Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Para essa edição da Feicon Batimat são esperadas mais de 700 marcas expositoras e 80 mil visitantes nos quatro dias de feira.

Feicon Batimat
A 25ª edição da Feicon Batimat acontecerá entre os dias 9 e 12 de abril, no São Paulo Expo, em São Paulo (SP). Foto: Divulgação/Feicon Batimat.

A Feicon Batimat – Salão Internacional da Construção e Arquitetura – acontecerá de 9 a 12 de abril, em São Paulo (SP). O maior evento do setor da América Latina reunirá soluções de sistemas construtivos, ferramentas para construção, fundação, estrutura, máquinas e equipamentos.

Para essa edição são esperadas mais de 700 marcas expositoras, em um evento que marca o início do calendário da construção civil no País. A expectativa é de mais de 80 mil visitantes nos quatro dias de feira.

Na opinião de Mayra Nardi, gerente da Feicon Batimat, esta é uma ocasião especial, já que se trata da 25ª edição. “Temos muito o que comemorar, em termos de economia de mercado e do evento como um todo. Temos trabalhado cada vez mais este perfil profissional e de negócios. A Feicon tem se transformado em um ambiente que motiva a realização de negócios. Sem dúvida alguma será a melhor edição dos últimos anos”, afirma.

“Todo ano tentamos trazer novidades e conteúdos relevantes. Estabelecemos quatro pilares que são: conteúdos, negócios, relacionamentos e inovação. E dentro deles temos uma série de experiências voltadas para cada perfil do visitante – seja ele varejista, designer, engenheiro, arquiteto, construtor, etc.”, comenta a gerente do evento.

2° Seminário de Disseminação do BIM

Uma das atrações principais desta 25ª edição é o 2° Seminário de Disseminação do BIM e a Indústria de Materiais de Construção no Brasil, que será realizado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (ABRAMAT).

O Seminário de Disseminação do BIM – Building Information Modelling, tecnologia onde é possível criar digitalmente um ou mais modelos virtuais precisos de uma construção – trará informações atualizadas sobre as tendências de inovação na indústria de materiais e demais agentes da cadeia produtiva da construção.

Também serão apresentados o conteúdo, cronograma e impactos da implantação da Estratégia Nacional de Disseminação do BIM pelo Governo Federal. Na oportunidade, será divulgada, ainda, a Plataforma BIM BR com o detalhamento sobre o sistema e as orientações para downloads e uploads de objetos na ferramenta.

A programação do Seminário também contará com espaço para discussão sobre as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) relacionadas ao tema, além de casos práticos e exemplos de geração de bibliotecas BIM de importantes empresas fabricantes de materiais no Brasil.

De acordo com Talita Daher, coordenadora de Difusão Tecnológica da ABDI, as bibliotecas de objetos e componentes são muito importantes para a adoção do BIM por parte do setor da construção.

“A construção da Plataforma BIM BR foi um passo absolutamente importante para o estímulo e a adoção dessa nova metodologia digital do setor da construção. Mas, por ser colaborativa, caberá ao setor produtivo, associações e profissionais a disseminação e a ampliação da ferramenta”, ressalta.

Casa24h

A Casa24h, projeto idealizado e realizado em parceria pela Reed Exhibitions Alcantara Machado – organizadora da Feicon – e Inovatech Engenharia – consultoria de sustentabilidade para o setor da construção civil – é um projeto de construção industrializada, que utiliza sistemas e metodologias para extrair o máximo de qualidade e produtividade, entregando orçamentos e atendendo prazos dentro do previsto, sem perder de vista a redução do impacto ambiental.

O projeto será construído ao vivo dentro da Feicon Batimat, em uma arena aberta para o público in loco acompanhar a execução, em tempo recorde, da obra. A Casa24h será, de fato, construída em 24 horas – divididas em três sessões durante os três primeiros dias do evento.

“O objetivo é construir para reduzir prazo, ter segurança e ergonomia para os operários. Nesse sistema, o trabalho é predominantemente executado em bancada, reduzindo riscos de acidentes de trabalho no canteiro. A maior parte do trabalho é feito dentro de um galpão, com qualidade e sustentabilidade”, explica Luiz Henrique Ferreira, diretor da Inovatech Engenharia.

Veja também: Casa24h será uma das grandes atrações da Feicon Batimat 2019

casa24h
Casa24h é um projeto inédito que acontece na 25ª edição da Feicon Batimat. Foto: Divulgação/Inovatech.

“Serão 24 horas parceladas em três dias para dar oportunidade ao visitante caminhar entre o projeto e conhecer os sistemas que serão aplicados. É uma solução inédita na Feicon e que busca solucionar o déficit habitacional do País”, diz Mayra Nardi.

O Going Green Brasil, em parceria com o projeto, fará a cobertura exclusiva do espaço durante a 25ª Feicon Batimat – além de trazer todas as novidades durante os quatro dias de feira.

Clique aqui e saiba mais informações sobre a Casa24h.

Rota da Sustentabilidade

A Rota da Sustentabilidade reúne os diferenciais sustentáveis dos expositores da 25ª edição Feicon Batimat em uma rota exclusiva que leva informação, novidades, inovação e oportunidade de relacionamento para os visitantes.

A iniciativa destaca, por meio de um tour guiado e uma sinalização exclusiva no pavilhão, expositores que trazem produtos e soluções sustentáveis em três eixos:

  • Fabricação: Destaca os fabricantes que tem boas práticas de responsabilidade socioambiental em suas linhas fabris, facilitando a rastreabilidade da cadeia produtiva e mitigação de riscos;
  • Obra: Destaca os fabricantes cujos produtos contribuam para um canteiro de obras com menor consumo de recursos, melhores condições de trabalho, menos resíduos de obra ou incômodos à vizinhança;
  • Produto aplicado: Destaca os benefícios de sustentabilidade para o usuário final da construção durante a vida útil e desmontagem do produto. Eficiência energética, hídrica, reciclabilidade, baixa manutenção, desmontabilidade, conforto térmico e acústico, entre outros.

Os produtos selecionados para a Rota passam por uma análise de sustentabilidade realizada pela Inovatech Engenharia e a Fundação Vanzolini. A avaliação será compartilhada com os visitantes no evento e os produtos selecionados estarão com um destaque diferenciado para identificá-los mais facilmente.

Saiba mais sobre a Rota da Sustentabilidade neste link.

Archathon

O Archathon é o maior Workshop de Especificação Arch&Design das Américas e também acontece durante a Feicon Batimat. É um evento de conteúdo e criatividade para arquitetos, designers de interiores e produto ou engenheiros formados.

Durante o evento, cerca de 90 profissionais, divididos em trios, serão desafiados a criar um projeto usando o portfólio das marcas parceiras do local, com a ajuda de mentores – profissionais que são referência no mercado.

Archathon
Os vencedores do Archathon conquistam uma viagem para a feira Salone Del Mobile Milano, em 2020, na Itália. Foto: Divulgação/Feicon Batimat.

Os vencedores do Archathon, os que projetarem o melhor ambiente escolhido pela Comissão Julgadora, conquistam uma viagem internacional para a feira Salone Del Mobile Milano, em 2020, na Itália.

Saiba mais sobre o Archathon aqui.

Clique aqui para realizar o credenciamento da 25ª Feicon Batimat.

Total
2
Shares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*

%d blogueiros gostam disto: