Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Diversidade de soluções apresentadas pela Acqualimp faz com que a empresa consiga se adaptar a qualquer necessidade de projeto.


green yearbook 2018


O alerta contra o consumo exacerbado de água é uma constante dentro do escopo da sustentabilidade. Mais do que a conscientização de que é preciso reduzir o volume de água que gastamos em nossas atividades, é preciso pensar também no reaproveitamento do recurso natural hídrico.

A Acqualimp – que faz parte do Grupo Rotoplas, de origem mexicana – é uma empresa de renome na fabricação de reservatórios rotomoldados, que, hoje, está presente em 12 países fornecendo as melhores soluções para os setores da construção e indústria, entre outros mercados.

As soluções são voltadas para armazenamento de água e tratamento de esgoto doméstico com uma linha de produtos que incluem caixas d’água, cisternas, tanques de armazenamento para diversos volumes, plantas de tratamento de esgoto e plantas purificadoras de água. Vale ressaltar que os produtos da empresa possuem a tecnologia Expel, proteção antibacteriana que conserva a água mais limpa por um período maior de tempo.

Uma das características da Acqualimp é se adaptar ao projeto em questão, o que só é possível graças à sua ampla diversidade de soluções. A empresa oferece produtos voltados para residências – seja para a captação de água da chuva seja para armazenamento do recurso que vem da rede pública –; empresas – tanques para armazenamento de grandes volumes de água, cisterna para captação de águas pluviais, filtros e purificadores –; projetos especiais – desenvolvimento e execução de projetos de eficiência no consumo de água, tratamento de esgoto e saneamento –; e projetos agroindustriais – soluções para armazenamento de fluídos, alimentos e substâncias químicas.

Soluções para armazenamento

Antes de tudo, é importante saber que cada solução possui a sua particularidade e propósito. As caixas d’água, por exemplo, são recomendadas para quem deseja armazenar o recurso natural com segurança, evitando o contato com impurezas, insetos e sujeiras. Normalmente, elas são instaladas em um local alto – cobertura ou telhado – para proporcionar mais pressão quando torneiras e chuveiros forem acionados. No entanto, é importante calcular o peso do equipamento – já considerando o volume de água que a caixa armazena – para não ocorrer nenhum problema na estrutura da edificação.

reservatórios de água acqualimp
Foto: Divulgação/Acqualimp.

Também é preciso considerar a capacidade de armazenamento, uma vez que a reserva de água deve ser para dois dias. Em média, uma pessoa gasta em torno de 150 a 200 litros por dia morando em uma casa ou apartamento. As caixas da Acqualimp têm capacidade de 310 a 2.500 litros dependendo do modelo de interesse.

Já os tanques de armazenamento são destinados para volumes maiores de água – de 5 mil a 16 mil litros – e podem ser adotados em escolas, edifícios, condomínios, fazendas e outras grandes obras. O produto também foi projetado para instalação sobre o piso, garantindo o seu desempenho máximo. O tanque possui tampa descentralizadora que permite fácil acesso e, ao mesmo tempo, oferece uma vedação total contra sujeiras indesejadas.

reservatórios de água acqualimp
Foto: Divulgação/Acqualimp.

As cisternas são produtos destinados para instalação debaixo da terra, ideais para espaços menores que necessitam aumentar a capacidade de armazenamento do recurso hídrico. Esta é a melhor alternativa de sistema para captação e tratamento de águas pluviais, reutilizando-a para fins não potáveis como lavagem de áreas externas, irrigação de áreas verdes e abastecimento de vasos sanitários. Vale destacar que há um modelo voltado para minimizar as consequências de locais que têm abastecimento irregular da rede pública.

Reconhecimento socioambiental

A Acqualimp foi responsável pelos sistemas de captação de água pluvial e descarte de água do primeiro projeto no Brasil que recebeu a certificação LEED for Homes – Construção e Design de Edifícios – Residências, em 2015. A edificação Residência Alphaville Dom Pedro, situada em Campinas (SP), conquistou a certificação no nível Prata ao conseguir reduzir o consumo de água potável em cerca de 60%.

Residência Alphaville Dom Pedro, situada em Campina
Residência Alphaville Dom Pedro, situada em Campinas (SP) – LEED for Homes nível Silver. Foto: Divulgação.
O conteúdo completo desta matéria poderá ser conferido no Green Yearbook 2018 – Certificações e Sustentabilidade no Brasil. Acompanhe o Going Green Brasil para mais conteúdos exclusivos do Anuário nos próximos dias. Para saber como participar envie uma mensagem pelo e-mail info@goinggreen.com.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*

%d blogueiros gostam disto: