Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Os aprovados farão parte de uma lista disponibilizada pelo BID ao setor público, a fim de fomentar a contratação de soluções sustentáveis em energia.

chamada bid soluções em energia
Gestão de energia é fundamental para o desenvolvimento sustentável. Foto: Pixabay/ColiN00B_1125016

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) está realizando um mapeamento de empresas e soluções inovadoras para a gestão de energia em prédios públicos. Os interessados podem enviar seus projetos em iluminação pública, eficiência energética em prédios e geração distribuída de energia solar até o dia 30 de abril.

O objetivo da chamada aberta é criar um banco de soluções inovadoras em energia, podendo, assim, conectá-las com gestores públicos. Desta forma, os aprovados serão disponibilizados na plataforma do Programa de Investimento em Gestão de Infraestrutura Pública para Eficiência Municipal (PROGEINFRA) – uma parceria entre o BID e o Banco do Brasil que deve atender mais de 200 municípios de até 500 mil habitantes.

Com um mapa de soluções em gestão de energia à disposição, os municípios poderão utilizar recursos do BID para investirem em infraestruturas modernas e sustentáveis em seus prédios públicos, a fim de não só promover preservação ambiental, mas, também, gerar economias no uso de recursos financeiros públicos.

As soluções devem apresentar inovação em novos modelos de execução ou novos e criativos métodos para enfrentar um desafio na execução de um projeto. O mapa elaborado pelo BID contará com:

  • Ferramentas inovadoras para diagnóstico e gestão de uso de energia;
  • Capacitação em temas de eficiências energética (apps e ferramentas on-line);
  • Bens e equipamentos para promover o uso eficiente de energia;
  • Mecanismos de financiamento para projetos de eficiência energética.

Critérios para inscrição

Podem enviar os seus projetos pessoas jurídicas de direito privado, incluindo startups, fornecedores e empresas já estabelecidas no mercado, residentes no Brasil ou no exterior. A solução deve ter capacidade de produção escalável e ter sido devidamente testada, além de apresentar viabilidade técnica de implementação.

Clique aqui para preencher o formulário de inscrição.

Investimento em infraestrutura municipal

Em parceria com o Banco do Brasil, o BID aprovou uma operação multissetorial de U$ 600 milhões para o fomento e melhoria de eficiência de estruturas viárias, de água, energia e de serviços públicos de munícipios de pequeno e médio porte – até 500 mil habitantes.

Segundo estudo, estas cidades abrigam cerca de 70% da população brasileira e não contam com oferta de crédito para o investimento urbano. Com a disponibilização dos recursos, a expectativa é atender mais de 200 municípios até 2023, promovendo o desenvolvimento sustentável.

Total
18
Shares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*

%d blogueiros gostam disto: