Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Ranking elaborado pela USGBC aponta o estado de Illinois como líder em projetos LEED em 2018. EUA espera que construção sustentável cresça ainda mais.

fachada do Northwestern Medicine Lake Forest Hospital certificado LEED
Perspectiva do Hospital Northwestern Medicine Lake Forest, em Illinois. Foto: Divulgação/Northwestern Medicine Lake Forest Hospital.

O United States Green Building Council (USGBC) divulgou recentemente sua lista anual com os 10 principais estados americanos com edificações certificadas LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) em 2018. Illinois está no topo do ranking, seguido por Massachusetts e Washington.

O LEED é o sistema de classificação de construção sustentável mais utilizado no mundo. De acordo com a entidade, atualmente há mais de 96 mil projetos registrados em 167 países e regiões. Em seu país de origem, a certificação possui força incomparável. Apenas nos 10 estados que compõe a lista, mais de 43 milhões de metros quadrados são certificados.

“Nos últimos 25 anos, o USGBC, suas empresas associadas e a comunidade de construção sustentável se uniram para tornar nosso planeta mais forte, mais verde e mais sustentável através do LEED”, disse Mahesh Ramanujam, presidente e CEO da USGBC, através de comunicado oficial.

“Estes 10 estados são exemplos de como podemos criar mudanças duradouras e mensuráveis ​​e melhorar a qualidade de vida de todos em nossas comunidades. Um futuro melhor requer um padrão de vida universal que não deixa ninguém para trás e isso simplesmente não seria possível sem o extraordinário trabalho que está sendo feito nestes lugares”, completa o executivo.

Veja também: 10 anos de certificação AQUA-HQE no Brasil, conheça a história

Top 10 principais estados americanos do LEED

top 10 states for leed
Imagem: USGBC.

O USGBC classifica os estados com base na quantidade de Square Foot por pessoa – vale ressaltar que Square Foot (ou pés quadrados, em português) é a medida de metragem mais comumente utilizada nos EUA. Os dados per capita são priorizados para permitir uma comparação justa do nível de construção sustentável, respeitando as diferenças de quantidade populacional e de número de edifícios entre os estados.

Illinois volta a liderar o ranking ao certificar 172 projetos, o que significa uma área de 5.31 Square Foot certificados LEED por pessoa e um total de mais de 68 milhões Square Foot. Desde 2015 a região não conquistava a posição mais alta da tabela.

Outros destaques são os estados de Washington e Texas, que alcançaram suas posições mais altas desde que o ranking começou a ser divulgado – 3º e 5º lugares respectivamente. Colorado também conseguiu uma evolução notável, passando da 10ª posição em 2017 para a 6ª em 2018.

Confira o Top 10 States for LEED do USGBC em 2018. Os dados abaixo foram mantidos com a metragem em Square Foot para respeitarem fielmente os resultados. Os números são referentes apenas ao ano passado.

  1. Illinois

Área certificada per capita: 5.31
Total de área certificada: 68.133.942
Número de projetos certificados: 172
Projeto de destaque: o Hospital Northwestern Medicine Lake Forest parte de um campus reformado que abriu em março de 2018. Possui mais de 700 médicos que oferecem desde cuidados básicos até atendimentos especializados e de emergência. O empreendimento é certificado LEED Silver.

  1. Massachusetts

Área certificada per capita: 5.30
Total de área certificada: 34.718.212
Número de projetos certificados: 122
Projeto de destaque: A Escola Dr. Martin Luther King Jr. – certificada LEED Platinum – serviu como protótipo um projeto de escolas verdes e mudou a forma como a região pensa em sustentabilidade. A instituição também usa seu design como uma ferramenta de ensino para estudantes.

  1. Washington

Área certificada per capita: 4.25
Total de área certificada: 28.555.753
Número de projetos certificados: 137
Projeto de destaque: A Estação do Corpo de Bombeiros 22 de Seattle foi projetada para apoiar o bem-estar de seus usuários, encontrando maneiras de reutilizar e conservar a água não potável para atender às necessidades da estação. O projeto é certificado LEED Platinum.

  1. Nova York

Área certificada per capita: 3.76
Total de área certificada: 72.881.287
Número de projetos certificados: 214
Projeto de destaque: O Albany Damien Center Residences é um projeto de habitação LEED Gold dedicado a fornecer abrigo em longo prazo para mais de 400 pessoas que possuem o vírus HIV e estão desamparadas.

  1. Texas

Área certificada per capita: 3.52
Total de área certificada: 88.404.993
Número de projetos certificados: 277
Projeto de destaque: O canil LEED Silver Austin Animal expandiu suas instalações para atender à crescente comunidade “No Kill” – que oferece proteção e cuidados para animais domésticos – da cidade. O centro possui mais de 44 canis, além de estaleiros e salas de adoção.

  1. Colorado

Área certificada per capita: 3.39
Total de área certificada: 17.042.295
Número de projetos certificados: 114
Projeto de destaque: O edifício Jones Hall da Escola de Surdos e Cegos de Colorado é uma construção histórica e certificada LEED Gold. O local serve tanto de acomodação para famílias visitantes quanto de repositório de recursos para estudantes de todo o estado.

  1. Havaí

Área certificada per capita: 3.31
Total de área certificada: 4.504.287
Número de projetos certificados: 20
Projeto de destaque: O Centro de Convenções do Havaí conquistou a certificação LEED Gold e está focado em medir o desempenho ambiental para melhorar a experiência dos seus visitantes.

  1. Virginia

Área certificada per capita: 3.17
Total de área certificada: 25.348.631
Número de projetos certificados: 136
Projeto de destaque: A sede global da Operation Smile – ONG de serviços médicos – utilizou as diretrizes da certificação para avaliar o seu próprio compromisso com o desenvolvimento sustentável do mundo. O novo escritório possui o LEED nível Gold.

  1. Califórnia

Área certificada per capita: 3.02
Total de área certificada: 112.388.968
Número de projetos certificados: 521
Projeto de destaque: O edifício 301 da Jet Propulsion Laboratory – centro tecnológico de pesquisa dos EUA relacionado com a NASA – obteve o nível Gold usando os referenciais do LEED v4.1. O sistema foi usado em todo o campus para comparar o progresso e melhorar continuamente o desempenho da construção, sem deixar de atender os princípios sustentáveis ​impostos pela NASA.

  1. Maryland

Área certificada per capita: 2.92
Total de área certificada: 16.869.680
Número de projetos certificados: 113
Projeto de destaque: A casa de shows Merriweather Post Pavilion – LEED Silver – é um local icônico que abriga grandes nomes da música. O empreendimento reflete muitos valores ambientais que garantiram a certificação.

Setor deve crescer ainda mais nos EUA

O ranking não considerou Washington, DC em sua lista final devido ao seu status de território federal. No entanto, a capital do país é referência em sustentabilidade nos EUA. São 145 projetos certificados LEED em 2018, totalizando uma área de 37.147.538 Square Foot e 61.74 Square Foot por pessoa.

Outro ponto importante a ser ressaltado é o desempenho sustentável dos níveis de cidades e comunidades certificadas – o LEED for Cities, que já possui mais de 137 registros em todo o mundo. Nove dos 10 estados contemplados na lista abrigam cidades e comunidades que conquistaram o LEED for Cities, entre elas: Chicago (Illinois), Seattle (Washington), Austin (Texas) e San Diego (Califórnia).

Segundo o USGBC, pesquisas revelam que as construções sustentáveis continuarão se expandindo até 2021. O principal motivo é a demanda que vem dos próprios clientes nos EUA, que se atentam aos benefícios socioambientais dos projetos certificados. Recentemente, e entidade introduziu o LEED v4.1 – atualização do sistema de classificação – e abriu o registro para edifícios existentes (LEED v4.1 O + M), novas construções (LEED v4.1 BD + C) e interiores (LEED v4. 1 ID + C).

Fonte: USGBC.

Total
1
Shares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*

%d blogueiros gostam disto: