Iniciativas da Bridgestone aproximam a empresa da comunidade, através de ações que envolvem reciclagem de materiais, reaproveitamento e consumo consciente de água nas suas unidades fabris.



bridgestone meio ambiente

Em 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, a Bridgestone, maior fabricante de pneus do mundo, reforça o seu compromisso com a sustentabilidade. Desde 2017, a companhia reforçou suas ações de responsabilidade social e ambiental com o lançamento do compromisso global Nosso Jeito de Servir, promovendo três Áreas Prioritárias: mobilidade, pessoas e meio ambiente.

Uma das principais iniciativas promovidas pela companhia no pilar meio ambiente é o projeto Ressignificar, ação educacional que leva, desde 2018, atividades de reflexão e sensibilização sobre sustentabilidade e meio ambiente a instituições de ensino público. Cada escola contemplada pelo projeto recebeu uma área de recreação chamada “Atividades e Habilidades”, desenvolvida com a reutilização de pneus inservíveis. Professores e alunos também receberam material didático e acompanharam workshops sobre meio ambiente e sustentabilidade, sendo estimulados a trabalhar o tema de forma interdisciplinar em sala de aula. O projeto foi realizado nas cidades de Santo André e Campinas (SP) e impactou mais de 4.300 crianças, no ano de 2019.

Para Daniela Teixeira, Gerente de Assuntos Corporativos da Bridgestone, a iniciativa é uma grande oportunidade para a conscientização sobre sustentabilidade. “Com o projeto Ressignificar engajamos as crianças, desde cedo, sobre a importância do cuidado com o meio ambiente. No longo prazo, a ação contribuirá para cidadãos mais conscientes”, complementa.

Sustentabilidade nas fábricas

A planta de Camaçari (BA) está celebrando, neste mês de junho, 1 ano do CEA – Centro de Educação Ambiental, espaço que promove atividades de conscientização sobre a preservação do meio ambiente para alunos de escolas públicas, de ensino técnico e superior. Com a promoção de workshops, jogos interativos e oficinas de brinquedos e objetos usando o conceito 3Rs da Sustentabilidade (Reduzir, Reutilizar e Reciclar) e um viveiro, o CEA já recebeu mais de 800 pessoas.

Todos os resíduos gerados na fábrica da Bridgestone em Santo André (SP) são enviados para destinação ambientalmente correta, através de empresas devidamente licenciadas. A unidade foi a primeira planta Bridgestone na América Latina a conquistar a meta de eliminar totalmente o envio de resíduos para aterros sanitários. A planta também possui um projeto de reaproveitamento de água, que garante que 100% do efluente industrial passe por tratamento e seja reaproveitado na própria linha de produção.

bridgestone meio ambiente

Já a operação da Bandag, em Campinas (SP), criou um sistema de reaproveitamento da água dos aparelhos de ar condicionado, utilizado para abastecer o tanque de combate a incêndio. O projeto teve início em 2016 e promove o reaproveitamento de cerca de três mil litros de água por mês. Em Mafra (SC), a água também é o foco de atividades que promovem o consumo consciente e já contribuíram para a redução de 20% do consumo de água da planta.

Em Mauá, (SP), o centro de distribuição ECOPIA da Bridgestone é certificado pela U.S. Green Building Council, em reconhecimento às construções e edificações planejadas e operadas seguindo os mais eficientes padrões de sustentabilidade.

Recapagem Bandag e a sustentabilidade

Outra solução da Bridgestone que contribui para o meio ambiente é a recapagem oferecida pela Bandag, líder mundial na pesquisa e desenvolvimento de bandas de rodagem. A recapagem é um processo de reciclagem, que aumenta a vida útil da carcaça e, consequentemente, evita que milhões de pneus de ônibus e caminhões sejam descartados incorretamente, antes do tempo necessário.

A Bridgestone consolidou em um único documento os resultados das ações promovidas em prol das comunidades em que atua, durante 2019. O material está disponível aqui.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: