que já atuamos”, afirma a Eng. Alice Sumie.

A elaboração de um projeto de instalações é um processo complexo e que envolve diferentes fases. Por isso, os trabalhos são desenvolvidos em parceria com engenheiros eletricistas, engenheiros civis, eletrotécnicos e projetistas.

“Nosso trabalho é viabilizar todas as soluções dos espaços de construção das áreas técnicas, como reservatórios de água, câmara transformadora, sala de medidores, sala de gerador, central de gás, dentre outros, sempre focando no fluxograma racionalizado para que tenhamos um produto final de qualidade e redução da manutenção pós-uso, além de se enquadrarem nas normas NBR e das concessionárias”, explica Alice.

Projeto bem-sucedido

Um projeto de instalações para desempenho das edificações desenvolvido com sucesso é tão importante para as questões ligadas diretamente à sustentabilidade quanto para a elaboração de um fluxograma racionalizado.

Independentemente dos projetos desenvolvidos se destinarem às certificações, o foco da Kit Projeto sempre foi buscar a máxima eficiência sustentável, através de soluções como:

  • Garantir o uso racional de água, sugerindo a utilização de dispositivos redutores de vazão e pressão, bem como dimensionamento adequado das redes, que permitem a redução de consumo de água;
  • Evitar ocorrência de patologias e dar condições para que a manutenção seja feita com facilidade, precisão, segurança e economia, evitando a geração excessiva de entulhos e desperdícios de materiais;
  • Adotar sistemas de forma a preservar as condições potabilidade da água.

Muitos dos projetos trabalhados pela Kit Projeto possuem certificados sustentáveis, como o AQUA-HQE, concedido pela Fundação Vanzolini. A primeira experiência aconteceu em 2012 com o empreendimento Horizon, da Tegra Incorporadora – na época, ainda com o nome de Brookfield Incorporações.

“A dificuldade foi grande, pois alguns aspectos da certificação trazidos do exterior para serem aplicados aqui apresentaram alguns entraves para a conclusão do trabalho”, lembra Alice.

Apesar destas dificuldades encontradas, a empresa julgou pertinente divulgar e apresentar os caminhos da certificação sustentável aos seus clientes, desde então. “Este primeiro trabalho norteou os caminhos a serem trilhados nos projetos subsequentes”, afirma a engenheira e sócia-diretora.

O conteúdo completo desta matéria poderá ser conferido no Green Yearbook 2018 – Certificações e Sustentabilidade no Brasil. Acompanhe o Going Green Brasil para mais conteúdos exclusivos do Anuário nos próximos dias. Para saber como participar envie uma mensagem pelo e-mail info@goinggreen.com.br.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: