Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

ACN Construtora realiza projetos de alto padrão residencial. Casa ACN Provence faz parte do condomínio Quinta da Baroneza, em Bragança Paulista.


green yearbook 2018


Projeto da fachada da Casa ACN Provence
Projeto da fachada da Casa ACN Provence. Arquitetura remete à região de Provença, no Sul da França. Foto: Divulgação/Grupo ACN.

A Casa ACN Provence nasceu para ser um projeto integrado que garante eficiência e conforto. Ele está inserido dentro do condomínio Quinta da Baroneza – área situada entre as cidades de Itatiba e Bragança Paulista (SP) –, um dos principais loteamentos de alto padrão do Brasil.

A casa de campo foi inspirada em um estilo de arquitetura que remete às regiões como Provença, no Sul da França. Os conceitos arquitetônicos, paisagistas e decorativos se misturam com tecnologias e sistemas de ponta, que prometem otimizar o conforto dos moradores e a eficiência do empreendimento. A sustentabilidade também é outro fator fundamental no desenvolvimento do projeto.

“Entendemos que sustentabilidade é sinônimo de eficiência, durabilidade, conforto e qualidade. A tecnologia é utilizada como um apoio destes aspectos”, diz Anderson C. do Nascimento, CEO do Grupo ACN e idealizador da Casa ACN Provence.

O projeto minucioso para dimensionar todos os aspectos da Casa ACN Provence antes de começar a execução das obras foi essencial para que tudo ocorresse dentro do planejamento, gerando diversos benefícios.

“É um conjunto de fatores que faz com que a casa inteira apresenta mais eficiência sem ser nocivo ao meio ambiente”, afirma Anderson. Confira a seguir os principais diferenciais sustentáveis do projeto.

projeto casa acn provence
Empreendimento está situado em uma região de alto padrão, no interior paulista. Foto: Divulgação/Grupo ACN.

Sítio e construção: O terreno está virado para a posição norte – ou seja, com possibilidade de receber mais energia natural durante o dia. No fundo há um bosque que está sendo cuidado para enriquecer a bioma da localização. A região da Quinta da Baroneza é conhecida como uma das que oferecem melhor qualidade de vida no País. Para não causar efeitos nocivos ao ambiente local, o canteiro sustentável seguiu os requisitos recomendados nos referenciais técnicos da certificação AQUA-HQE. O canteiro foi projetado de forma que pudesse ser reaproveitado, por isso conta com uma estrutura desmontável. As ações são feitas para mitigar os impactos ambientais, principalmente não poluir o solo.

Eficiência no uso de água: O empreendimento residencial possui um sistema de captação e reúso de água de chuva, em um reservatório com capacidade de 20 mil litros. O volume coletado é aproveitado para fins não potáveis, como a irrigação de áreas verdes e a lavagem das áreas externas da casa. Os sistemas automatizados evitam desperdício durante o consumo, por exemplo, com irrigação inteligente através de um sensor de chuva, que não liga o sistema em dias com previsão de chuva. É possível monitorar o uso do recurso hídrico por meio de diversos aparelhos medidores.

Energia e atmosfera: O projeto de light design se destaca por criar ambientes dedicados a cada ocasião, distribuindo de forma consciente a utilização de lâmpadas LED e de halógenas, que segue uma mecânica de equilíbrio entre áreas de conforto e de maior circulação. Para a geração de energia através de fontes renováveis, foram instaladas placas fotovoltaicas. O intuito é que todo o consumo de energia dos moradores da casa seja de geração própria. Os medidores de energia foram instalados em quatro setores da casa: interno, externo, nas áreas que demandam mais ar-condicionado e nas máquinas.

Operação e manutenção: A automação é parte essencial da operação eficiente da Casa ACN Provence. O sistema foi desenvolvido para proporcionar dados e conhecimentos de tudo o que está acontecendo no empreendimento, em tempo real e como histórico. Isso facilita a avaliação que os gestores podem fazer do desempenho do projeto. A automação é um ponto importante para a manutenção preventiva, ajudando a identificar possíveis vazamentos e agindo para resolver a situação. A casa automatizada também garante maior eficiência energética, uma vez que ela pode desligar o ar-condicionado se nenhum usuário estiver no ambiente em um determinado período de tempo.

O conteúdo completo desta matéria poderá ser conferido no Green Yearbook 2018 – Certificações e Sustentabilidade no Brasil. Acompanhe o Going Green Brasil para mais conteúdos exclusivos do Anuário nos próximos dias. Para saber como participar envie uma mensagem pelo e-mail info@goinggreen.com.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*

%d blogueiros gostam disto: