Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Spar 3D Expo & Conference e AEC Next Technology Expo + Conference 2019: Evento internacional destaca tecnologias inovadoras para a aplicação na indústria da construção civil


Por Marcelo Rodacki, Sócio-proprietário da WRodacki


tecnologias

É notável o desenvolvimento acelerado de novas tecnologias em todas as áreas do conhecimento.  Assistentes virtuais inteligentes, carros autônomos, realidade virtual e aumentada, machine learning, inteligência artificial e computação quântica são exemplos de realidade que até pouco tempo eram obras de ficção científica.

Este desenvolvimento em larga expansão tem gerado uma oferta cada vez maior de soluções tecnológicas, inclusive na indústria da construção civil. Estar por dentro das principais tendências e novidades do setor é fundamental para acompanhar o mercado e se manter competitivo.

Com objetivo de reunir e divulgar as novidades da área, ocorrem anualmente e em paralelo os eventos Spar3D Expo & Conference, voltado para tecnologias 3D, e AEC Next Technology Expo + Conference com foco no mercado da construção civil. Por quase duas décadas, o SPAR 3D tem sido o principal evento internacional para a aplicação da tecnologia 3D na indústria. Na edição deste ano reuniram-se durante três dias aproximadamente 1.900 profissionais de 33 países. Foram mais de 80 sessões de conferência e 118 expositores apresentando o que há de mais moderno no mundo da tecnologia 3D.

tecnologias

Complementar ao escâner fixo, o escâner móvel vem surgindo em versões numerosas que visam atender diversos mercados, cada um com sua especificidade. O NavVis M6 é um escâner sobre rodas baseado no sistema LIDAR, que ao ser conduzido por um operador escaneia os ambientes em movimento gerando uma nuvem de pontos.  A GeoSLAM propõe soluções ainda mais versáteis como escâneres móveis de pouco mais de 1kg que não precisam de uma base. Baseados no sistema de localização e mapeamento simultâneo SLAM combinado com o LIDAR, o próprio operador carrega o equipamento na mão permitindo o acesso em locais estreitos.

Buscando oferecer uma solução mais econômica para um público que não necessita da precisão oferecida pelos escâneres a laser, encontramos o uso da fotogrametria na captura de realidade e geração de nuvem de pontos. A Matterport oferece um produto que escaneia ambientes utilizando fotografias e infravermelho. O registro das cenas e geração da nuvem são feitos em uma plataforma online própria. Outra solução é o uso do software Pix4D que permite a geração de nuvem de pontos a partir de diversos formatos de vídeo e fotografias, tanto por câmeras convencionais quanto de drones.

 

Marcelo Rodacki é engenheiro civil cofundador e CEO na WRodacki, empresa localizada em Blumenau/SC que oferece serviços de escaneamento a laser 3D. Marcelo tem especialização em projetos de estruturas de concreto armado pelo Instituto IDD e master BIM Manager pela Zigurat. Antes de iniciar a WRodacki, Marcelo atuou com projetos de estruturas de concreto armado e aplicação de normas técnicas brasileiras em softwares de cálculo estrutural. Marcelo tem como propósito auxiliar o setor de construção civil no desenvolvimento e aplicação de novas tecnologias, com o objetivo de otimizar os processos e tornar esta indústria mais eficiente e competitiva. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*

%d blogueiros gostam disto: