Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Construtora situada em Goiânia, SIM Engenharia quer não só desenvolver empreendimentos sustentáveis, mas, também, atestar sua própria sustentabilidade.


green yearbook 2018


Perspectiva da fachada do Kingdom Park Residence, empreendimento da SIM Engenharia.
Perspectiva da fachada do Kingdom Park Residence, empreendimento da SIM Engenharia. Foto: Divulgação/SIM Engenharia.

A SIM Engenharia surgiu no mercado imobiliário e da construção civil de Goiás em 2007, baseada na experiência de mais de 30 anos de seus sócios-diretores Paulo Silas Ferreira e Ricardo Maciel, em conjunto com uma equipe técnica eficiente e comprometida com a qualidade e a sustentabilidade dos seus produtos.

A empresa atua tanto com a incorporação quanto a construção de empreendimentos residenciais e comerciais de alto e médio padrão – recentemente, também começaram a fazer projetos na faixa 2 do programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal.

“Sempre executamos as obras dos projetos em que somos incorporadores. E também construímos para outras empresas que tenham a mesma pegada e consciência sustentável que nós”, diz Paulo Silas, diretor comercial da SIM Engenharia.

Segundo ele, a responsabilidade sustentável já nasceu com a própria empresa. “Nós somos a primeira construtora de Goiânia a implementar o sistema de tratamento de água cinza, além de realizarmos um trabalho de desenvolvimento profissional dos nossos colaboradores. Porém, somente agora estamos em busca de se certificar”, ressalta.

O interesse na certificação surgiu há mais ou menos um ano junto com a parceria realizada com a Abissal Capitalismo Saudável, empresa que trabalha o conceito de sustentabilidade e aplica a gestão sustentável em empresas privadas – saiba mais sobre a Abissal.

“A SIM sempre teve a preocupação com a qualidade e a responsabilidade social com os seus colaboradores. Vamos trabalhar para otimizar isso e complementar com as práticas ambientais, resultando em um impacto positivo na vida financeira da construtora e demais stakeholders”, destaca Camila Storti, sócia-fundadora da Abissal.

“A consultoria vai nos ajudar a melhorar os sistemas internos, além de promover e gerenciar os quesitos sustentáveis. É importante tornar isto não só uma prática ou departamento dentro da empresa, mas, sim, uma cultura”, completa Paulo.

Impacto positivo

Adequar as soluções de construção com as necessidades e expectativas dos clientes não é um trabalho simples. É preciso apresentar imóveis de alta qualidade somados a um bom nível de rentabilidade.

A sustentabilidade pode trazer estes atributos para a construção, trabalhando com produtos mais eficientes, que não agridem o meio ambiente e geram maior economia ao longo da operação. Além disso, práticas sustentáveis no canteiro de obras, como a diminuição do consumo de água e energia e gestão adequada dos resíduos também geram economia direta, tanto de recursos quanto financeiramente.

No Kingdom Park Residence, empreendimento da SIM Engenharia em Goiânia, por exemplo, há uma turbina eólica instalada na cobertura. Embora ela gere relativamente pouca energia, o volume é suficiente para ser contabilizada e reduzir a conta da área comum do condomínio.

“Isso influencia o mercado imobiliário a aderir alternativas sustentáveis e o público a dar preferência aos imóveis com estes itens. Além de que este equipamento se paga em pouco tempo, devido à longa vida útil do empreendimento”, explica Ricardo Maciel, diretor técnico da construtora.

O executivo lembra que também há um impacto social à medida que estas iniciativas educam a população interna e externa da empresa. No caso dos funcionários, a SIM Engenharia mantém uma equipe fixa em seus projetos, cerca de 80% a 90% do pessoal. Os treinamentos oferecidos, tanto na parte de segurança quanto técnica, também são importantes para o desenvolvimento sustentável.

O conteúdo completo desta matéria poderá ser conferido no Green Yearbook 2018 – Certificações e Sustentabilidade no Brasil. Acompanhe o Going Green Brasil para mais conteúdos exclusivos do Anuário nos próximos dias. Para saber como participar envie uma mensagem pelo e-mail info@goinggreen.com.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*

%d blogueiros gostam disto: