Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Ydesign Studio, criado por Audrey Bello Ramos, trabalha com projetos arquitetônicos, design de interior e paisagismo com foco sustentável.


green yearbook 2018


Le Dune, projeto Ydesign
Edifício Residencial Le Dune, que teve projeto arquitetônico do Ydesign Studio.  Foto: Divulgação.

O caminho holístico de cuidado e responsabilidade com o meio ambiente sempre esteve presente na essência e anseios da arquiteta Audrey Bello Ramos. Para externar estas características em seu campo de trabalho, a profissional idealizou esta identidade na criação do Ydesign Studio de Projetos e Sustentabilidade. Este é o case que apresentamos hoje no caderno especial Arquitetos da Sustentabilidade, do Anuário Green Yearbook 2018.

O próprio nome e logotipo escolhidos para a empresa representam este conceito. “O ‘y’ é referência ao número ‘7’, que significa ‘conquista’. E ainda faz ligação à análise, investigação, lógica e reflexão, palavras às quais permeiam o processo criativo com visão na sustentabilidade”, explica Audrey.

A arquiteta é formada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e possui mestrado em Engenharia: Energia, Ambiente e Materiais – Área de Concentração em Materiais pela Ulbra. Ao todo, são mais de 20 anos de experiência.

O Ydesign trabalha com projetos de arquitetura, design de interior e paisagismo para o mercado da construção civil, sempre priorizando a visão integrada da sustentabilidade em edificações. O escritório desenvolve trabalhos em consultoria e coordenação em projeto integrado, simulação energética, análises energéticas para norma de desempenho, além de direcionar projetos para a obtenção das certificações GBC Condomínio e LEED BD+C – Projeto e Construção de Edifícios.

“Mesmo que o projeto não tenha o objetivo de conquistar uma certificação, creio que ele deva abordar oito categorias sustentáveis: implantação, uso eficiente da água, energia e atmosfera, materiais e recursos, qualidade ambiental interna, requisitos sociais, inovação e projeto, além de questões regionais”, afirma Audrey.

Premiações

A expertise adquirida no setor rendeu ao portfólio projetos com três premiações em sustentabilidade, feitos em parceria com a empresa Torres & Bello Arquitetos Associados. O projeto do retrofit realizado na sede da empresa Delpro Incorporações – de Porto Alegre (RS) – foi reconhecido pelo prêmio regional do Sinduscon Premium 2016/2017 por suas práticas sustentáveis e conquistou o 1º lugar do Prêmio Saint-Gobain de Arquitetura – Habitat Sustentável em 2017, na categoria Profissional Comercial (a nível nacional).

Saiba mais: Conheça o case sustentável da sede da construtora Delpro

Quem também recebeu a condecoração do Prêmio Saint-Gobain em 2017 foi o projeto Residencial Le Dune – na cidade de Torres (RS) –, pelo 2º lugar na categoria Profissional Residencial.

Já neste ano, o Ydesign Studio, em parceria com o escritório de arquitetura Torres & Bello, foi condecorado novamente pela premiação. O Pousada Praia de Torres conquistou o 2º lugar na categoria profissional Projeto Comercial. O Ydesign foi responsável pelo projeto de design interior e paisagismo.

Veja também: 6º Prêmio Saint-Gobain de Arquitetura anuncia os projetos vencedores

Confira a seguir um trecho da entrevista com a arquiteta Audrey Bello Ramos.

Audrey Bello Ramos, arquiteta do Ydesign
Audrey Bello Ramos, arquiteta do Ydesign Studio de Projetos e Sustentabilidade. Foto: Arquivo pessoal.

Qual conceito o Ydesign emprega em seus projetos?

É fundamental iniciar o projeto sustentável com o Processo de Projeto Integrado onde todas as equipes trabalhem juntas, de maneira realmente colaborativa, desde o início da concepção dos projetos, onde os profissionais das mais variadas competências opinam sobre suas especialidades.

O resultado obtido – ou seja, o conceito do projeto – é consequência de um processo no qual todas as opiniões, de cada possível interessado, são levadas em consideração e as soluções são trabalhadas em conjunto até que se atinjam os níveis de sustentabilidade, economia, eficiência, estética, qualidade e segurança estipulados ou objetivados.

Como um bom projeto é fundamental para todas as etapas de uma construção verde, desde a construção até o uso e manutenção?

O projeto sustentável – assim como qualquer outro projeto com qualidade arquitetônica – deve considerar o ciclo de vida da edificação, que inicia na fabricação do material passando por sua instalação, operação, manutenção até o seu descarte no fim da sua vida útil.

Como entender a premissa de design com propósito para criar ambientes funcionais e não somente bonitos?

Entendo que o design tem como finalidade principal solucionar funcionalmente alguma questão para o bem-estar das pessoas, entretanto, aliar a estética à função é agregar psicologicamente e emocionalmente muito mais bem-estar ao usuário.

O conteúdo completo desta matéria poderá ser conferido no Green Yearbook 2018 – Certificações e Sustentabilidade no Brasil. Acompanhe o Going Green Brasil para mais conteúdos exclusivos do Anuário nos próximos dias. Para saber como participar envie uma mensagem pelo e-mail info@goinggreen.com.br.
Total
4
Shares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*

%d blogueiros gostam disto: