Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Sustentech oferece consultoria em arquitetura, engenharia e construção, atuando com duas premissas: certificação e otimização de desempenho das edificações.


green yearbook 2018


sustentech
Escritório sustentável da Sustentech. Foto: Divulgação/Sustentech.

Trabalhar com sustentabilidade é um grande desafio e requer conhecimento e experiência. Por isso, o melhor a se fazer é buscar uma consultoria especializada no assunto e pronta para fazer do seu projeto um projeto sustentável. Visando esta excelência, a Sustentech presta serviços de consultoria em arquitetura, engenharia e construção, atuando com duas premissas: certificação e otimização de desempenho das edificações.

O grande diferencial é a visão multidisciplinar e integrada. Um projeto multidisciplinar envolve várias especialidades, como arquitetura, engenharia civil, elétrica, hidráulica, ventilação e ar condicionado, iluminação, acústica, automação, paisagismo, construção, gestão de resíduos construtivos, entre outros.

As soluções desenvolvidas pela Sustentech permeiam por todas estas especialidades, trabalhando de maneira alinhada e em sinergia para obter um resultado positivo. E integrada porque estas disciplinas têm várias interfaces entre si e, portanto, critérios e especificações adotadas por uma interferem no projeto desenvolvido pelas demais.

“Essas interferências devem ser avaliadas de forma integrada em função de seu impacto em todas as disciplinas, de forma que a solução adotada seja otimizada como um todo. Por exemplo, a adoção de lâmpadas LED reduz o consumo de energia elétrica e também a carga térmica do ambiente, o que significa que o sistema de ar condicionado pode ser menor, potencializando ainda mais a redução de consumo de energia”, explica Marcos Casado, diretor técnico-comercial.

Metodologia de trabalho

Para quem visa à certificação sustentável, a Sustentech oferece uma consultoria que abrange toda a orientação necessária ao desenvolvimento do projeto e da obra, bem como a preparação da documentação a ser submetida ao órgão certificador, resposta aos seus eventuais questionamentos e participação nas auditorias.

“As certificações são sempre agentes de transformação no mercado. Ao criar referenciais indicando critérios e parâmetros a serem alcançados, dão respaldo à transformação do mercado materializando as tendências que surgem na sociedade. Isso é um estímulo para que todos se adequem”, diz Marcos.

Já a consultoria para otimização de desempenho de edificações visa avaliar soluções integradas que reduzam o consumo de água e energia e melhorem a gestão de resíduos, segundo critérios técnicos e econômicos. As soluções avaliadas são apresentadas em forma de matriz de decisão, ou seja, mostrando qual seria o investimento necessário, o benefício esperado e o retorno do investimento.

“Essa abordagem é muito utilizada quando o cliente quer auferir os benefícios de um projeto sustentável, mas não necessita obter uma certificação”, completa Casado.

A consultoria ainda orienta para o cumprimento das exigências da NBR 15575 – Desempenho de edificações habitacionais – e realiza estudos específicos como simulações de conforto térmico e lumínico, que são fundamentais para garantir o atendimento à norma.

O primeiro passo deve ser um diagnóstico da situação atual, a fim de identificar os itens que podem ser melhorados, assim como aqueles que, eventualmente, não podem ser melhorados por causa de limitações técnicas.

Em seguida, são propostas as soluções mais efetivas, já detalhando quais seriam o investimento necessário e o resultado esperado. “A incorporação destas soluções é acompanhada de perto por nós durante todo o prazo de desenvolvimento do empreendimento, orientando os envolvidos e resolvendo questões dentro dos parâmetros de sustentabilidade e otimização que nortearam o projeto”, afirma Marcos, diretor técnico-comercial.

Shopping Manaus Via Norte
Shopping Manaus Via Norte, certificado AQUA-HQE. Foto: Divulgação/ Shopping Manaus Via Norte.

Entre os projetos destacados, estão o Shopping Manaus Via Norte – primeiro da região Norte a conquistar a certificação AQUA-HQE –, Parque Madureira, no Rio de Janeiro, e o Bairro Ilha Pura – que serviu como Vila dos Atletas nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016.

“Ao longo de 10 anos, a Sustentech desenvolveu e consolidou a sua metodologia de trabalho para certificação e otimização do desempenho de empreendimentos. São mais de 230 projetos em que foram alcançados resultados ambientais expressivos, além da obtenção da certificação pretendida em 100% dos casos”, conclui Casado.

Saiba mais: Shopping Manaus Via Norte é o 1º da região norte com certificado AQUA-HQE

Saiba mais: Parque Madureira, no Rio de Janeiro, é exemplo de espaço público certificado

Saiba mais: Bairro Ilha Pura elevou nível de sustentabilidade dos Jogos Olímpicos do Rio

Escritório modelo

F

Adotar os mesmos princípios sustentáveis propostos aos clientes em suas próprias instalações foi a forma que a Sustentech encontrou para criar uma espécie de showroom para apresentações de soluções e produtos em prol de um mundo mais verde.

O escritório modelo – situado em São Paulo (SP) – foi projetado sob os requisitos do selo LEED CI – destinado a interiores comerciais – e contempla:

  • Iluminação natural abundante;
  • Iluminação artificial complementar com lâmpadas LED;
  • Ar-condicionado Nível A Procel;
  • Carpete Interface com conteúdo reciclado;
  • Móveis de madeira reciclada;
  • Metais sanitários com economizadores;
  • Descargas dual-flush;
  • Materiais de limpeza não tóxicos;
  • Tintas e vernizes de base água;
  • Paisagismo interno para purificação do ambiente;
  • Persianas automatizadas para redução do ofuscamento dos usuários e da carga térmica do ambiente.
O conteúdo completo desta matéria poderá ser conferido no Green Yearbook 2018 – Certificações e Sustentabilidade no Brasil. Acompanhe o Going Green Brasil para mais conteúdos exclusivos do Anuário nos próximos dias. Para saber como participar envie uma mensagem pelo e-mail info@goinggreen.com.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*

%d blogueiros gostam disto: