Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Empreendimento possui certificação AQUA-HQE e foi projetado pelo escritório de arquitetura Primi & Appoloni. Head Tower está situado em Piracicaba (SP).


green yearbook 2018


Vista aérea do Head Tower
Vista aérea do Head Tower. Foto: Miro Martins Fotografia.

O Head Tower, edifício comercial de propriedade do Grupo Rio Verde situado em Piracicaba (SP), é composto por uma torre com térreo, mezanino, 10 pavimentos padrão, um pavimento com jardim descoberto e outros dois que ocupam metade da laje do pavimento padrão. Ao todo, são 165 salas comerciais, que variam entre 41,59 m² e 57,94 m².

O projeto arquitetônico é do escritório Primi & Appoloni. Diversas ações foram pensadas para que o empreendimento minimizasse os impactos ambientais e tivesse um alto nível sustentável, se tornando um negócio importante para a valorização da região.

Para o Grupo Rio Verde, a conquista da certificação AQUA-HQE confirma que todo o trabalho está na direção certa. A busca pelo conforto e melhores condições aos locatários das salas comerciais é fundamental para agregar valor ao Head Tower.

Saiba mais: Grupo Rio Verde atesta seu compromisso com a construção sustentável

Confira a seguir as soluções adotadas.

Sítio e construção: Para mitigar os transtornos causados pela construção, os vizinhos são informados sobre eventuais incômodos e desenvolvimento das fases da obra. Também foram feitas ações para limitar a poluição no entorno e estabelecida uma rotina semanal para limpeza das ruas e calçadas. Coletores foram instalados no canteiro de obras incentivando a separação e destinação correta de resíduos recicláveis e orgânicos, além de um cuidado especial com materiais considerados perigosos. A gestão eficiente garantiu que 99% dos resíduos fossem beneficiados.

Eficiência no uso de água: A redução do consumo de água é de 39,71%, em decorrência da instalação de equipamentos e produtos eficientes. Entre eles, foram entregues metais sanitários com restrição de vazão e arejadores e as bacias sanitárias contêm o sistema duplo fluxo. O paisagismo também contribui para esta área, uma vez que foram priorizadas espécies vegetais que requerem menos água na irrigação.

Energia e atmosfera: O partido arquitetônico privilegiou a utilização de materiais na fachada que minimizam a entrada de calor, reduzindo significativamente o uso de ar-condicionado. Foram usados painéis de vidro laminado 8 mm de alto desempenho com fator solar de 0,30 nas fachadas, garantem iluminação natural sem comprometer a eficiência do sistema de resfriamento. O projeto luminotécnico priorizou fontes de luz de elevada eficácia e durabilidade, tanto nas áreas internas quanto externas. Com estas soluções, a economia é de 20%.

Veja também: Arquitetos da Sustentabilidade: inovação com o escritório Primi & Appoloni

Gestão de resíduos: A gestão de resíduos seguiu um Plano de Gerenciamento para uso e operação do Head Tower, o qual foi importante para orientar os condôminos e os administradores sobre como separar, transportar e acondicionar os resíduos. Além de preparar os espaços adequadamente para receber materiais recicláveis e orgânicos, tomando cuidado para que a limpeza e higienização estejam protegidas, o projeto também criou rotinas para a coleta seletiva.

Conforto ambiental e saúde: Possíveis fontes de odores foram neutralizadas por meio de ventilação forçada, bem como através de limpeza e higienização constantes. Os pisos e materiais de revestimentos foram escolhidos para favorecer as condições de limpeza, manutenção, restrição do crescimento de fungos e bactérias. Já os produtos de limpeza usados não liberam partículas e nem fibras em quantidades ou características nocivas à saúde humana.

O conteúdo completo desta matéria poderá ser conferido no Green Yearbook 2018 – Certificações e Sustentabilidade no Brasil. Acompanhe o Going Green Brasil para mais conteúdos exclusivos do Anuário nos próximos dias. Para saber como participar envie uma mensagem pelo e-mail info@goinggreen.com.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*

%d blogueiros gostam disto: