Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Até o dia 11 de novembro, arquitetos e estudantes podem inscrever seus projetos.  Saiba também quem são os vencedores de cada edição, desde 2013

prêmio saint gobain

Profissionais e acadêmicos têm poucos dias para inscrever seus projetos na 7º edição do Prêmio Saint-Gobain de Arquitetura – Habitat Sustentável. Considerado um dos principais reconhecimentos do mercado no país, o Prêmio tem como objetivo promover o conforto, a inovação e a sustentabilidade das edificações no Brasil. As inscrições podem ser realizadas até o dia 11 de novembro pelo site www.premiosaintgobain.com.br

Há seis anos, desde sua criação, o Prêmio valoriza edificações inovadoras, sustentáveis e confortáveis na acústica, térmica, luminosidade e qualidade do ar interior. Confira as histórias dos projetos vencedores neste período e porque foram premiados:

2018
Projeto Vencedor: Sesc Avenida Paulista

premio saint gobainUm retrofit do edifício projetado em 1970, chama a atenção por ser uma extensão da avenida Paulista, em São Paulo/SP. Foi concebido com foco no desempenho energético e considerou fatores climáticos de São Paulo, dimensionamento das aberturas, especificação dos vidros, sistema de climatização, carga de iluminação, dentre outros fatores. A concepção do projeto garante um edifício de alta qualidade, confortável para os usuários e com baixos custos de operação. O autor do projeto é Gianfranco Vannucchi, do Königsberger Vannucchi Arquitetos Associados, de São Paulo/SP.

 

2017
Projeto Vencedor: Moradias Infantis

prêmio saint gobainCriativo e inovador, além de sustentável, ao juntar uma solução vernacular, com alvenaria de tijolos feitos em loco, com boas soluções de conforto térmico e acústico, performando muito bem do ponto de vista climático. O projeto está localizado em Formoso do Araguaia/TO e é de autoria da arquiteta Adriana Benguela, do Rosenbaum Projetos + Aleph Zero, de São Paulo/SP.

2016
Projeto Vencedor: Casa da Sustentabilidade

prêmio saint gobainProjeto localizado em Campinas, agregou de forma competente e criativa todos os critérios avaliados no Prêmio: conforto, inovação e, principalmente, a contribuição para o desenvolvimento sustentável da construção civil brasileira. A forma como o edifício foi implantado, aproveitando os desníveis do terreno, garantiu uma perfeita integração com o tradicional Parque de Campinas, o Taquaral. Projeto do Arquiteto Ricardo Felipe Gonçalves, do Hiperstudio Arquitetura, de São Paulo/SP.

2015
Projeto Vencedor: Aliah Hotel

prêmio saint gobainProjeto propôs um conceito de hotel que se destaca no quesito sustentabilidade, adota um conceito arquitetônico que apresenta estratégias de conforto ambiental e eficiência energética. A chegada ao hotel é marcada por uma praça de acesso e recepção que constitui um mirante para a observação da paisagem campestre. Desenvolvido por João Paulo Payar, do escritório Arkiz, São Paulo/SP.

2014
Projeto Vencedor: RB12

Projeto altamente relevante oferecendo uma alternativa de qualidade arquitetônica voltada especialmente às necessidades das grandes metrópoles, tanto no Brasil quanto na América Latina. A iniciativa traz impactos positivos a toda a região do Centro Histórico da cidade do Rio de Janeiro porque evita que ocorra o acúmulo de entulho em locais com grande fluxo de pessoas. O projeto se diferenciou dos demais concorrentes por apresentar complexidade de retrofit em conjunto com a aplicação de tecnologias sustentáveis e mais simples nas fachadas. Desenvolvido por Luiz Adriano Trindade de Almeida, da Triptyque Architecture, de São Paulo/SP.

 

2013
Projeto Vencedor: Centro Empresarial E.G. Fontes

prêmio saint gobainO projeto, localizado no Rio de Janeiro, foi premiado pela relação atribuída entre conforto e a eficiência energética. Reformada, a estrutura original ganhou um sistema de reaproveitamento de águas pluviais, medidores eletrônicos de consumo de energia, equipamentos hidráulicos com baixo consumo de água, entre outras iniciativas. Desenvolvido pelas arquitetas Françoise Susanne Passburg e Sandra Regina de Barros Sayão Ferreira, do Fournier & Associados Projetos e Urbanismo Ltda, do Rio de Janeiro/RJ.

 

SERVIÇO
7º Prêmio Saint-Gobain de Arquitetura – Habitat Sustentável
Inscrições: De 05 de agosto a 11 de novembro
Envio de projetos: até 22 de novembro
Premiação: março de 2020
Sitehttp://www.premiosaintgobain.com.br/ 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*

%d blogueiros gostam disto: