23/6/2021 –

A nova tecnologia trouxe avanços no campo de aprimoramento e restauração de imagens em meios de difusão

A captação de imagens subaquáticas é uma ferramenta importante para pesquisas científicas e tecnológicas, bem como para atividades populares. Além das grandes contribuições, principalmente para o estudo da ciência marinha, ela se faz útil para submarino-icn, defesa militar, proteção ambiental, segurança marítima, indústria da pesca, infraestrutura e portos, indústria de petróleo e gás. 

Atualmente, o aprimoramento dos equipamentos de captação dessas imagens contribui para o avanço de pesquisas e a melhoria de serviços voltados para outras finalidades, e os laboratórios trabalham ainda mais para oferecer sistemas que removem fácilmente os efeitos de degradação na visão subaquática.

Com base em estudos realizados pela SeaErra, nova startup da Universidade de Haifa, foram desenvolvidas novas soluções para a visão subaquática, baseadas em inteligência artificial, que permitem melhor visibilidade, contraste e cores em tempo real. A origem do projeto se deu em 2018, no The Marine Imaging Lab, na Universidade de Haifa, pela Dra. Tali Treibitz. Os principais acionistas da startup são Carmel e CA Innovations 2.

O desenvolvimento do projeto foi realizado com base em tecnologia patenteada e proprietária, inseridas no campo de aprimoramento e restauração de imagens em meios de difusão. Os métodos são desenvolvidos através da análise do modelo de formação de imagem física e nos algoritmos que revertem o efeito óptico.

Os algoritmos patenteados são aplicáveis ​​em qualquer tipo de água ou condições de luz, sendo de baixa complexidade e necessitando de calibração mínima. Tal mecanismo permite uma câmera com algoritmo integrado, solução de software e SDK, integrando a tecnologia aos produtos dos parceiros, como câmeras de veículos, sistemas de aquicultura, sistemas de segurança e muito mais.

Com vídeo em tempo real, extensão do alcance de visibilidade (2x-4x), luz artificial adepta a qualquer profundidade, fidelidade na imagem e não há necessidade de conhecimento prévio da cena, sendo compatível com uma ampla gama de tipos de hardware.

Os resultados e qualidade de sistema da SeaErra são cada vez mais promissores, tendo em vista que startups em aquacultura arrecadou US$ 193 milhões em 2016, um aumento de 271% em dois anos segundo dados da Forbes divulgados em 2019. A cultura marinha é prevista a ser a que mais cresce no segmento de mercado.

Website: https://www.haifa.ac.il/?lang=en

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: