Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

São mais de 2,2 milhões de m² de empreendimentos certificados pelo AQUA-HQE que tiveram a consultoria da proActive, uma das empresas líderes do mercado.


green yearbook 2018


green building
Foto: Shutterstock/vapor

A proActive Consultoria tem um importante papel no desenvolvimento sustentável das construções brasileiras, principalmente no que diz respeito aos 10 anos de história da certificação AQUA-HQE no Brasil. A empresa, por meio da sua diretora e engenheira civil Ana Rocha Melhado, é uma das responsáveis pela adaptação dos referenciais técnicos a realidade brasileira.

Fundada em 2000, a proActive é uma consultoria de gestão avançada em projetos sustentáveis, que apresenta soluções para a construção civil. A empresa desenvolve projetos integrados aos processos de produção, aproveitando metodologias que otimizam técnicas de trabalho e custos, dessa forma, incrementando a produtividade e a garantia de qualidade e desempenho do produto entregue.

São mais de 2,2 milhões de m² de empreendimentos certificados pelo AQUA-HQE, dado que faz da empresa uma das líderes de mercado. A consultoria também oferece assessoria no desenvolvimento de outras certificações verdes, como LEED, GBC Casa e GBC Condomínio, Selo Procel e Casa Azul.

“Qualificar e implementar meios que viabilizem empreendimentos com equilíbrio social, econômico e ambiental, agregando valor aos produtos e aos seus clientes, é um dos nossos principais objetivos. Grande parte do sucesso e reconhecimento obtidos pela proActive advém de sua maneira integrada de atuar”, afirma a diretora Ana Rocha.

Saiba mais: 10 anos de certificação AQUA-HQE, conheça a história

A metodologia de trabalho de uma consultoria é algo importante para atingir as expectativas dos clientes. Na prestação de serviços são estabelecidos procedimentos específicos para facilitar a integração entre o programa dos empreendimentos e os escopos de contratação, disciplina por disciplina de projeto, considerando todo o ciclo de vida da edificação.

A proActive trabalha para alcançar os melhores resultados em seis frentes: qualidade, custo, prazo, satisfação das partes interessadas, construtibilidade e sustentabilidade.

Cases de destaque

Com vasta experiência de mercado, a consultoria pode se orgulhar de muitos empreendimentos com os quais implementou o processo de certificação AQUA-HQE. Entre eles, os shoppings do Grupo JCPM: RioMar Recife, RioMar Fortaleza e RioMar Presidente Kennedy – respectivamente nas cidades de Recife (PE) e Fortaleza (CE).

“Os shoppings foram concebidos para proporcionar conforto e bem-estar diferenciados aos clientes, serem eficientes energeticamente, além de possuírem uma efetiva gestão da água e resíduos”, diz Ana Rocha.

Além disso, três importantes clientes da empresa se tornaram Empreendedores AQUA, o que atesta o compromisso com sustentabilidade de seus projetos. Para conquistar este título, a construtora precisa certificar todos os seus empreendimentos de um escopo pré-definido.

O Grupo Rio Verde foi pioneiro no interior do Estado de São Paulo. Juntamente com a assessoria da proActive, foram nove empreendimentos certificados. São cases que demonstram um comprometimento significativo com a gestão sustentável. Já a Trisul, segunda empresa a se tornar Empreendedor AQUA no Brasil, teve 10 edifícios certificados nos últimos dois anos.

proactive trabalhou na certificação do amadis
Projeto do Amadis, empreendimento da Tarjab Incorporadora. Foto: Divulgação/Tarjab.

Por fim, a Tarjab Incorporadora também é parceira da proActive há anos, tendo desenvolvido diversos projetos em conjunto. Um dos mais importantes é o case do edifício Amadis.

Além de ser o certificado número 500 do AQUA-HQE, o Amadis também conquistou o primeiro certificado para habitação social sustentável concedido pela Fundação Vanzolini.

Saiba mais: Amadis: conheça o 500º edifício certificado pela Fundação Vanzolini

“Sempre tivemos um protagonismo nessa área. Por termos participado desde o início do desenvolvimento e implantação da certificação AQUA-HQE no mercado brasileiro, fomos a empresa a dar consultoria para uma das duas primeiras certificações do Brasil, o Espaço Immensità, da Mori Administração e Participação”, finaliza Ana.

O conteúdo completo desta matéria poderá ser conferido no Green Yearbook 2018 – Certificações e Sustentabilidade no Brasil. Acompanhe o Going Green Brasil para mais conteúdos exclusivos do Anuário nos próximos dias. Para saber como participar envie uma mensagem pelo e-mail info@goinggreen.com.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*

%d blogueiros gostam disto: