Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Sistema do Novotel Itu, projeto da Riberrar Engenharia executado pelo Grupo Newset, foi um dos vencedores do 25º Prêmio Destaques do Ano Smacna Brasil.


green yearbook 2018


fachada novotel itu
Foto: Divulgação/Novotel Itu.

Inaugurado no primeiro semestre de 2018, o Novotel Itu Golf & Resort, em Itu (SP), é o primeiro resort da marca na América do Sul. Com uma área construída de mais de 31 mil metros quadrados, o empreendimento dispõe de infraestrutura completa para receber, em média, 5 mil hóspedes mensalmente.

O hotel foi um dos vencedores do 25º Prêmio Destaques do Ano Smacna Brasil na categoria Obra Nova / Conforto. A premiação aconteceu no ano passado e reconheceu sete projetos de climatização concluídos em 2017 – veja todos os ganhadores. Ao todo, o Novotel Itu Golf & Resort possui 343 apartamentos com sistema de climatização independente, além de outros ambientes como restaurantes, bares, áreas de lazer e entretenimento e centro de convenções.

O Grupo Newset ficou responsável pela implantação das soluções de climatização, garantindo um projeto sustentável e eficiente e oferecendo as condições adequadas de conforto térmico aos usuários. A Riberar Engenharia em Climatização foi escolhida para projetar o sistema e a IAC realizou a consultoria e validação da execução.

Veja também: Inscrições para o 26º Prêmio Destaques do Ano Smacna Brasil vão até 1º de março

Sistemas simultâneos

sistema de climatização
Foto: Divulgação/Grupo Newset.

O Sistema de Ar Condicionado instalado é composto por 51 unidades condensadoras de ar do tipo VRF de fabricação Samsung, com gás refrigerante R-410A, divididas em 39 sistemas instalados na cobertura do hotel. A capacidade total é de 1.164 HPs e 482 unidades evaporadoras do tipo Built-In, Cassete, Hi-Wall e AHUs.

Vale destacar a moderna linha de aparelhos de ar-condicionado cassete 360 da Samsung, com design circular que se alinha perfeitamente às características arquitetônicas dos ambientes.

“O VRF é uma ótima solução para hotéis, usado em praticamente 90% destas edificações no Brasil. Tivemos a parceria da Samsung, que nos ajudou a ter uma solução especial. O Novotel Itu é um empreendimento de altíssimo design, por isso os modelos cassete 360 se integram muito bem com o ambiente”, diz o engenheiro Felipe Raats Daud, gerente de Engenharia e Operações do Grupo Newset.

É comum que empreendimentos hoteleiros tenham diversas atividades acontecendo simultaneamente. Áreas comuns, cozinhas, unidades habitacionais, centro de eventos, restaurantes, etc., cada um possui as suas devidas particularidades quanto à climatização. Oferecer uma solução de qualidade aos hóspedes e demais usuários em todos estes espaços é um desafio que requer atenção constante.

“É um projeto muito grande, que exige técnicas apuradas de engenharia, priorizando qualidade e gestão”, afirma Felipe O Novotel Itu dispõe de um centro de convenções com capacidade para atender 1.800 pessoas, no qual foi equipado com sistema VRF dedicado e unidades condensadoras posicionadas no pátio do hotel.

Também foi implantado um sistema de expansão indireta para climatização de cinco cozinhas principais, com alto fator de calor latente. O sistema instalado na área externa consistiu em quatro chillers modulares com compressor scroll e gás refrigerante R-410-A, totalizando 60 TR. Nas casas de máquinas foram instalados condicionadores de ar do tipo Fancoils com filtragem G4+F5 dedicados para as cozinhas e posicionados na laje técnica, além de ventiladores de exaustão de cozinha com capacidade total de 79.135m3/h, que garantem maior eficiência à operação.

“Nós tivemos uma grande preocupação em manter o ambiente limpo e adequado para operação dos colaboradores das cozinhas. Usamos um sistema que trata todo o ar externo antes de insuflá-lo para dentro do ambiente, de forma que é possível manter os diferenciais de pressão da cozinha em relação aos ambientes ao redor, evitar o cheiro característico e também manter o conforto interno”, explica Felipe.

O empreendimento hoteleiro ainda conta com 20 ventiladores de suprimento de ar externo com capacidade total de 128.550 m3/h; 15 ventiladores de exaustão mecânica com capacidade total de 129.300m3/h; e quatro ventiladores de pressurização de escadas com capacidade total de 86.250m3/h.

Automação eficiente

novotel itu
Foto: Divulgação/Novotel Itu.

A automação é feita por meio de uma central única de controle de tela tátil, que pode ajustar as soluções de acordo com a necessidade de cada ambiente.

É possível controlar a temperatura dos aparelhos, programar ações de acordo com a hora, checar alarmes e realizar manutenção diretamente da central de automação, programar manutenção para quando o apartamento está vazio, entre outras funções.

“Isso facilita muito a operação e reduz o custo de manutenção, já que podemos atender a chamados, monitorar tempo de uso dos aparelhos, entre tantas possibilidades que otimizam a operação do empreendimento”, conclui Felipe.

O conteúdo completo desta matéria poderá ser conferido no Green Yearbook 2018 – Certificações e Sustentabilidade no Brasil. Acompanhe o Going Green Brasil para mais conteúdos exclusivos do Anuário nos próximos dias. Para saber como participar envie uma mensagem pelo e-mail info@goinggreen.com.br.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*

%d blogueiros gostam disto: