Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Unidade fabril brasileira foi a primeira filial da empresa suíça na América Latina e a sétima em todo o mundo

sika 85 anos
Sede da Sika em Osasco. Imagem: Divulgação

Sika, empresa especializada em produtos químicos para construção civil e indústria completa, em 2019, 85 anos de história como uma importante protagonista no mercado brasileiro. A Sika foi fundada em 1910 por Kaspar Winkler, na Suiça. O primeiro produto desenvolvido pela fabricante foi o Sika®-1, um aditivo impermeabilizante e acelerador para argamassas utilizado para impermeabilizar o túnel St. Gotthard, na Suiça. Na década de 30, Winkler expandiu sua criação pioneira por todo o mundo, com filiais na Europa, América do Norte, América do Sul e na Ásia (Japão), originando novos mercado de químicos para a construção.

Em 1934 Anton Von Salis chega ao Rio de Janeiro com a missão de instalar a primeira unidade Sika nas Américas, a sétima em todo o mundo, e iniciou as operações no bairro da Tijuca, Rio de Janeiro, com objetivo de fabricar os produtos da companhia para construção.

Nos anos 60 a filial carioca possuía área de 14 mil m², no Bairro de Bonsucesso, e uma planta em São Cristóvão, além de um Centro Administrativo e Logístico localizados no Estado. Continuando o processo de expansão, a empresa adquiriu prédios industriais em Osasco, São Paulo, e Simões Filho, na Bahia. Buscando uma maior competitividade a Sika transferiu, em 1995, sua matriz do Rio de Janeiro para Osasco. Entre 2010 e 2014, a marca cresceu ainda mais e abriu uma Mini Planta em Porto Velho, Vitória, um Centro Logístico em São Paulo e duas filiais, uma no Centro Oeste e outra na região Sul do país. 

Atualmente a Sika conta com fábricas em Osasco (SP), Lençois Paulista (SP), Cachoerinha (RS), Aparecida de Goiânia (GO) e Recife (PE). Com a nova aquisição do Grupo Parex, as plantas somam 18 no Brasil.  

Nos 85 anos de atuação a Sika fez parte do mercado econômico brasileiro e marcou presença em grandes obras de infraestrutura nacional. “Participar de construções tão importantes, como o Túnel 9 de Julho, a pista do Aeroporto de Congonhas, a Usina Binacional de Itaipu, a restauração do Cristo Redentor, a Rodovia dos Imigrantes e alguns estádios da Copa do Mundo FIFA 2014, ressalta nosso empenho em desenvolver soluções tecnológicas de qualidade para diferentes setores ”, completa Rodrigo Silva, gerente de marketing da Sika.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*

%d blogueiros gostam disto: