A implantação de fontes renováveis de energia está ganhando velocidade em todas as partes do mundo. Os resultados impressionantes de várias pesquisas de mercado apresentadas recentemente na The smarter E Europe 2024 comprovam isso. A energia fotovoltaica (PV) e os sistemas de armazenamento, em particular, estão experimentando um crescimento dinâmico, e a tendência é a combinação das duas tecnologias. O número de usinas de energia fotovoltaica em larga escala está crescendo rapidamente, assim como o número de instalações fotovoltaicas residenciais, comerciais e industriais combinadas com sistemas de armazenamento

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20240711946664/pt/

The Global Market Outlook for Solar Power 2024-2028 highlights the dynamic growth of photovoltaics.

The Global Market Outlook for Solar Power 2024-2028 highlights the dynamic growth of photovoltaics.

O relatório Global Market Outlook for Solar Power 2024-2028 da SolarPower Europe relata um crescimento global da energia fotovoltaica de 87% em 2023 em comparação com o ano anterior. Foram instalados 447 gigawatts (GW) de capacidade, o que eleva a capacidade global total para 1,6 terawatts (TW). Para colocar isso em perspectiva, apenas 239 GW foram instalados em 2022. De acordo com o estudo, é provável que ultrapassemos 2 TW de capacidade total no decorrer deste ano, depois que a marca de 1 TW só foi superada em 2022. Para alcançar a meta global de triplicar as energias renováveis até 2030, será necessário financiar, digitalizar e flexibilizar os sistemas de energia. 1 TW de capacidade fotovoltaica poderá ser instalado a cada ano a partir de 2028.

Além disso, cada vez mais países estão se tornando “países de gigawatts”: de 31 em 2023, seu número provavelmente aumentará para 37 em 2024. No total, 576 gigawatts de capacidade renovável foram adicionados no ano passado. Enquanto a energia fotovoltaica representa, de longe, a maior parcela, com 78%, a energia eólica responde por 20%, com 117 gigawatts de capacidade total. Walburga Hemetsberger, CEO da SolarPower Europe, comenta: “O mundo realmente entrou em sua era solar. Até onde a energia solar pode ir será determinado pelo acesso global equitativo ao financiamento e pela vontade política de fornecer sistemas de energia flexíveis adequadosàrealidade renovável”.

O mercado europeu de armazenamento está se desenvolvendo de forma dinâmica

Segundo o European Market Outlook for Energy Storage 2024-2028 (também publicado pela SolarPower Europe), 2023 foi o ano em que a Europa viu os altos preços da eletricidade e o desejo de se tornar independente. Como consequência, as capacidades de armazenamento de bateria dispararam. Foram adicionados 17,2 gigawatts-hora (GWh), ou seja, 94% a mais do que no ano passado. Esse desenvolvimento foi impulsionado principalmente pelo setor residencial, onde 12 GWh de nova capacidade foram instalados. Mas o setor de baterias comerciais e industriais e as baterias na rede para armazenamento de energia em larga escala também apresentaram desenvolvimentos promissores, acrescentando 1,6 GWh e 3,6 GWh, respectivamente.

Alemanha: Crescimento recorde da energia fotovoltaica

A Alemanha é um dos quatro principais países no que diz respeito ao uso de energia solar. O estudo da Associação Solar Alemã (BSW-Solar), The German PV and Battery Storage Market, destacou esse fato com números impressionantes: Em 2023, a capacidade fotovoltaica adicionada cresceu 97% – a maior taxa de crescimento já registrada na Alemanha. A tendência de combinar sistemas fotovoltaicos com armazenamento de bateria também continuou. Em 2019, 46% de todos os sistemas fotovoltaicos residenciais foram instalados juntamente com sistemas de armazenamento de bateria; no ano passado, foram 77%. “É provável que essa tendência continue, pois espera-se que regulamentações de apoio sejam introduzidas em um futuro próximo”, afirma David Wedepohl, diretor administrativo de Assuntos Internacionais da BSW-Solar. “Quando combinados com sistemas de armazenamento inteligentes, os benefícios para o sistema de energia vão muito além do autoconsumo”.

Todas as pesquisas de mercado estão disponíveis para download gratuito por meio da plataforma sob demanda The smarter E Digital:

https://shorturl.at/IDS1y

The smarter E Europe

“Acelerando soluções integradas de energia” – esse é o lema da The smarter E Europe. A maior aliança de exposições da Europa para o setor de energia destaca as soluções intersetoriais para um fornecimento de energia renovável 24 horas por dia, 7 dias por semana, abrangendo eletricidade, aquecimento e transporte. A E Europe mais inteligente reúne quatro exposições e será realizada de 7 a 9 de maio de 2025 no Messe München.

Para obter mais informações, acesse: www.TheSmarterE.de

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

ressourcenmangel an der Panke GmbH

Roberto Freiberger

roberto.freiberger@ressourcenmangel.de

Solar Promotion GmbH

Peggy Zilay

zilay@solarpromotion.com

Fonte: BUSINESS WIRE

Please follow and like us:
%d blogueiros gostam disto: